Atalho: 5T17BCS
Gostou do artigo? Compartilhe!

Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é o autismo?

O autismo é uma síndrome1 comportamental que causa comprometimentos no relacionamento e interação com outras pessoas, na linguagem e apresenta comportamentos restritos e repetitivos.

Como é o comportamento do bebê ou da criança autista?

Abaixo estão exemplos do que pode acontecer ou não com um bebê ou uma criança autista. O diagnóstico2 só poderá ser determinado por um especialista.

  • A criança não se reconhece pelo nome. Os pais a chamam e ela não responde. Como ela é capaz de identificar outros sons, não se trata de um problema de surdez.
  • A criança prefere ficar sozinha. Quando deixada deitada no berço ela não reclama, parece preferir o berço ao colo3 dos pais.
  • A criança não fala, não olha e mostra certa apatia4. Têm uma fisionomia pouco expressiva e não interage com outras crianças.
  • Crianças sem autismo geralmente imitam os adultos e querem todas as atenções voltadas para ela, já as crianças com sinais5 de autismo não acompanham os acontecimentos a sua volta.
  • Quando a mãe sai para trabalhar ou volta do trabalho, a criança não mostra interesse por ela.
  • Crianças de cerca de um ano com autismo vão de colo3 em colo3 e não estranham as pessoas, como seria esperado de uma criança nesta idade.
  • Durante a amamentação6, a criança com autismo não interage com a mãe.
  • Os autistas muitas vezes separam os objetos por cor, tamanho, etc. mantendo comportamentos repetitivos e sem finalidade aparente.
  • A criança fica horas fazendo o mesmo movimento, com o mesmo objeto. No início pode parecer apenas ser uma criança tranquila, mas isso pode ser um dos sinais5 da doença. Um dos movimentos mais comuns é ficar rodando um objeto.
  • A criança pode apresentar movimentos corporais repetidos, como movimentos de balanço, às vezes, até de forma violenta.
  • A criança utiliza as pessoas como instrumento. Pega na mão7 do adulto e o leva até o lugar onde quer que ele faça algo que ela deseja, ao invés de pedir o que quer na forma de uma solicitação verbal.

Ainda não existe um exame complementar, laboratorial ou de imagens para diagnosticar o autismo infantil. Ele ainda é identificado através de exames clínicos.

Por que é importante saber reconhecer os sinais5 e sintomas8 precoces do autismo?

É fundamental que pessoas que trabalham e convivem com crianças saibam identificar sinais5 ou sintomas8 típicos de autismo em bebês9 ou crianças pequenas. Cerca de 60% das crianças com autismo apresentam sinais5 da doença ao nascer.

Uma vez identificado que o processo de desenvolvimento está alterado, a criança deve ser examinada por um especialista (pediatra, psiquiatra infantil, neurologista10 infantil) para que o diagnóstico2 seja feito e os tratamentos reconhecidamente eficazes sejam instituídos.

O diagnóstico2 precoce e a implantação correta dos tratamentos resultarão em significativa melhoria no desenvolvimento infantil e na qualidade de vida da criança e de seus familiares.

ABCMED, 2011. Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/172307/autismo-como-reconhecer-os-sintomas-precoces.htm>. Acesso em: 2 mai. 2024.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
3 Colo: O segmento do INTESTINO GROSSO entre o CECO e o RETO. Inclui o COLO ASCENDENTE; o COLO TRANSVERSO; o COLO DESCENDENTE e o COLO SIGMÓIDE.
4 Apatia: 1. Em filosofia, para os céticos e os estoicos, é um estado de insensibilidade emocional ou esmaecimento de todos os sentimentos, alcançado mediante o alargamento da compreensão filosófica. 2. Estado de alma não suscetível de comoção ou interesse; insensibilidade, indiferença. 3. Em psicopatologia, é o estado caracterizado por indiferença, ausência de sentimentos, falta de atividade e de interesse. 4. Por extensão de sentido, é a falta de energia (física e moral), falta de ânimo; abatimento, indolência, moleza.
5 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
6 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
7 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
8 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
9 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
10 Neurologista: Médico especializado em problemas do sistema nervoso.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

06/07/2013 - Comentário feito por ana
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
eu tenho um filho que vai fazer 4 anos e nao fala nada porem tenho observado ele tem alguns dos sintomas ade autismo nao fala ,nao brinca com outras crianaças como o irmao dele ,chora muito sem motivo,e repete mutas açoes como pular e tampar os ouvidos sera q e autimos ?

05/07/2013 - Comentário feito por Paula
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Boa noite . gostaria de saber se é possível meu filho hoje com 5 anos ; há 2 anos descobrir que é epilético mas com umas características de autismo, ele não fala ,usa fralda ,não interage com as outras crianças, se fica nervoso fica batendo o pé e gritando. Já perguntei ao neurologista dele mas ele não souber me informar; mas pelo que ando lendo meu filho tem muitas característica de uma criança austista com hiperatividade.(ele não para quieto por 10seg no lugar e se não deixo fazer o que quer me bate, morde e puxa meu cabelo)

27/06/2013 - Comentário feito por Renata
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Dentro do espectro autista, podemos ter algumas variações e todas as crianças com alguma suspeita devem ser avaliadas por um psiquiatra infantil e um neuropsicólogo o mais precoce possível. Ou mesmo, uma equipe multidisciplinar que trabalhe com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. Nunca fechar os olhos para essa possibilidade, pois muitos pais tentam negar e adiam o tratamento. O quanto antes iniciar as intervenções terapêuticas, melhor o prognóstico da criança.

