AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Hepatomegalia1 é o aumento anormal do tamanho do fígado2. Geralmente indica a existência de uma hepatopatia (doença do fígado2) grave. No entanto, muitos indivíduos com hepatopatia podem apresentar um fígado2 de tamanho normal ou mesmo menor do que o normal.
[Mais...]
Alotriofagia, também chamada de pica ou picanismo, é uma condição rara, caracterizada pela compulsão a comer substâncias que apesar de não terem nenhum valor nutritivo continuam a ser ingeridas pelo portador desta condição. A denominação pica vem do latim e significa pega, um pássaro do hemisfério norte conhecido por comer quase tudo o que encontra pela frente.
[Mais...]
O neuroma1 acústico (ou neurinoma acústico ou schwannoma vestibular2) é um tumor3 benigno incomum, geralmente de crescimento lento, que afeta o nervo acústico (oitavo par craniano), também denominado nervo vestibulococlear, que conduz os estímulos auditivos desde o ouvido interno4 até o cérebro5.
[Mais...]
A doença de Gaucher é uma doença em que ocorre um acúmulo de glicocerebrosídeos1 em vários órgãos do corpo, prejudicando o funcionamento deles. Ela foi descrita originalmente pelo médico francês Philippe Gaucher, em 1882.
[Mais...]
A anemia1 de Fanconi é uma forma rara de anemia1 que afeta crianças e adultos de todos os grupos étnicos e não deve ser confundida com a síndrome2 renal3, também descrita por Fanconi e que, igualmente, leva o seu nome.
[Mais...]
O choque hipovolêmico1 (ou choque2 hemorrágico3) é a condição clínica que resulta da eventual perda de mais de 20% do sangue4 e/ou fluidos do corpo.
[Mais...]
Atrofia muscular é uma expressão médica usada para se referir a uma diminuição no volume de um músculo (massa muscular) e, consequentemente, da sua força.
[Mais...]
Hérnia1 diafragmática é um defeito ou buraco no diafragma2, músculo que separa o tórax3 do abdômen, o que permite que o conteúdo abdominal passe à cavidade torácica. A hérnia1 diafragmática pode ser congênita4 ou adquirida.
[Mais...]
Calcinose é a deposição de sais de cálcio embaixo da pele1 e em tecidos moles do organismo, como músculos2, tendões3 e gordura4. Há vários tipos de calcinose: cutânea5, tumoral, distrófica e metastática.
[Mais...]
O termo hipóxia1 é uma condição em que os tecidos não são adequadamente oxigenados, geralmente devido a uma insuficiente concentração de oxigênio no sangue2, que afeta todo o organismo, mas que também pode ser causada por uma obstrução da circulação3 em uma parte específica do corpo.
[Mais...]
|