AbcMed  -  Sinais, Sintomas e Doenças
A perda auditiva congênita1 (presente no nascimento), total ou parcial, ocorre quando a capacidade do ouvido de converter a energia mecânica vibratória do som em energia elétrica dos impulsos nervosos é prejudicada. Algum grau de perda auditiva congênita1 afeta cerca de 1 em cada 1.000 bebês2 nascidos vivos.
1 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
2 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

A Síndrome1 de Irlen é uma alteração visoperceptual rara, pouco conhecida no Brasil, em que há uma sensibilidade extrema a certas ondas de luz, principalmente ao branco, que produz alterações no córtex visual, prejudicando a leitura e o aprendizado. A síndrome1 de Irlen não é um problema óptico, mas um problema com a capacidade do cérebro2 de processar informações visuais.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
   [Mais...]

Os calafrios1 são como arrepios que causam contrações e relaxamento involuntários dos músculos2 de todo o corpo, sendo um dos mecanismos do organismo para tentar manter a temperatura corporal quando a pessoa sente frio.
1 Calafrios: 1. Conjunto de pequenas contrações da pele e dos músculos cutâneos ao longo do corpo, muitas vezes com tremores fortes e palidez, que acompanham uma sensação de frio provocada por baixa temperatura, má condição orgânica ou ainda por medo, horror, nojo, etc. 2. Sensação de frio e tremores fortes, às vezes com bater de dentes, que precedem ou acompanham acessos de febre.
2 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
   [Mais...]

“Cor pulmonale” é uma expressão latina que significa “coração pulmonar”. Numa tradução mais livre e mais elegante é também chamado de doença cardíaca pulmonar. Corresponde a um aumento do ventrículo direito do coração1, secundário ao aumento da força de contração que ele é obrigado a fazer em virtude de alguma pneumopatia, a qual provoca hipertensão arterial2 pulmonar, quase sempre sucedida por insuficiência3 ventricular direita.
1 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
2 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
3 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
   [Mais...]

Essa condição consiste na excreção de urina1 ácida devido à presença anormal de qualquer ácido na urina1. O pH urinário fica abaixo do normal. A acidúria primária é representada por um conjunto de enfermidades genéticas, das quais este texto aborda duas: acidúria argininosuccínica e acidúria glutárica.
1 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos