O que é obstrução intestinal?
O alimento que entra pela boca1 passa por várias modificações em diferentes órgãos do corpo até ser eliminado pelo ânus2 sob a forma de fezes. O bolo alimentar é impulsionado da boca1 ao ânus2 por contrações musculares propulsivas (movimentos peristálticos3 intestinais) das paredes das vísceras digestivas (no sentido progressivo), comandadas por mecanismos neuroendócrinos, e detido por esfíncteres4 que barram seu retorno e etapas já ultrapassadas do aparelho digestivo5. Quando ocorre uma obstrução em qualquer parte desse aparelho, grande parte dos sintomas6 decorre de alterações de seu funcionamento normal. Quando ocorre no intestino, falamos em obstrução intestinal, que pode ser definida como a oclusão total ou parcial do intestino, dificultando ou impedindo a passagem progressiva do seu conteúdo. A obstrução intestinal não é uma doença, mas uma síndrome7 (conjunto de sinais8 e sintomas6) que pode ocorrer em diferentes doenças.
Quais são as causas da obstrução intestinal?
A falta de progressão do bolo fecal no interior do intestino tanto pode se dar por um obstáculo mecânico (obstrução verdadeira) quanto por uma paralisia9 dos movimentos peristálticos3 do íleo10, chamada íleo paralítico11.
As obstruções mecânicas podem acontecer por impedimentos no interior do intestino e suas paredes, por compressão de órgãos externos ou por torção12 anormal de suas alças. As causas mecânicas mais comuns são: tumores, aderências ou cicatrizes13 formadas após cirurgia abdominal (as causas mais comuns), infecções14, vermes, corpos estranhos ingeridos, hérnias15, fezes compactadas, volvo (torção12 completa de uma alça intestinal ao redor de seu ponto de fixação).
As causas do íleo paralítico11 geralmente incluem: distúrbios hidroeletrolíticos, cirurgia intra-abdominal, isquemia16 arterial mesentérica17, infecção18 intra-abdominal, distúrbios metabólicos, saturnismo19, problemas renais ou pulmonares, uso de medicamentos, presença de bactérias ou vírus20 e alimentos estragados.
Quais são os sinais8 e sintomas6 da obstrução intestinal?
Os sinais8 e sintomas6 da obstrução intestinal dependem da severidade e localização da lesão21, mas no geral compreendem: distensão abdominal (acúmulo de fezes e gases), inchaço22 abdominal, dores e cólicas23, mau hálito, constipação24, diarreia25, vômitos26. Em pessoas muito emagrecidas é possível ver-se as contrações das alças intestinais em sua luta contra a obstrução. A distensão abdominal grave pode chegar a prejudicar a movimentação do diafragma27 e assim, a respiração. Nas obstruções baixas prolongadas ou totais, pode haver a presença de vômitos26 fecaloides. Se a obstrução for no intestino grosso28, a válvula íleocecal, que fica na transição dos dois intestinos29, pode não permitir que o retorno do conteúdo fecal reflua para o intestino delgado30, provocando a ruptura do ceco31, com graves consequências.
Como o médico diagnostica a obstrução intestinal?
O diagnóstico32 da obstrução intestinal é feito pela história e exame clínico do paciente. Ao auscultar o abdome33 com um estetoscópio, por exemplo, podem ser ouvidos sons agudos do intestino, na região da obstrução mecânica. O íleo paralítico11, ao contrário, é marcado por redução ou ausência de sons. Além disso, o diagnóstico32 pode ser complementado por tomografia abdominal, radiografia do abdome33 com o uso de contraste ou por enema34 de bário.
Como o médico trata a obstrução intestinal?
O tratamento da obstrução intestinal varia de acordo com sua causa. Sintomaticamente, pode-se fazer a colocação de um tubo passando pelo nariz35 até o estômago36 ou intestino para aliviar a distensão abdominal e o vômito37. Se houver sinais8 de morte do tecido38, a cirurgia pode ser necessária.
Como prevenir a obstrução intestinal?
Não há como prevenir a obstrução intestinal em si mesma. Alguma prevenção pode ser adotada quanto as suas causas.
Como evolui a obstrução intestinal?
Nas obstruções de mais longa duração pode ocorrer desequilíbrio eletrolítico, infecção18, icterícia39 ou perfuração do intestino.
Se a obstrução bloquear o fornecimento de sangue40 ao intestino, pode ocasionar gangrena41.
No recém-nascido, o íleo paralítico11 (principal causa de obstrução intestinal nesta idade) põe sua vida em risco e pode causar infecção18 sanguínea generalizada.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.