AbcMed  -  Sinais, Sintomas e Doenças
Linfadenite1 é a inflamação2 ou aumento de volume de um ou mais linfonodos3. A linfadenite1 pode afetar um único nódulo4 (linfadenopatia localizada), um grupo de nódulos (linfadenopatia regional) ou pode ser generalizada. O início e o curso da linfadenite1 podem ser agudos, subagudos ou crônicos, conforme sua causa.
1 Linfadenite: Inflamação dos gânglios linfáticos, que se manifesta por aumento do tamanho dos mesmos, dor e elevação da temperatura local. Pode ser produzida em resposta a uma infecção bacteriana, viral ou uma doença neoplásica.
2 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
3 Linfonodos: Gânglios ou nodos linfáticos.
4 Nódulo: Lesão de consistência sólida, maior do que 0,5cm de diâmetro, saliente na hipoderme. Em geral não produz alteração na epiderme que a recobre.
   [Mais...]

As anormalidades do andar são padrões anormais e incontroláveis de marcha, de causas genéticas e/ou outras adquiridas, como, por exemplo, doenças ou lesões1. Elas podem se dever a músculos2, ossos ou nervos das pernas anormalmente afetados.
1 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
2 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
   [Mais...]

A esferocitose nem sempre é uma doença em si mesma, mas a manifestação de doenças subjacentes. É uma condição herdada ou adquirida que causa uma anormalidade na membrana das hemácias1, transformando-as em esferócitos2, ou seja, glóbulos vermelhos em forma de esfera, em vez de sua forma normal, de disco.
1 Hemácias: Também chamadas de glóbulos vermelhos, eritrócitos ou células vermelhas. São produzidas no interior dos ossos a partir de células da medula óssea vermelha e estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,5 milhões por milímetro cúbico, em condições normais.
2 Esferócitos: Células sangüíneas vermelhas anormais, esféricas e pequenas, com maior quantidade de hemoglobina.
   [Mais...]

A anemia hemolítica1 é uma condição em que a hemólise2 acontece com muita rapidez ou com muita frequência. Ela ocorre quando se tem um baixo número de glóbulos vermelhos devido a muita hemólise2 no corpo, que então não consegue repor esses glóbulos na velocidade necessária. Existem muitos tipos de anemia hemolítica1 diagnosticadas com base na sua causa subjacente.
1 Anemia hemolítica: Doença hereditária que faz com que os glóbulos vermelhos do sangue se desintegrem no interior dos veios sangüíneos (hemólise intravascular) ou em outro lugar do organismo (hemólise extravascular). Pode ter várias causas e ser congênita ou adquirida. O tratamento depende da causa.
2 Hemólise: Alteração fisiológica ou patológica, com dissolução ou destruição dos glóbulos vermelhos do sangue causando liberação de hemoglobina. É também conhecida por hematólise, eritrocitólise ou eritrólise. Pode ser produzida por algumas anemias congênitas ou adquiridas, como consequência de doenças imunológicas, etc.
   [Mais...]

A ancilostomose ou ancilostomíase, em homens (existe também em animais), é uma parasitose intestinal muito comum, causada por nematoides. É mais comum em regiões ou países com baixas condições sanitárias, sendo responsável por mais de 740 mil pessoas infectadas em todo o mundo.   [Mais...]


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos