Atalho: 5T17BCS
Gostou do artigo? Compartilhe!

Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é o autismo?

O autismo é uma síndrome1 comportamental que causa comprometimentos no relacionamento e interação com outras pessoas, na linguagem e apresenta comportamentos restritos e repetitivos.

Como é o comportamento do bebê ou da criança autista?

Abaixo estão exemplos do que pode acontecer ou não com um bebê ou uma criança autista. O diagnóstico2 só poderá ser determinado por um especialista.

  • A criança não se reconhece pelo nome. Os pais a chamam e ela não responde. Como ela é capaz de identificar outros sons, não se trata de um problema de surdez.
  • A criança prefere ficar sozinha. Quando deixada deitada no berço ela não reclama, parece preferir o berço ao colo3 dos pais.
  • A criança não fala, não olha e mostra certa apatia4. Têm uma fisionomia pouco expressiva e não interage com outras crianças.
  • Crianças sem autismo geralmente imitam os adultos e querem todas as atenções voltadas para ela, já as crianças com sinais5 de autismo não acompanham os acontecimentos a sua volta.
  • Quando a mãe sai para trabalhar ou volta do trabalho, a criança não mostra interesse por ela.
  • Crianças de cerca de um ano com autismo vão de colo3 em colo3 e não estranham as pessoas, como seria esperado de uma criança nesta idade.
  • Durante a amamentação6, a criança com autismo não interage com a mãe.
  • Os autistas muitas vezes separam os objetos por cor, tamanho, etc. mantendo comportamentos repetitivos e sem finalidade aparente.
  • A criança fica horas fazendo o mesmo movimento, com o mesmo objeto. No início pode parecer apenas ser uma criança tranquila, mas isso pode ser um dos sinais5 da doença. Um dos movimentos mais comuns é ficar rodando um objeto.
  • A criança pode apresentar movimentos corporais repetidos, como movimentos de balanço, às vezes, até de forma violenta.
  • A criança utiliza as pessoas como instrumento. Pega na mão7 do adulto e o leva até o lugar onde quer que ele faça algo que ela deseja, ao invés de pedir o que quer na forma de uma solicitação verbal.

Ainda não existe um exame complementar, laboratorial ou de imagens para diagnosticar o autismo infantil. Ele ainda é identificado através de exames clínicos.

Por que é importante saber reconhecer os sinais5 e sintomas8 precoces do autismo?

É fundamental que pessoas que trabalham e convivem com crianças saibam identificar sinais5 ou sintomas8 típicos de autismo em bebês9 ou crianças pequenas. Cerca de 60% das crianças com autismo apresentam sinais5 da doença ao nascer.

Uma vez identificado que o processo de desenvolvimento está alterado, a criança deve ser examinada por um especialista (pediatra, psiquiatra infantil, neurologista10 infantil) para que o diagnóstico2 seja feito e os tratamentos reconhecidamente eficazes sejam instituídos.

O diagnóstico2 precoce e a implantação correta dos tratamentos resultarão em significativa melhoria no desenvolvimento infantil e na qualidade de vida da criança e de seus familiares.

ABCMED, 2011. Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/172307/autismo-como-reconhecer-os-sintomas-precoces.htm>. Acesso em: 1 jul. 2025.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
3 Colo: O segmento do INTESTINO GROSSO entre o CECO e o RETO. Inclui o COLO ASCENDENTE; o COLO TRANSVERSO; o COLO DESCENDENTE e o COLO SIGMÓIDE.
4 Apatia: 1. Em filosofia, para os céticos e os estoicos, é um estado de insensibilidade emocional ou esmaecimento de todos os sentimentos, alcançado mediante o alargamento da compreensão filosófica. 2. Estado de alma não suscetível de comoção ou interesse; insensibilidade, indiferença. 3. Em psicopatologia, é o estado caracterizado por indiferença, ausência de sentimentos, falta de atividade e de interesse. 4. Por extensão de sentido, é a falta de energia (física e moral), falta de ânimo; abatimento, indolência, moleza.
5 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
6 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
7 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
8 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
9 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
10 Neurologista: Médico especializado em problemas do sistema nervoso.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

29/05/2013 - Comentário feito por ana
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
tenho uma filha de 3 anos e 5 meses,ela e meiga nao olha nos olhos, quando contrariada bate com a cabeça ,ela e muito ligada a mim parece que sou a unica pessoa que ela confia; nao fala nenhuma fraze ,apenas algumas palavras repetitivas; nao pede nada verbalmente me pega pela mao e me leva ate o obijeto desejado ! e hiperativa tem comportamentos diferentes das crianças da idade dela ! a minha ideia eo que tento fazer todos os dias e estudar muito o caso pra poder ajudala da melhor forma possivel!

29/05/2013 - Comentário feito por Carlos
Re: Autismo:
Mães, não se desesperem com crianças que ainda não fala aos 2 ou 3 anos. Tenho gemeos (menino e menina). A menina andou e falou aos 9 meses, porem o menino só foi andar depois de 1 ano e falar com 3 anos e meio. Tinhas alguns sintomas descritos como altismo, mas hoje eles têm 7 anos e são dotados de uma inteligencia incrível, sem nenhuma anormalidade mental ou comportamental, porém fazem arte o dia todo, apesar que estudam desde os 3 anos.
Vale lembrar que a menina sempre fala primeiro que o menino, e que não tem nenhum estudo científico que diga o porquê desse resultado.
Abraços a todos os pais e mães.

