AbcMed  -  Câncer
Câncer - 15/04/10
O linfoma1 é um tipo de câncer2 que se desenvolve principalmente nos linfonodos3 (gânglios4) do sistema linfático5, podem também estar no baço6, na medula óssea7, no sangue8 ou em outros órgãos. Ele ocorre por um dano causado ao DNA de uma célula9 precursora de um linfócito10. Este dano ocorre após o nascimento, sendo uma doença adquirida e não hereditária.
1 Linfoma: Doença maligna que se caracteriza pela proliferação descontrolada de linfócitos ou seus precursores. A pessoa com linfoma pode apresentar um aumento de tamanho dos gânglios linfáticos, do baço, do fígado e desenvolver febre, perda de peso e debilidade geral.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Linfonodos: Gânglios ou nodos linfáticos.
4 Gânglios: 1. Na anatomia geral, são corpos arredondados de tamanho e estrutura variáveis; nodos, nódulos. 2. Em patologia, são pequenos tumores císticos localizados em uma bainha tendinosa ou em uma cápsula articular, especialmente nas mãos, punhos e pés.
5 Sistema Linfático: Um sistema de órgãos e tecidos que processa e transporta células imunes e LINFA.
6 Baço:
7 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
8 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
9 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
10 Linfócito: Tipo de glóbulo branco relacionado ao sistema imunológico. Existem dois tipos de linfócitos. Um está relacionado à produção de anticorpos (linfócito B) e o outro age na imunidade mediada por células (linfócito T).
   [Mais...]

Câncer - 22/06/09
O World Cancer1 Research Fund publicou as 10 recomendações para prevenção do câncer1. As conclusões do relatório oficial do World Cancer1 Research Fund em conjunto com o American Institute for Cancer1 Research mostram que o consumo de certos alimentos e hábitos de vida afetam o risco de uma pessoa desenvolver câncer1.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Câncer - 17/03/09
O câncer1 colorretal é a terceira causa mais comum de câncer1 no mundo em ambos os sexos. Quando detectado em seu estágio inicial possui grandes chances de cura.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar