AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A sinusite1 ou rinossinusite é uma condição que envolve inflamação2 ou infecção3 em um ou mais seios paranasais4. Os seios paranasais4 são cavidades ocas nos ossos do crânio5 em torno do nariz6 e atrás dos olhos7.
[Mais...]
Labirintite1 é uma infecção2 ou inflamação3 do labirinto4, condição que ocorre raramente. As doenças do labirinto4 são conhecidas popularmente como labirintites, mas devem receber corretamente o nome de labirintopatias ou vestibulopatias.
[Mais...]
Embora não haja como prevenir uma infecção1 pelo Helicobacter pylori, que é a causa mais comum de gastrite2, e não exista uma maneira de fazer com que a gastrite2 não aconteça, algumas mudanças de hábitos ajudam no manejo desta condição.
[Mais...]
O médico suspeita de gastrite1 após ouvir a história clínica e fazer um exame físico, mas geralmente solicita uma endoscopia2 digestiva alta com biópsia3 para confirmar o diagnóstico4.
[Mais...]
Gastrite1 é a inflamação2 da mucosa3 do estômago4, frequentemente resultado da infecção5 pela mesma bactéria6 que causa a úlcera7 no estômago4 - o Helicobacter pylori.
[Mais...]
Infecção1 urinária é quando há proliferação bacteriana dentro do trato urinário2, causando dor, ardor3 ou urgência4 para urinar. As mulheres são as mais acometidas, mas todos podem apresentar episódios desta patologia5 tão frequente nos consultórios médicos. O mais importante é reconhecer os sintomas6 e procurar atendimento médico e tratamento correto para evitar as complicações ao sistema urinário7.
[Mais...]
A úlcera péptica1 é uma ferida que ocorre na mucosa2 do trato gastrointestinal, principalmente no estômago3 e no duodeno4 (porção inicial do intestino). Acredita-se que até 10% da população apresentará uma úlcera péptica1 em algum momento da vida.
[Mais...]
A artrose1 é uma condição frequente que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular2, dor e por alterações ósseas conhecidas popularmente como "bico-de-papagaio". É pouco comum antes dos 40 anos e mais frequente após os 60 anos. Cerca de 85% das pessoas têm evidência radiológica ou clínica da doença aos 75 anos.
[Mais...]
A gripe1 suína é uma doença respiratória que atinge porcos, causada pelo vírus2 influenza3 tipo A. Geralmente esta doença só acomete porcos, mas algumas vezes ela ultrapassa barreiras e infecta pessoas, como é o caso do surto que atualmente está acontecendo em algumas regiões.
[Mais...]
A dengue1 é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Trata-se de um dos principais problemas de saúde2 pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde2 (OMS) estima que 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente em mais de 100 países de todos os continentes, exceto na Europa.
[Mais...]
Espirros, coriza1 clara, tosse crônica noturna, infecções2 respiratórias de repetição, coceira no nariz3, nos olhos4, nos ouvidos, no céu da boca5 e na garganta6 e nariz3 entupido. Você pode ter rinite7, uma inflamação8 alérgica da mucosa9 do nariz3. A causa mais comum é a sensibilização aos alérgenos10 inalantes, em especial à poeira domiciliar e aos ácaros.
[Mais...]
A asma1 é uma doença respiratória crônica que afeta 10% da população brasileira, sendo responsável por cerca de 400.000 internações hospitalares por ano e incontáveis atendimentos ambulatoriais principalmente nas emergências.
[Mais...]
A meningite1 é uma infecção2 grave e pode ser fatal. Entretanto, o diagnóstico3 e o tratamento precoces podem permitir a cura, sem deixar seqüelas.
[Mais...]
Acidente vascular cerebral1 (AVC), popularmente conhecido como derrame2 cerebral, é a doença neurológica que mais freqüentemente acomete o sistema nervoso3 e é a principal causa de incapacidades físicas e mentais.
[Mais...]
Os cálculos são formações endurecidas nos rins1 ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes em urina2 que se tornou muito concentrada. Eles podem não produzir sintomas3 até que comecem a se mover na direção do ureter4, quando causam dor forte, descrita como "a pior dor já experimentada".
[Mais...]
Pirose1 (azia2), sensação de plenitude gástrica, dor no estômago3, dificuldade para engolir, pigarro, náuseas4 e vômitos5 podem ser sinais6 de refluxo gastroesofágico7. Conheça melhor esta doença.
[Mais...]
O infarto1 é uma lesão2 isquêmica do músculo cardíaco3 (miocárdio4), que deve-se à falta de oxigênio e nutrientes. Os vasos sangüíneos5 que irrigam o miocárdio4 (artérias coronárias6) podem apresentar placas7 de gordura8 em seu interior que podem obstruir a artéria9 e deixar parte do coração10 sem suprimento de sangue11. É assim que ocorre o infarto do miocárdio12.
[Mais...]
|