AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A síndrome1 de falência múltipla dos órgãos, síndrome1 da falência de múltiplos órgãos ou também chamada síndrome1 de disfunção de múltiplos órgãos é uma complexa manifestação patológica subaguda2, caracterizada pela deterioração aguda de dois ou mais órgãos vitais, resultando em perda da função deles.
[Mais...]
O diafragma1 é uma faixa muscular que separa as cavidades torácica e abdominal. Este músculo é controlado pelo nervo frênico2 e é parte essencial do processo respiratório. São várias as causas que podem resultar num diafragma1 paralisado, uma delas é uma metástase3 de câncer4 de pulmão5 que tenha comprimido o nervo frênico2.
[Mais...]
A concentração plasmática de homocisteína é influenciada tanto por fatores nutricionais (deficiência de ácido fólico e vitaminas B6 e B12) como hereditários. A hiper-homocisteinemia ocorre quando o corpo digere muita proteína, em especial a partir da carne vermelha.
[Mais...]
A estenose1 aórtica é uma condição em que a válvula aórtica se torna estreitada. Esse estreitamento impede que ela se abra completamente, o que reduz ou bloqueia o fluxo de sangue2 do coração3 para a aorta4 e daí para o restante do corpo. Quando o fluxo sanguíneo através da válvula aórtica é parcialmente bloqueado, o coração3 precisa trabalhar mais para bombear o sangue2 necessário para o corpo.
[Mais...]
Sim, é possível, porque alguns órgãos não são absolutamente vitais e é possível que, no caso de órgãos duplos, como rins1 e pulmões2, a falta de um deles seja compensada por seus pares contralaterais. Muitos órgãos podem ser substituídos por estruturas artificiais (próteses) ou podem ser adotados novos modos de executar as funções dos órgãos retirados, como com uma colostomia3 ou urostomia4, por exemplo.
[Mais...]
|