21/06/2013 - Comentário feito por Isabel
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Olá ? Eu sou professora de uma criança de 3 anos que não fala, pega na mão da gente para mostrar o que quer, não interage com as outras crianças, não se alimenta bem, e quase não toma agua na creche. nos da creche orientamos a mãe a procurar ajuda de profissionais que pudessem ajuda-la. Ela vai começar um tratamento no CAPS de São Paulo. E eles falaram que ainda não podem dar o diagnostico certo. Mas que tem grande chance de ela ser autista. Me solitarizo com todas as mães que estão passando por este drama, mas saiba que Deus esta com todas voces.

21/06/2013 - Comentário feito por alice
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Ola
eu também tenho um filho com 3 anos e meio que não fala quase nada já vi 2 neurologistas que me disseram que o meu filho tem muitas características do autismo mas ninguém da soluções o especto físico é normal mas não se consegue exprimir diz apenas algumas algumas coisas. Se alguém conhecer quem me pode ajudar'? agradaço

19/06/2013 - Comentário feito por THAYS
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
oi.. meu filho esta com 3 anos e sete meses. a quatro meses atraz so fala bu ba mama e papa a vo e o vo .. esta a tres meses na fono e progrediu bastante, mas ela suspeita de autismo por ele nao olhar nos olhos e nao reconhecer algumas figuras .. mas comecei uma incanssavel luta com ele com brincadeiras e nao faça nada p ele sem ele me pedir .. mas ele brinca com as crinças da muita gargalhadas se eu faço alguma besteira ele rir. hj ele ate me ajudou a secar a louça .. mas levei ele na neuro e ela disse q ele tem caraceristicas porque eu nao consigo tirar d fralda,ele nao olhou p ela com um olhar fixo e ficou mexendo na porta querendo sair.. e ela disse q ele tem uma aparencia de autismo .. eu tento olhar p ele como autista mas axo muito normal as brincadeiras dele e ele adora crianças . o problema maior e a fala eu queria ver ele se espressar .. agora ele ja esta falando ( oi tio, vem ca mae ; da aqui ,subiu. aviao )essas coisas , mas tudo eu q repio p ele) estou super confusa queria saber se vcs tem alguns testes, p nois maes fazer com eles em casa , pelo menos p descartar ou comprovar algo... bjux e obrigado por mais informaçao..

18/06/2013 - Comentário feito por celiana
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
adorei os comentários: não conhecia os sintomas do autismo,percebi q meu filho era diferente antes de completa 1 ano mas levei ao pediatra, mas me falavam q era sim mesmo q o menino demora mais a falar, q teria q esperar ate os 3 anos de idade. foi depois dessa idade q me indicaram fonoaudiologia. meu filho começo a falar pequenas palavras aos 3 anos e meio mas bem confusas demorou para chamar papai, e mamãe sempre foi quieto batia muito a cabeça na parede não gostava de ter muito contato com amiguinhos. mas a resposta q tive ate hoje q ele é preguiçoso. eu em casa fiz muito trabalhos de figuras muitas coisas em casa junto com a fono e hoje ele tem 9 anos ainda tem problemas de fala. Na escola ele faz um outro estudo pq ele não acompanha os colegas da idade dele. E hoje um pai da escola do meu filho perguntou se ele era autista respondi q não, as vezes me pergunto, o q posso fazer para tirar essa duvida.

12/06/2013 - Comentário feito por Cesar
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Boa noite meu filho foi diagnosticado com autismo e Imperativo pelo Neurologista, mais só que eu meu filho escuta bem o nome dele não faz gestos repentinos, fala algumas palavras não concretas, se interage com crianças em brincadeiras, não tem fisionomia triste. resumo aparenta ter dificuldade de comunicar com palavras. pois já tem 3 anos. Resocianina não deu alteração nenhuma
Dr. Existe níveis de autismo ? será que meu filho é realmente Autista? ou só Imperativo?
Att. Cesar Castro

06/06/2013 - Comentário feito por Bruna
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
Obrigada Carlos Carvalho, seu comentário me ajudou muito, pois se tinha alguma dúvida não tenho mais. Perguntei a pediatra do meu filho sobre o Autismo, pois ele tem 1 ano e 8 meses e fala poucas palavras nunca formou uma frase completa, também quando quer algo ele pega na minha mão e me leva até o objeto ou lugar que quer. A pediatra disse que é normal algumas crianças desenvolvem a fala mais rápido que outras e por isso não podemos comparar uma com as outras, além disso ele nasceu prematuro e ela disse que algumas vezes pode influenciar no desenvolvimento enquanto é um bebê. Fora isso ele não tem nenhum outro sintoma, pois é sociável, adora brincar com crianças da mesma idade e até mais velhas, chora se me ver sair sem ele e quando era bebê só ia no colo de quem já conhecia.
Espero que, com esse cometário possa ajudar pais e mães com duvidas, assim como o comentário do Carlos Carvalho me ajudou

04/06/2013 - Comentário feito por catia
Re: Autismo: como reconhecer os sintomas precoces?
gostei muito do comentário do Carlos Alberto
me drodrigueseu mais esperança, pois tenho um filho com as mesmas características
obrigada me ajudou muito.

  • Entrar
  • Receber conteúdos