21/05/2013 - Comentário feito por VANIA
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
TENHO UM FILHO DE 1ANO E 3MESES.COM 4 MESES PERCEBI QUE TINHA ALGO ERRADO COM ELE,
ELE AINDA NÃO ENGATINHA NÃO ANDA ,ELE TEM HIPOTONIA,MAS A NEUROLOGISTA FALOU QUE ELE TEM SINTOMAS DE ALTISMO.FICA FASENDO MOVIMENTOS REPETITIVOS,COMO:BALANÇO DO TRONCO,MOVIMENTA A CABEÇA DE UM LADO PRO OUTRO,AS MÃO.ELE SE AGRIDE BATE NA CABEÇA E NO QUEIXO.MINHA DUVIDA E QUE ELE ATENDE QUANDO EU CHAMO,ELE RI PRA MIM,TAMBEM NÃO FALA NADA SÓ GRITA.SERA QUE É ALTISMO?

14/05/2013 - Comentário feito por ANDREA
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Adorei o comentário da Lucimar (23/04/13)! Acho que é isso mesmo!
Existe a suspeita que minha filha (2a, 1mes) seja autista - ela apresenta alguns dos sintomas, em especial atraso na fala.
Eu estou pronta para entrar nesse mundo e tentar conhecer um pouquinho dele, e tentar levá-la a ter o máximo de oportunidades para conhecer tudo que a rodeia; sem pressas nem estresses... só viver, respirar e amar.

06/05/2013 - Comentário feito por Milla
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Olá, a filha da minha prima tem 3 anos e 9 meses e não entendemos muito o que ela fala, e quando fala alguma coisa usa a língua do" T". Ela gosta de brincar sozinha e as vezes parece não gostar q alguém pegue seus brinquedos. Um dos sintomas que já vi do autismo é que ela adora desenhar e desenha muito bem. A fono da escolinha dela disse que é normal uma criança da idade dela não falar, mas acho q ela pode ter autismo.

04/05/2013 - Comentário feito por ZENEIDEQUEIROZ
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
ATRASO NA FALA PODE SER TAMBÉM SINTOMAS DA DISLEXIA, QUE JÁ É OUTRO DISTÚRBIO.

23/04/2013 - Comentário feito por Lucimar
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Autismo não é doença é uma condição diferenciada de aprender, viver e ver o mundo, onde os incomodados com as chamadas diferenças são aqueles que vivem a ilusão de que são normais (padrão).
Os autistas são inteligentissimos, o que pertuba nas familias são o fato de os mesmos não terem os traquejos sociais do fingir, aceitar, etc.
São francos, honestos, directos, objetivos e destemido em relação as futilidades sociais que nos que se achamos normais aprendemos a considerar normal mesmo que a gente não concorda.

Trabalhei três anos e nove mesês com autistas em difrrentes niveis e posso dizer foi um presente que o pai do eu me deu, pois aprendi muito mais do que ensinei.

08/04/2013 - Comentário feito por A.M.S
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Tenho um filho de 2 anos e 7 meses...há pouco mais de um mes estamos indo a especialistas..a pediatra desconfiou de autismo por seu atraso na fala...fomos ao psiquiatra infantil e relatamos o motivo da consulta...falou que se meu filho nao falar até os 3 anos , ele é autista...assim como tb falou que se ele falar, foi apenas um atraso de fala e o autismo pode ser descartado...meu filho fala pouquíssimo, tb pede o que quer por meio de gestos...frequenta a escola desde 1 ano e 5 meses...não é agressivo, nao faz movimentos repetitivos, nao se isola, me procura quando estou em casa, procura o pai, já viajamos de avião, dormimos em hotel e nunca tive uma observância da escola em relação a seu comportamento. Ele faz acompanhamento com a fono e a adora...li artigos falando que o autismo interfere no raciocínio lógico, mas isso meu filho tem, que qualquer mudança na rotina de ambiente e alimentar não é axeito por eles e isso tb não ocorre com meu filho...agora vamos a dois neuropediatras para segunda e terceira opinião. Muito difícil isso, já até me falaram de um possível autismo de grau leve. Às vezes me sinto perdida.

03/04/2013 - Comentário feito por Anna
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Uma mãe que descobri que o seu filho e autista e muito dificil,devemos dar apoio a essas mães e se colocar no lugar delas...acredito que muitas tem que ter uma ajuda proficional de apoio...meu filho de três anos estar com suspeita,ja fizemos teste orelinha e o bera e deu normal...uma neurapediatra,falou que ele era autista,mas,os pediatras,a fono e a professora do meu filho de 3 anos,NÂO concordam com o diagnostico.Por isso,vou a mais dois medicos para avaliação,um outro neuropediatra e depois um psiquiatra infantil.O unico erro do meu filho e que ele quase não fala.
Força para todos as familias que estão passando por esse momento...e Deus nos daram força e dircernimento.

02/04/2013 - Comentário feito por diva
Re: Autismo:
altismo tem cura ; ou pelo menos fica quase normal, pois temos na família um caso e a mãe se recusa a dizer as pessoas porque ela fala que ele vai ficar normal sem que ninquem perceba é que ele esta com 5 anos e seus amigos estao lendo escrevendo pequenas coisa e ele sempre com o olhar perdido até fala mas é repetido do que se manda falar jamais diz algo que acontedera por conta própia

  • Entrar
  • Receber conteúdos