AbcMed  -  Psicologia e Psiquiatria
A oniomania ou transtorno do comprador compulsivo caracteriza-se por uma obsessão pelo comportamento de comprar, o que causa consequências adversas.   [Mais...]
A interação medicamentosa é uma resposta clínica à administração de uma combinação de medicamentos, diferente dos efeitos de cada um dos agentes se tomados separadamente. As interações entre álcool e drogas psicotrópicas são alterações que se produzem nos efeitos de cada uma dessas substâncias devido à ingestão simultânea de ambas.   [Mais...]
Freud concebeu o desenvolvimento da personalidade como centrado em certas particularidades anatômicas e certas funções fisiológicas1 e psicológicas correspondentes a elas e propôs que todas elas seriam expressões da sexualidade, a cada idade.
1 Fisiológicas: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
   [Mais...]

Freud elaborou uma teoria da estrutura e do desenvolvimento da personalidade, a qual consagrou determinados termos psicanalíticos, hoje em dia muito conhecidos, mas nem sempre bem compreendidos, tais como id, ego, superego, etc.   [Mais...]
Ergofobia é o medo anormal e persistente de trabalhar ou encontrar e manter um emprego. Trata-se de um medo irracional, ao estilo das demais fobias1, que nem a pessoa que sofre consegue explicar direito sua razão de ser.
1 Fobias: Medo exagerado, falta de tolerância, aversão.
   [Mais...]

As células nervosas1 não fazem contato físico umas com as outras, mas entre elas existem fendas preenchidas por líquidos onde são liberadas certas substâncias, chamadas neurotransmissores. Estas substâncias passam mensagens de um neurônio para as células2 seguintes, geralmente outros neurônios3, através das fendas sinápticas, permitindo que haja comunicação dentro do cérebro4 e deste para o resto do corpo.
1 Células Nervosas: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
4 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
   [Mais...]

Folie à deux”, "loucura de dois", psicose1 induzida ou psicose1 compartilhada são algumas denominações de uma síndrome2 psiquiátrica rara em que os sintomas3 de uma crença delirante e, menos comumente, alucinações4, são transmitidas de um indivíduo acometido de uma doença psiquiátrica para outro, susceptível.
1 Psicose: Grupo de doenças psiquiátricas caracterizadas pela incapacidade de avaliar corretamente a realidade. A pessoa psicótica reestrutura sua concepção de realidade em torno de uma idéia delirante, sem ter consciência de sua doença.
2 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Alucinações: Perturbações mentais que se caracterizam pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas, etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem; sensações sem objeto. Impressões ou noções falsas, sem fundamento na realidade; devaneios, delírios, enganos, ilusões.
   [Mais...]

O comer compulsivo se verifica quando a tendência alimentar fica fora de controle e a pessoa come em excesso. O comer compulsivo não é o nome de um distúrbio alimentar, mas um termo que os pacientes usam para descrever padrões alimentares que fogem ao seu controle e que podem parecer um vício em comida.   [Mais...]
Mutismo1 seletivo ou mutismo1 eletivo2 é um transtorno psicológico raro (mais ou menos 0,7%) que afeta o desempenho comportamental da criança, caracterizado pela recusa de falar em determinadas situações, mas capaz de falar normalmente em outras, caracterizando assim que não se trata de uma incapacidade motora de emitir a voz.
1 Mutismo: Estado de não reatividade e de imobilidade, com uma especial ausência da necessidade de falar e de impulso verbal, que está presente em alguns casos de esquizofrenia e de histeria.
2 Eletivo: 1. Relativo à eleição, escolha, preferência. 2. Em medicina, sujeito à opção por parte do médico ou do paciente. Por exemplo, uma cirurgia eletiva é indicada ao paciente, mas não é urgente. 3. Cujo preenchimento depende de eleição (diz-se de cargo). 4. Em bioquímica ou farmácia, aquilo que tende a se combinar com ou agir sobre determinada substância mais do que com ou sobre outra.
   [Mais...]

As pessoas de hoje vivem num mundo de maiores e mais constantes ameaças, implícitas ou explícitas, atuais ou potenciais. Elas estão sempre apressadas e passam superficialmente por coisas e situações sem poder desfrutá-las calmamente. Se um conselho pudesse ser dado a elas, numa palavra, seria: desacelerem.   [Mais...]


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos