Atalho: 5G6149E
Gostou do artigo? Compartilhe!

Cirurgia bariátrica. O que é isso?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é cirurgia bariátrica1?

Em alguns casos mais graves, as mudanças alimentares e a prática de atividades físicas são impossíveis de serem implementadas. Nestas situações, apenas uma intervenção médica mais efetiva, como a cirurgia bariática (cirurgia para redução do tamanho do estômago2), deve resolver o problema. A maioria desses casos são aqueles em que o índice de massa corporal3 (IMC4) atinge valores superiores a 40 kg/m².

Nestes obesos, os inúmeros tratamentos e a oscilação ponderal5, além do potencial genético, agravam o quadro clínico.

As doenças associadas à obesidade6  grau III (hipertensão arterial7 , artropatias, dislipidemias, diabetes8 , disfunções respiratórias, etc), geraram o termo “obesidade mórbida”, que deve ser abandonado.

 

Existe mais de um tipo de cirurgia bariátrica1?

Existem dois tipos de cirurgia bariátrica1. No primeiro, em que há redução do tamanho do estômago2, existem três variações denominadas: banda vertical ajustável, gastroplastia vertical, gastroplastia vertical com by-pass em y de Roux. Esta última, também chamada Capella ou Fobi-Capella, é a mais utilizada e foi desenvolvida por cirurgiões. Além da restrição causada pela diminuição do volume do estômago2, ocorre uma pequena disabsorção dos alimentos, porque eles deixam de passar pela primeira parte do intestino delgado9.

O segundo tipo é a cirurgia disabsortiva (ou Derivação bilio-pancreática), chamada de cirurgia de Scopinaro. Neste caso, o paciente terá mais liberdade de comer maior quantidade de alimentos, já que não há grande diminuição do estômago2, que fica com 2/3 do seu tamanho original. O que é feito aqui é um grande desvio do alimento, que vai para o intestino grosso10.

Cirurgia bariátrica

Estes pacientes submetidos à gastroplastia redutora devem ser acompanhados, recebendo orientações específicas para elaboração de uma dieta equilibrada. A adesão ao tratamento deverá ser avaliada, uma vez que pacientes instáveis psicologicamente podem recorrer a preparações de alta densidade calórica, de baixa qualidade nutricional, colocando em risco o sucesso da intervenção a longo prazo.

Existem contra-indicações para a realização desta cirurgia como, por exemplo, cirrose11  hepática12, algumas doenças renais e psiquiátricas graves, vícios (droga, alcoolismo) e disfunções hormonais. Todas devem ser avaliadas por profissionais com prática e conhecimento aprofundado neste assunto.

Em todos os casos você deverá, obrigatoriamente, ter pleno conhecimento das características, necessidades, riscos e limitações de cada cirurgia. Participe de reuniões com uma equipe multiprofissional e com pacientes já operados para poder ter certeza da sua decisão.

 

Quais os cuidados a serem tomados antes e após a cirurgia?

Os cuidados a serem tomados antes e após cada cirurgia vão depender de cada caso, mas no geral consistem em avaliações clínico-laboratoriais com exames de sangue13, radiografia de tórax14, ultra-sonografia e/ou tomografia do abdômen, avaliação cardiológica, endoscopia15  digestiva com pesquisa de H. Pylori e avaliação da função respiratória (mais aprofundada quanto mais obeso ou complicado seja o caso). Caso o paciente tenha alguma doença que necessite tratamento e controle prévio, a cirurgia será adiada até que se obtenha a melhor condição clínica.

Os obesos que passam por uma cirurgia bariátrica1 necessitam de orientação nutricional permamente para suplementar a dieta com compostos ricos em proteínas16, vitamina17  B12 e ferro. Cuidados especiais para evitar casos de desnutrição18  após a cirurgia também são necessários.

Após a cirurgia, o paciente já sai do hospital, em média, com menos dois quilos. Nos primeiros meses, a redução no peso chega ser de sete a oito quilos. Os pacientes com quadro de diabetes8  tipo 2 podem precisar reduzir ou interromper o uso de insulina19. A complicação mais difícil de ser tratada é a pressão arterial20. Ela demora mais a estabilizar e o paciente não interrompe o uso de medicamentos.

Todos os tipos de tratamento da obesidade6, do mais simples ao mais radical, exigem empenho e determinação. Será sempre necessário um suporte multiprofissional e a adequação da dieta às novas metas a serem alcançadas. Para garantir um bom nível de adesão e o sucesso terapêutico, sua motivação é essencial e pode ser auxiliada por orientações com embasamento técnico e científico de qualidade, ajudando na solução ou diminuição do problema.

