AbcMed  -  Psicologia e Psiquiatria
A seleção de pessoas mais habilitadas para o exercício de determinadas funções passa pela análise de curriculum vitae e de entrevistas que têm por objetivo avaliar competências, habilidades específicas e traços gerais da personalidade do candidato. Os testes psicológicos são instrumentos indispensáveis para complementar as impressões que possam ser colhidas nessas entrevistas psicológicas.   [Mais...]
Tipos psicológicos são formas individuais mais ou menos permanentes e invariáveis de fazer as coisas. Cada tipo psicológico é devido a uma conjunção de fatores multiformes, inatos (hereditários ou não) e adquiridos. Há inúmeras maneiras de classificar os tipos psicológicos, a que segue é apenas uma dentre elas.   [Mais...]
Testes de personalidade são testes aplicados por psicólogos por meio de perguntas ou testes gráficos com a finalidade de revelarem traços inatos e adquiridos da personalidade do indivíduo, muitas vezes não conhecidos ou não relatados por ele próprio e que indicam seu caráter e temperamento.   [Mais...]
A depressão psicótica ou psicose1 depressiva é um subtipo de depressão maior, na qual ocorrem manifestações de psicoses, como alucinações2 ou delírios, geralmente congruentes com o estado de ânimo depressivo, como ouvir vozes que depreciam o paciente, dizendo-lhe que ele é desprezível ou inútil ou experimentar intensos sentimentos de inutilidade, fracasso, culpa ou ideias de ter cometido uma falta irreparável.
1 Psicose: Grupo de doenças psiquiátricas caracterizadas pela incapacidade de avaliar corretamente a realidade. A pessoa psicótica reestrutura sua concepção de realidade em torno de uma idéia delirante, sem ter consciência de sua doença.
2 Alucinações: Perturbações mentais que se caracterizam pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas, etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem; sensações sem objeto. Impressões ou noções falsas, sem fundamento na realidade; devaneios, delírios, enganos, ilusões.
   [Mais...]

Síndrome1 de burnout (ou síndrome1 do esgotamento profissional) é um estado de esgotamento físico e mental ligada à vida profissional. O distúrbio foi definido pelo médico psicanalista americano Freudenberger, em 1974, embora a condição já vinha sendo suspeitada desde os anos 60.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
   [Mais...]

A síndrome1 de Asperger é uma perturbação genética do desenvolvimento caracterizada por alterações na interação social, na comunicação e no comportamento. É um transtorno semelhante ao autismo, mas se diferencia do autismo clássico porque a pessoa afetada fala compreensivelmente, o que não ocorre nessa última condição.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
   [Mais...]

Anedonia1 é a perda da capacidade de sentir qualquer tipo de prazer por todo o tempo. Ela é apanágio2 maior das grandes depressões, mas pode acontecer nos esquizofrênicos, neurastênicos3, nos usuários crônicos de drogas, em pessoas muito ansiosas e naquelas com transtornos esquizoides de personalidade.
1 Anedonia: Perda da capacidade de sentir prazer. Perda de prazer nas atividades diárias.
2 Apanágio: 1. Pensão concedida aos filhos e às viúvas de nobres pela família do falecido. 2. Em termo jurídico, pensão alimentícia a que tem direito o cônjuge vivo, sem meios de subsistência, oriunda dos rendimentos dos bens do falecido. 3. Por extensão de sentido, vantagem particular; privilégio, regalia. 4. No sentido figurado, propriedade característica e inerente; atributo.
3 Neurastênicos: 1. Que ou aquele que padece de neurastenia. Em psicopatologia, neurastenia é a perda geral do interesse, estado de inatividade ou fadiga extrema que atinge tanto a área física quanto a intelectual, associado especialmente a quadros hipocondríacos e histéricos. Disposição irritadiça, pessimista; azedume, neura. 2. Por extensão de sentido, que ou aquele que se enraivece com facilidade.
   [Mais...]

O transtorno dismórfico corporal (TDC), síndrome1 da distorção da imagem ou simplesmente dismorfofobia é uma preocupação obsessiva com algum defeito corporal suposto ou de mínima realidade, que afeta a aparência física.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
   [Mais...]

No que se refere ao ser humano, a morte não se reduz apenas à cessação da vida, mas ganha um destaque especial porque adquire uma importante dimensão social, cultural e religiosa. Nessa perspectiva, as relações interpessoais e a cessação delas assumem um aspecto de relevância, dentre elas a convivência com o cônjuge adquire importância especial.   [Mais...]
Transtorno do pânico (ou síndrome1 do pânico) é um transtorno de ansiedade caracterizado por crises recorrentes de medo intenso e sintomas2 físicos aterrorizantes que se iniciam de forma brusca e inesperada, causando na pessoa a nítida impressão de que ela está enlouquecendo ou morrendo.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos