Atalho: 5T17BCS
Gostou do artigo? Compartilhe!

Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é o autismo?

O autismo é uma síndrome1 comportamental que causa comprometimentos no relacionamento e interação com outras pessoas, na linguagem e apresenta comportamentos restritos e repetitivos.

Como é o comportamento do bebê ou da criança autista?

Abaixo estão exemplos do que pode acontecer ou não com um bebê ou uma criança autista. O diagnóstico2 só poderá ser determinado por um especialista.

  • A criança não se reconhece pelo nome. Os pais a chamam e ela não responde. Como ela é capaz de identificar outros sons, não se trata de um problema de surdez.
  • A criança prefere ficar sozinha. Quando deixada deitada no berço ela não reclama, parece preferir o berço ao colo3 dos pais.
  • A criança não fala, não olha e mostra certa apatia4. Têm uma fisionomia pouco expressiva e não interage com outras crianças.
  • Crianças sem autismo geralmente imitam os adultos e querem todas as atenções voltadas para ela, já as crianças com sinais5 de autismo não acompanham os acontecimentos a sua volta.
  • Quando a mãe sai para trabalhar ou volta do trabalho, a criança não mostra interesse por ela.
  • Crianças de cerca de um ano com autismo vão de colo3 em colo3 e não estranham as pessoas, como seria esperado de uma criança nesta idade.
  • Durante a amamentação6, a criança com autismo não interage com a mãe.
  • Os autistas muitas vezes separam os objetos por cor, tamanho, etc. mantendo comportamentos repetitivos e sem finalidade aparente.
  • A criança fica horas fazendo o mesmo movimento, com o mesmo objeto. No início pode parecer apenas ser uma criança tranquila, mas isso pode ser um dos sinais5 da doença. Um dos movimentos mais comuns é ficar rodando um objeto.
  • A criança pode apresentar movimentos corporais repetidos, como movimentos de balanço, às vezes, até de forma violenta.
  • A criança utiliza as pessoas como instrumento. Pega na mão7 do adulto e o leva até o lugar onde quer que ele faça algo que ela deseja, ao invés de pedir o que quer na forma de uma solicitação verbal.

Ainda não existe um exame complementar, laboratorial ou de imagens para diagnosticar o autismo infantil. Ele ainda é identificado através de exames clínicos.

Por que é importante saber reconhecer os sinais5 e sintomas8 precoces do autismo?

É fundamental que pessoas que trabalham e convivem com crianças saibam identificar sinais5 ou sintomas8 típicos de autismo em bebês9 ou crianças pequenas. Cerca de 60% das crianças com autismo apresentam sinais5 da doença ao nascer.

Uma vez identificado que o processo de desenvolvimento está alterado, a criança deve ser examinada por um especialista (pediatra, psiquiatra infantil, neurologista10 infantil) para que o diagnóstico2 seja feito e os tratamentos reconhecidamente eficazes sejam instituídos.

O diagnóstico2 precoce e a implantação correta dos tratamentos resultarão em significativa melhoria no desenvolvimento infantil e na qualidade de vida da criança e de seus familiares.

ABCMED, 2011. Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/172307/autismo-como-reconhecer-os-sintomas-precoces.htm>. Acesso em: 27 mai. 2025.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
3 Colo: O segmento do INTESTINO GROSSO entre o CECO e o RETO. Inclui o COLO ASCENDENTE; o COLO TRANSVERSO; o COLO DESCENDENTE e o COLO SIGMÓIDE.
4 Apatia: 1. Em filosofia, para os céticos e os estoicos, é um estado de insensibilidade emocional ou esmaecimento de todos os sentimentos, alcançado mediante o alargamento da compreensão filosófica. 2. Estado de alma não suscetível de comoção ou interesse; insensibilidade, indiferença. 3. Em psicopatologia, é o estado caracterizado por indiferença, ausência de sentimentos, falta de atividade e de interesse. 4. Por extensão de sentido, é a falta de energia (física e moral), falta de ânimo; abatimento, indolência, moleza.
5 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
6 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
7 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
8 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
9 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
10 Neurologista: Médico especializado em problemas do sistema nervoso.

Resultados de busca relacionada no catalogo.med.br:

Daniela Vinhas Bertolini

Pediatra

São Paulo/SP

Fabiana Ribeiro Gonçalves

Neurologista

Goiânia/GO

Gostou do artigo? Compartilhe!

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

28/02/2013 - Comentário feito por marciano
Re: Autismo:quais são os principais tratamentos para quem não conseguiu ainda um tratamento profissional?
temos um filho com todas as características e ainda não conseguimos um tratamento com especialístas,o que devo fazer a princípio?

01/01/2013 - Comentário feito por Alessa
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Ola, tenho uma sobriha de 2 anos e meio que apresenta alguns sintomas, vou descrevelá.
Ela não fala quase nada, e quando chega a falar ninguem entende, e muito carente e gosta de colo, porém a onde vc a colocar ela fica sem fazer nenhuma objeção nem com gestos. Não interage com os priminhos. Quando a colocamos sentada no sofá por exemplo, ela fica balançando o temp todo não para um segundo se quer, so quando a coloco no colo e fico conversando, intertendo ela que ela para.
vamos levar ela num neurologista para ver o que indica. Estou preocupada.

