AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A Síndrome1 de Gorlin é caracterizada pelo desenvolvimento de múltiplos queratocistos mandibulares, frequentemente iniciados na segunda década de vida, e/ou carcinomas basocelulares, geralmente da terceira década em diante. O quadro clínico foi primeiramente descrito por Jarisch em 1894 e, em 1960, Gorlin e Goltz relacionaram o conjunto de casos anteriormente relatados na literatura, concluindo que se tratava de uma síndrome1 caracterizada por uma tríade: (1) carcinomas basocelulares, (2) queratocistos odontogênicos múltiplos e (3) anomalias esqueléticas.
[Mais...]
O meduloblastoma é um tumor1 cerebral cancerígeno invasivo, de crescimento rápido, que começa na parte inferior e posterior do cérebro2 (fossa posterior). Afeta o cerebelo3, que é o órgão envolvido na coordenação motora, equilíbrio e movimento muscular. É muito mais comum em crianças que em adultos.
[Mais...]
As doenças respiratórias são condições patológicas que afetam os órgãos e/ou tecidos que realizam a circulação1 do ar e a troca gasosa, incluindo laringe2, faringe3, traqueia4, brônquios5, bronquíolos6, alvéolos7, pleuras, cavidade pleural8, pulmões9, nervos e músculos respiratórios10.
[Mais...]
Denomina-se status epilepticus à crise prolongada de epilepsia1, durando mais de 5 minutos, ou a múltiplas crises sequenciais sem que haja retorno ao estado basal entre elas, principalmente a volta à consciência. O status epilepticus é uma condição rara e a maioria das pessoas com epilepsia1 nunca o teve ou terá.
[Mais...]
A sialorreia1, também conhecida como hipersalivação ou ptialismo, significa literalmente fluxo excessivo de saliva. É um sintoma2 debilitante que ocorre quando há excesso de saliva na boca3. Em bebês4, uma proporção maior de saliva é um fato fisiológico5 que deve cessar entre as idades de 15 a 36 meses, com o estabelecimento da continência salivar, e só deve ser considerada anormal se persiste após os 4 anos de idade.
[Mais...]
|