ABCMED, 2008. Cirurgia bariátrica. O que é isso?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/obesidade/22720/cirurgia-bariatrica-o-que-e-isso.htm>. Acesso em: 1 jun. 2024.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Cirurgia Bariátrica:
2 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
3 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
4 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
5 Ponderal: Relativo a peso, equilíbrio. Exemplos: Perda ponderal = perda de peso, emagrecimento. Ganho ponderal = ganho de peso.
6 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
7 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
8 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
9 Intestino delgado: O intestino delgado é constituído por três partes: duodeno, jejuno e íleo. A partir do intestino delgado, o bolo alimentar é transformado em um líquido pastoso chamado quimo. Com os movimentos desta porção do intestino e com a ação dos sucos pancreático e intestinal, o quimo é transformado em quilo, que é o produto final da digestão. Depois do alimento estar transformado em quilo, os produtos úteis para o nosso organismo são absorvidos pelas vilosidades intestinais, passando para os vasos sanguíneos.
10 Intestino grosso: O intestino grosso é dividido em 4 partes principais: ceco (cecum), cólon (ascendente, transverso, descendente e sigmoide), reto e ânus. Ele tem um papel importante na absorção da água (o que determina a consistência do bolo fecal), de alguns nutrientes e certas vitaminas. Mede cerca de 1,5 m de comprimento.
11 Cirrose: Substituição do tecido normal de um órgão (freqüentemente do fígado) por um tecido cicatricial fibroso. Deve-se a uma agressão persistente, infecciosa, tóxica ou metabólica, que produz perda progressiva das células funcionalmente ativas. Leva progressivamente à perda funcional do órgão.
12 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
13 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
14 Tórax: Parte superior do tronco entre o PESCOÇO e o ABDOME; contém os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. (Tradução livre do original Sinônimos: Peito; Caixa Torácica
15 Endoscopia: Método no qual se visualiza o interior de órgãos e cavidades corporais por meio de um instrumento óptico iluminado.
16 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
17 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
18 Desnutrição: Estado carencial produzido por ingestão insuficiente de calorias, proteínas ou ambos. Manifesta-se por distúrbios do desenvolvimento (na infância), atrofia de tecidos músculo-esqueléticos e caquexia.
19 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
20 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

15/02/2013 - Comentário feito por Cristina
Re: Cirurgia bariátrica. O que é isso?
+___+ Olá ,lí sua matéria e me senti encorajada e motivada para decidi fazer essa cirurgia estou com médico marcado para dia 26/2/13 .Espero que o procedimento para o tratamento seja bom.Tenho apenas aquele friozinho mas sei que isso é normal,e passa.preciso muito melhorar minha auto estima e minha saúde.Valeu o incentivo.Tenho 44 anos e 108 k em cima de 1.54m.Artrose e um monte de coisas nas articulações.Minhas taxas são ótimas apesar do peso,mas as dores... :( Felicidades para todos nós.

13/02/2013 - Comentário feito por Priscila
Re: Cirurgia bariátrica. O que é isso?
Tenho muito medo de fazer a cirurgia e da alguma coisa errado,mais sei que seria melhor pra mim até pra minha saude e alto estima conheço pessoas que fizerão e deu td certo e hj estão felizes ....porem acho que meu medo só o pós será que realmente tds ficam bem sem presisar de remedios pro resto da vida

09/02/2013 - Comentário feito por Maurício
Re: Cirurgia bariátrica. O que é isso?
Eu estou fazendo meus exames pré-operatórios. Tenho 39 anos e meu IMC é 44. Já fiz os exames cardiológicos, porém faltam os demais. São muitos exames, mas a quantidade não me desanima. Venho me preparando para fazer a bariátrica há 8 meses, assistindo palestras e depoimentos no youtube. Além disso, conheço pessoas que já fizeram a cirurgia e hoje vivem super bem. A minha cirurgia está prevista para abril. Tudo está nas mãos de Deus e sei que tudo dará certo. Meu médico me deixou super confiante. É muito importante você confiar no seu médico e ele lhe passar segurança. Abraço a todos.

06/02/2013 - Comentário feito por jeff
Re: Cirurgia bariátrica. O que é isso?
Eu estou no pré-operatório,estou muito feliz por ter falado com o grupo de obesos e ex-obesos do estado de fortaleza estou lutando para perder 30 kilos para fazer a cirugia mais Deus e por nos .

29/01/2013 - Comentário feito por Fátima
Re: Cirurgia bariátrica. O que é isso?
Estou fazendo os exames pré operatórios, são muitos exames. Mas eu quero é ficar magra, e sei que tudo vai dar certo na cirurgia.

27/01/2013 - Comentário feito por rosana
Re: Cirurgia bariátrica. O que é isso?
olá estou com 123 kilos nao consigo emagrecer ainda mais minha pressao e muito alta ,mas meus exames estão indo bem para fazer a cirurgia.não vejo a hora.mas tenho um pouco de medo por causa da pressão.corro risco.como muito por anciedade na madrugada.

21/01/2013 - Comentário feito por uiara
Re: Cirurgia bariátrica. O que é isso?
Oi gente....Fiz a cirurgia bariatrica de scopinaro 19/12/12.Eu estava com co 108kg...até agora perdi 10kg...e a recuperação esta sendo tranquila..Desejo sorte a todos que pretende fazer o mesmo procedimento...

14/01/2013 - Comentário feito por Angela
Re: Cirurgia bariátrica. O que é isso?
Ânimo João, fiz a cirurgia no dia oito deste mês de janeiro de 2013 e se eu disser que senti dores, angústias, medo e outras coisas mais, estarei mentindo. Estou ótima, graças a Deus, fazendo a minha dieta do copinho e muito feliz. Ponha Deus no comando de sua vida e tudo dará certo para vc também. O acompanhamento do psicólogo e do nutricionista são fundamentais na sua recuperação. Boa sorte e que Deus lhe abençoe!

12/01/2013 - Comentário feito por Luciana
Re: Cirurgia bariátrica. O que é isso?
A muito tempo venho querendo fazer esta cirurgia. Tenho um pouco de receio, ja ouvi muitas criticas das poucas pessoas que comentei, mais a vontade de estar bem, de brincar com meu filho é muito maior!!! Tenho 32 anos e peso 150kg. Gostei muito dos comentários que li, só me deu mais animo para fazer!!!!

10/01/2013 - Comentário feito por marcia
Re: Cirurgia bariátrica. O que é isso?
tenho 33 anos meu imc e de 44.1 e to com muito medo aqui onde moro "goiania, goias" e muito dificil de consegui a cirurgia quero muito tenho medo de morre tem dias que acho que meu coração vai parar...nao quero morrer;

  • Entrar
  • Receber conteúdos