AbcMed
-
Exames e Procedimentos
Os meios de culturas, também denominados Ágar, são preparações químicas que incluem nutrientes necessários para que microrganismos presentes em determinada amostra biológica cresçam e se multipliquem. O antibiograma, também chamado teste de sensibilidade aos antimicrobianos (TSA), é um teste laboratorial que usa técnicas específicas para verificar a que medicamentos o microrganismo hospedado no paciente (geralmente uma bactéria1) é sensível ou resistente.
[Mais...]
A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio adicional por várias técnicas diferentes, elevando a até 90% a porcentagem do oxigênio no ar respirado, visando elevar a taxa sanguínea deste gás.
[Mais...]
Colocado o sangue1 (com anticoagulante2) num tubo em repouso, as hemácias3 se separam do soro4 por precipitação. Velocidade de hemossedimentação5 (VHS6) é a presteza com a qual os eritrócitos7 se precipitam num período de tempo determinado, geralmente, uma hora. Esse procedimento é comumente usado para uma medida não específica de inflamação8.
[Mais...]
O coagulograma, também chamado de prova de coagulação1, é um conjunto de exames usado para avaliar se a coagulação1 do paciente está ou não dentro dos parâmetros normais e se o tempo de coagulação1 é ou não ideal.
[Mais...]
A biópsia1 do fígado2, ou biópsia1 hepática3, consiste em obter um fragmento4 de tecido5 hepático para ser examinado ao microscópio, com vistas a diagnosticar alterações do fígado2, da vesícula biliar6 e das vias biliares7.
[Mais...]
Transplante capilar1 é a transposição de folículos pilosos de uma área corporal em que eles são abundantes para outra área onde são escassos ou inexistentes. Na técnica do transplante capilar1, os fios a serem transplantados são retirados de uma área doadora para serem implantados em outra área receptora do mesmo indivíduo.
[Mais...]
Uma ferida é uma interrupção na continuidade de um tecido1 corpóreo, geralmente a pele2. As feridas podem ser classificadas de diversas maneiras.
[Mais...]
Via de administração é a maneira como o medicamento é introduzido no organismo. É, por assim dizer, sua porta de entrada. Os medicamentos podem entrar no nosso corpo, entre outras vias, por via oral (boca1), via sublingual (embaixo da língua2), via retal (ânus3), via intradérmica, etc.
[Mais...]
Os testes alérgicos são procedimentos médicos que procuram descobrir que alergenos1 estão causando reações alérgicas em determinado paciente, procurando causar mínimas reações alérgicas, sob controle.
[Mais...]
A toxina1 botulínica é um complexo proteico de origem biológica (uma neurotoxina), obtido a partir da bactéria2 Clostridium botulinum. Seu uso mais conhecido é estético, mas ela pode ser usada com outras finalidades terapêuticas.
[Mais...]
A prótese1 mamária ou mamoplastia2 de aumento é utilizada por mulheres que desejam aumentar o volume de seus seios3 por uma prótese1 de sal ou de silicone.
[Mais...]
A colectomia é um procedimento cirúrgico que visa remover parte ou a totalidade do cólon1, também chamado intestino grosso2. O cólon1 é a parte terminal do sistema digestivo3 humano, seguido em continuidade pelo canal retal, que desemboca no ânus4.
[Mais...]
No teste de tolerância à glicose1 uma dose pré-estabelecida de glicose1 é administrada usualmente por via oral e várias amostras de sangue2 são colhidas a intervalos pré-determinados para verificar a rapidez com que ela é eliminada do sangue2.
[Mais...]
A palavra pós-prandial significa depois de uma refeição. A glicemia pós-prandial1 é a medida da glicose2 no sangue3 algum tempo depois do consumo de alimentos contendo carboidratos. A hiperglicemia4 pós-prandial é uma das primeiras anormalidades da glicemia5 associada ao diabetes tipo 26 e é marcadamente exagerada em pacientes diabéticos que apresentam hiperglicemia4 de jejum.
[Mais...]
O exame de glicose1 em jejum mede os níveis de glicose1 no sangue2 após um período de jejum de pelo menos oito horas sem alimento ou líquido. O exame é feito principalmente para verificar se há diabetes tipo 13, diabetes tipo 24 e diabetes gestacional5, mas também pode ser usado para testar a hipoglicemia6, uma condição que ocorre quando os níveis de glicose1 no sangue2 estão abaixo do normal.
[Mais...]
Ileostomia ou colostomia1 são derivações intestinais em que o íleo2 (intestino delgado3) ou o cólon4 (intestino grosso5) se exteriorizam na parede abdominal6, formando um novo local para a saída das fezes.
[Mais...]
Um stent é um pequeno dispositivo expansível de forma tubular, assemelhado a uma mola, geralmente feito de metal ou de ligas metálicas como as de cromo e cobalto. Ele é inserido em um vaso, canal ou ducto do corpo para prevenir ou corrigir a constrição1 dos mesmos. No caso das artérias2, o stent tem o objetivo de evitar o entupimento dessas vias de passagem.
[Mais...]
Anestesia1 é a condição em que uma pessoa tem suas sensibilidades (incluindo a dor) bloqueadas ou suspensas temporariamente, para permitir cirurgias e outros procedimentos médicos que causam dor ou angústia.
[Mais...]
O nome científico da plástica na barriga é abdominoplastia1. Ela visa remover a flacidez e a gordura2 abdominais provenientes de causas variadas, para melhorar a forma e o tônus dos tecidos subjacentes.
[Mais...]
As provas de função hepática1 são exames laboratoriais feitos com o intuito de conferir se o fígado2 está funcionando normalmente. As verdadeiras provas de função hepática1 são aquelas que medem a síntese de proteínas3 produzidas pelo fígado2 ou a capacidade do fígado2 para metabolizar drogas.
[Mais...]
A histerossalpingografia, também chamada uterossalpingografia, é um exame de raios-X com contraste, realizado para examinar o útero1 e as trompas de Falópio.
[Mais...]
As infiltrações articulares são procedimentos realizados em reumatologia ou em ortopedia1 para diagnóstico2 e/ou tratamento de artropatias inflamatórias, com a retirada de líquido intra-articular e a aplicação de substâncias terapêuticas, tais como corticoides e ácido hialurônico, por exemplo.
[Mais...]
Trepanação é a intervenção cirúrgica que consiste em fazer uma perfuração regular em qualquer osso, com um trépano, que é uma espécie de broca neurocirúrgica. Na medicina atual, o termo trepanação é usado principalmente para se referir a um ou mais orifícios no crânio1 com finalidades terapêuticas.
[Mais...]
A craniotomia1 é um procedimento cirúrgico em que um retalho ósseo do crânio2 é temporariamente removido para dar acesso ao cérebro3 abaixo dele. O retalho ósseo retirado é geralmente substituído ou reposto após o procedimento com pequenas placas4 metálicas (de titânio, em geral) presas por parafusos.
[Mais...]
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a ritidoplastia (ou lifting facial) é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais1 visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço2, vincos profundos abaixo das pálpebras3 inferiores e ao longo do nariz4, gordura5 que se tenha deslocado, perda de tônus muscular6 no terço inferior da face7, pele8 frouxa e/ou excesso de gordura5 sob o queixo e a mandíbula9.
[Mais...]
|