02/10/2012 - Comentário feito por lindongilson
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Ola tenho um filho com 3 anos e 2 meses que não fala, alias fala mais não se concegui entender, desde de 1 ano e 8 meses que era cobrado da pediatra, e ela dizia que era normal, a pouco mas de 3 meses foi que ela veio com a conversa de que poderia ser autismo, endicou uma fono, uma pisicologa e uma neuro, ja foi feito todo tipo de exame, e todos deram normal. Quando eu saiu ele chora e quando chego fica alegre, mas quando quer alguma coisa pega na mão e leva ate ela, sera que e autismo ou apenas falta de estimulo da minha parte, pois ele não esta na escola ainda.

25/09/2012 - Comentário feito por Thalita
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
É sempre importante levar os filhos ao médico antes de ficar encontrando sintomas nos próprios. Para uma criança ser considerada autista ela deve ter 4 ou mais sintomas dos citados acima.
Por mais que todos eles pareçam se encaixar em alguns momentos, é muito importante o acompanhamento de um profissional especializado.
A internet pode ser usada para o bem e para o mal, antes de "diagnosticar" o seu filho como autista, leve-o ao pediatra e diga a ele as suas dúvidas e preocupações. Ele é a pessoa mais indicada para ajudar!

Crianças autistas tem os hábitos bastante repetitivos, não aceitam que mudem as suas rotinas entre outras coisas. Um teste para verificar se a criança pode ou não ter essa patologia é pegar um balde e fazer uma sequencia de toques (fáceis por causa da idade), se a criança não repetir o que você fez, pode ser mais um indicativo de que alguma coisa não está como deveria estar. É claro que isso não é conclusivo, pois depende da idade que a criança tem!

20/08/2012 - Comentário feito por Catarina
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Tenho um filho de 1 ano e sete meses, ele se enquadra em duas observações, não atende quando é solicitado, e pega na mão para levar até onde ele quer pois ele não fala uma palavra. O resto ele brinca muito, vê muitos dvds, sorri demais, adora brincar de carrinho, chora quando eu saio e sorri quando volto. O que me preocupa é que ele não atende, nem olha para o lado, a pediatra me encaminhou para o neuro e otorrino. Me deem uma luz

26/07/2012 - Comentário feito por Marta
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Olá, tenho um filho de 1 ano e 5 meses, ele praticamente não fala nada, percebo que a comunicação oral é a que falta, pois quando peço que ele pegue a bola, ele identifica e obedeçe. Porem percebo que verbalmente ele é pouco desenvolvido, suas palavras são bu (chupeta), luz, coco (video da galinha pintadinha. Ele n tem comportamento repetitivo, chora muito quando saiu de perto e solicita atenção, agora ele esta indo para escola, há 2 semanas, mas vejo pouca interação com as crianças, ao contrario de quando ele esta naigreja que ve uma criança e sorri. Não apresenta hipersensibilidade auditiva e ouve bem. Há mais ou menos 1 semana percebo que ele tem batido a cabeça no chão, já notei isso 3 vezes isso me preocupa. O que poderia fazer?

09/07/2012 - Comentário feito por Tereza
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Olá eu estou vivendo um dilema pois meu filho tem 2 anos e tres mese e nao fala nada e finge e nao olha nos olhos que nao escuta, sera que meu filho e autista me ajude por favor, pois tenho rpoblema de ansiedade e nao consigo dormi estou muito aflita . ha parabens pela materia me responda por favor

08/03/2011 - Comentário feito por Sonia
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Carolina, muitas crianças (principalmente meninos) demoram a falar e comunicam-se apenas com sons, se fazendo compreender pelos mais próximos e interagindo bem com o ambiente. Na idade de seu irmão, 2 anos, ainda não há nenhum motivo para preocupação, a não ser que ele apresente outros sintomas. O fato de as pessoas em geral entenderem o que é "falado" pela criança através dos sons onomatopeicos, colabora também para que a criança retarde o desenvolvimento da fala. E um ambiente que se mostre cheio de ansiedade para que o menino fale, forçando-o, ameaçando-o, também acaba por prejudicar a evolução natural.

19/02/2011 - Comentário feito por Célia
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?

Mto. importante este artigo.parabens p/ divulgação!!!!!!

18/02/2011 - Comentário feito por JANDIARA
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Fico feliz quando leio um artigo sobre Autismo. Seria muito bom se mais pessoas se interessassem por ler e divulgar estes artigos. Tenho um filho de 08 anos com autismo. Mas ele tem evoluido muito, graças as informações dos artigos sobre Autismo, pois nos ensinam como lidar com nossos filhos. Muito obrigada

  • Entrar
  • Receber conteúdos