AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Acidose1 é a condição em que os fluidos corporais contêm muito ácido. A acidez do sangue2 é medida pela determinação do seu pH. O pH normal do sangue2 deve ficar em torno de 7,4.
[Mais...]
Alcalose1 é a condição causada por um excesso de substâncias básicas (alcalinas) nos fluidos corporais, motivando um pH sanguíneo elevado. O pH normal do sangue2 gira em torno de 7,45.
[Mais...]
A doença de Tay-Sachs é uma doença genética rara, autossômica1 recessiva. Na sua variante mais comum (Tay-Sachs infantil), provoca uma deterioração progressiva das células nervosas2 e de habilidades físicas e mentais, a qual começa nos primeiros meses de vida e geralmente resulta em morte em torno dos quatro anos de idade.
[Mais...]
Anquilose1 ou ancilose (do grego: ἀγκύλος = dobrado, curvado) é uma rigidez completa ou parcial de uma articulação2 devido à aderência e rigidez dos ossos dessa articulação2, o que pode ser o resultado de uma lesão3 ou doença.
[Mais...]
A toxoplasmose1 é uma doença infecciosa causada pelo protozoário2 Toxoplasma gondii, transmitida por animais como suínos, bovinos, caprinos, aves, animais silvestres, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos3. Quando acomete mulheres grávidas, a toxoplasmose1 pode acarretar abortos e nascimento de fetos malformados.
[Mais...]
A dengue1 é uma enfermidade causada por um vírus2 que pode hospedar-se no homem, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o qual tem quatro tipos imunológicos, DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, que podem produzir viremias (derramamentos de vírus2 no sangue3), provocando a doença que tem cerca de sete dias de duração. Sobretudo nos meses de verão, a dengue1 pode assumir proporções alarmantes, constituindo verdadeiras epidemias.
[Mais...]
A hipotensão1 ortostática, também chamada hipotensão1 postural, é uma forma de pressão arterial2 baixa que acontece quando a pessoa se põe de pé a partir da posição sentada ou deitada. Em geral, a hipotensão1 ortostática dura de apenas alguns segundos a poucos minutos.
[Mais...]
A esplenomegalia1 (do grego splenikós = baço2 e megalos = grande) consiste no aumento do volume do baço2, que normalmente pesa em torno de 150 gramas e tem até 11 centímetros de comprimento em seu maior eixo. O baço2 é um órgão esponjoso, responsável pela produção, armazenamento, controle e destruição de células3 do sangue4.
[Mais...]
Glomerulonefrite1 é a inflamação2 difusa dos glomérulos renais3. As glomerulonefrites podem ser oriundas do próprio glomérulo4 (glomerulonefrites primárias) ou serem repercussões sobre eles de enfermidades sistêmicas (glomerulonefrites secundárias).
[Mais...]
A hipercalcemia é uma condição em que o nível de cálcio no sangue1 está acima do normal. Esse nível pode subir por uma ingestão excessiva, por uma maior absorção, pela liberação do cálcio de seus depósitos naturais como os ossos, por exemplo, e por distúrbios endocrinológicos.
[Mais...]
|