AbcMed  -  Sinais, Sintomas e Doenças
O Linfoma1 de Hodgkin é um tipo de câncer2 que afeta o sistema linfático3, parte integrante do sistema imunológico4. O sistema linfático3 é composto por linfonodos5, vasos linfáticos e outros tecidos que produzem linfócitos, células6 de defesa que podem sofrer transformação maligna. Além de atuar na defesa imunológica, o sistema linfático3 participa da drenagem7 de líquidos intersticiais do organismo.
1 Linfoma: Doença maligna que se caracteriza pela proliferação descontrolada de linfócitos ou seus precursores. A pessoa com linfoma pode apresentar um aumento de tamanho dos gânglios linfáticos, do baço, do fígado e desenvolver febre, perda de peso e debilidade geral.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Sistema Linfático: Um sistema de órgãos e tecidos que processa e transporta células imunes e LINFA.
4 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
5 Linfonodos: Gânglios ou nodos linfáticos.
6 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
7 Drenagem: Saída ou retirada de material líquido (sangue, pus, soro), de forma espontânea ou através de um tubo colocado no interior da cavidade afetada (dreno).
   [Mais...]

Tubulopatias são um grupo heterogêneo de doenças que comprometem os túbulos renais, estruturas responsáveis pela reabsorção e excreção de substâncias durante a formação da urina1. Essas condições podem ser hereditárias ou adquiridas, levando à disfunção no transporte de íons2 e solutos específicos, o que resulta em alterações hidroeletrolíticas e metabólicas importantes.
1 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
2 Íons: Átomos ou grupos atômicos eletricamente carregados.
   [Mais...]

O linfoma1 cutâneo2 é um tipo raro de câncer3 de pele4 pertencente ao grupo dos linfomas não Hodgkin, caracterizado pela proliferação anormal de linfócitos (um tipo de glóbulo branco) que afetam primariamente a pele4. Esses linfomas podem ser classificados em linfomas de células5 T (os mais comuns, devido ao predomínio fisiológico6 dessas células5 na pele4) e linfomas de células5 B ou células5 NK (natural killer).
1 Linfoma: Doença maligna que se caracteriza pela proliferação descontrolada de linfócitos ou seus precursores. A pessoa com linfoma pode apresentar um aumento de tamanho dos gânglios linfáticos, do baço, do fígado e desenvolver febre, perda de peso e debilidade geral.
2 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
6 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
   [Mais...]

Espasmos1 vasculares2, também chamados de vasoespasmos, correspondem a contrações súbitas, transitórias e reversíveis da musculatura lisa presente na parede dos vasos sanguíneos3. Essas contrações ocorrem de maneira abrupta e, geralmente, cessam espontaneamente. Podem afetar diferentes regiões do organismo, resultando em manifestações clínicas variadas conforme o território vascular4 envolvido. Os espasmos1 coronarianos, cerebrais e periféricos são os mais relevantes clinicamente.
1 Espasmos: 1. Contrações involuntárias, não ritmadas, de um ou vários músculos, podendo ocorrer isolada ou continuamente, sendo dolorosas ou não. 2. Qualquer contração muscular anormal. 3. Sentido figurado: arrebatamento, exaltação, espanto.
2 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
3 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
4 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
   [Mais...]

Lipohialinose é um processo patológico que acomete as paredes de pequenas artérias1 perfurantes, arteríolas2 e capilares3 do cérebro4, frequentemente associado à hipertensão arterial5 crônica. Embora o termo seja frequentemente utilizado como sinônimo de “necrose fibrinoide”, este último descreve com maior precisão as alterações histopatológicas envolvidas. A condição pode levar à oclusão do vaso afetado, culminando em um infarto6 lacunar.
1 Artérias: Os vasos que transportam sangue para fora do coração.
2 Arteríolas: As menores ramificações das artérias. Estão localizadas entre as artérias musculares e os capilares.
3 Capilares: Minúsculos vasos que conectam as arteríolas e vênulas.
4 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
5 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
6 Infarto: Morte de um tecido por irrigação sangüínea insuficiente. O exemplo mais conhecido é o infarto do miocárdio, no qual se produz a obstrução das artérias coronárias com conseqüente lesão irreversível do músculo cardíaco.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos