Meu filho está fora do peso ideal. O que fazer?
O ideal é que a criança tenha uma alimentação saudável, equilibrando os diferentes tipos de alimentos com uma prática regular de atividades físicas.
Os alimentos que devem fazer parte da dieta de seu filho são:
- Alimentos reguladores: vitaminas, minerais e fibras (encontrados nas frutas, verduras e legumes).
- Alimentos energéticos: carboidratos (presentes nos cereais, pães, macarrão, gorduras, etc).
- Alimentos construtores: ricos em proteínas1, cálcio e ferro (leite, feijão, lentilha, soja, etc).
Não está proibido comer sanduíches, pizzas, chocolate e outras guloseimas, mas estes devem ser consumidos com moderação. As crianças precisam da ajuda dos pais para conscientizá-las a ter uma alimentação saudável.
Noventa por cento dos casos de obesidade2 infantil são devidos a hábitos alimentares incorretos e à falta de atividades físicas regulares. Apenas 10% deles são causados por problemas metabólicos e endócrinos. Caso os pais observem que a criança está acima do peso, o ideal é levá-la a um pediatra para verificar a causa do problema e estabelecer um plano de tratamento e de reconstrução de hábitos.
No caso das crianças que estão abaixo do peso ideal, ou mesmo desnutridas, a intervenção nutricional deve considerar tanto as necessidades imediatas da criança como as possibilidades sociais, econômicas e emotivas da família que estejam interferindo nesta situação. Apesar da grande importância da situação socio-econômica da família no estabelecimento do estado nutricional, os erros e os tabus alimentares também têm um papel significativo.
A avaliação clínica e a antropometria são ideais para fornecer informações sobre o estado nutricional de uma criança. O diagnóstico3 nutricional permite o delineamento de uma estratégia de intervenção junto a esta criança que está fora do peso ideal.
Somente um especialista pode avaliar o crescimento da criança. Ela pode estar fora da "faixa mais comum de referência" e, ainda assim, ter um crescimento normal. Portanto, se você visualizou, nos gráficos traçados de acordo com o padrão desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde4, que seu filho está fora do peso ideal, procure um pediatra.
Para acompanhar os dados de seu filho acesse:
http://www.centralx.com.br/saude
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.