Diagnóstico precoce de gravidez: você está ou não está grávida?
Você pode ter um grande desejo de engravidar ou igualmente um grande temor de ter ficado grávida sem desejar. Em qualquer desses casos, muito provavelmente, você tem pressa de saber a resposta. Por isso vamos comentar alguns recursos de que você dispõe para saber se está ou não grávida.
Advertência: praticamente todas as pessoas estão destinadas a procriar. São muito raros os homens ou mulheres que não têm filhos e, se deste pequeno grupo ainda retirarmos as pessoas que não podem tê-los por impedimentos morais, mentais ou orgânicos, resta um ínfimo número de pessoas que não procriam. É muito grande o número de mulheres que engravidam sem querer, mesmo assumindo posteriormente a gravidez1 e levando-a a termo, sem falar das que interrompem a gestação a meio caminho. Um número igual de homens também se veem na contingência de serem pais sem tê-lo desejado. A força em direção à procriação é tão grande que se pode dizer que engravidar não é um ato totalmente voluntário, mas antes um imperativo da natureza. O Jornal do Brasil, num certo momento, chegou a afirmar que o número de abortos já havia ultrapassado o de nascimentos no país. Os homens e as mulheres que não desejam, bem como os que desejam ter filhos, devem levar em conta esses fatos.
Muitas mulheres são capazes de perceber alterações no seu organismo que sugerem gravidez1, mesmo antes do atraso menstrual. Assim, podem sentir náuseas3 ou vômitos4 matinais, aumento da salivação, obstipação5, flatulência, distensão abdominal, falta de apetite, aversão a determinados odores, como o das frituras, escurecimento do colo do útero6, da vagina7 e da vulva8 e amaciamento do istmo-cervical (colo do útero6). Outros sinais2 menos específicos e mais tardios são: pigmentação no rosto e linha média do abdome9, sensação de fadiga10, aumento do volume dos seios11, saliência dos mamilos12, maior pigmentação das aréolas, aumento do útero13, maior frequência das micções14.
Atraso menstrual
Se o óvulo15 liberado em cada ciclo menstrual não for fecundado, o corpo lúteo que fica em seu lugar, no ovário16, atrofia17-se e provoca a descamação18 do endométrio19 e a consequente menstruação20. Caso contrário, ele persiste e a mulher não menstrua. O atraso menstrual numa mulher que até então menstruou regularmente é, pois, o mais forte indício de gravidez1, mas não oferece uma certeza absoluta sobre isso, pois pode dever-se também a outras razões.
Testes caseiros para diagnóstico21 de gravidez1
- Existe uma série de testes populares que nem vale a pena comentar, porque são de muito pouca confiabilidade. Os testes caseiros de urina22 comprados em farmácia são de razoável confiabilidade (95%) e podem diagnosticar rapidamente a gravidez1 (10 dias após a ovulação23, cerca de 4 a 5 dias antes do atraso menstrual). Eles são comprados livremente nas farmácias e trazem as instruções de como devem ser usados. A única preocupação que a mulher deve ter é de verificar se a validade do teste não está vencida. Além disso, é um exame cômodo e que pode ser realizado pela própria mulher, embora precise ser confirmado posteriormente, qualquer que seja o resultado.
- Uma temperatura basal acima de 37,7ºC que persista depois do décimo sexto dia da ovulação23 é fortemente sugestiva de gravidez1.
Testes laboratoriais para diagnóstico21 de gravidez1
- Ao se iniciar a gravidez1, as concentrações da gonadotrofina coriônica humana24 (HCG), produzida pelo trofoblasto25, camada de células26 que vem a formar a camada superficial da placenta, aumentam rapidamente e podem ser detectadas no soro27 e na urina22 da mulher, sendo a sua dosagem um dos indicadores mais seguros de que se dispõe para diagnosticar uma gravidez1 (precisão de quase 100%). O teste para detectá-la pode ser feito a partir da primeira semana depois da fecundação28. Este teste leva cerca de 4 horas para ficar pronto e permite um diagnóstico21 precoce de gravidez1, mesmo na presença de um pequeno atraso menstrual.
- Teste laboratorial de urina22. É uma prova de inibição da hemaglutinação29. É mais seguro depois de 10 a 14 dias após a ovulação23 (95-98%). Os testes caseiros de gravidez1 são baseados no mesmo princípio.
- Prova de inibição de aglutinação do látex (teste da lâmina). Quando o anticorpo30 é misturado à HCG da urina22 de mulheres grávidas, ele bloqueia a aglutinação do látex (positivo para gravidez1). Se a mulher não estiver grávida, o anticorpo30 não será bloqueado e ocorrerá a aglutinação (negativo para gravidez1).
- Testes imunológicos de sangue31, de confiabilidade similar aos testes de urina22.
- Diagnóstico21 ultrassonográfico: o saco gestacional32 pode ser visível a partir do 42º dia do ciclo menstrual ou no 30º dia, se feito por via transvaginal. Contudo, uma confirmação inconteste apenas pode vir seis semanas após a falta da menstruação20, porque só aí o médico pode detectar os batimentos cardíacos do embrião, através de aparelhos específicos.
Sintomas33 de gravidez1
- Alguns sintomas33 da mulher com vida sexual ativa levantam a suspeita de gravidez1: amenorreia34, fadiga10, turgência35 e/ou dolorimento das mamas36, aumento da frequência urinária, sialorreia37 (excesso de salivação), fraquezas, desmaios, enjoos, vômitos4 (sobretudo matinais), alterações do apetite (malácia) e sonolência. Na gravidez1 mais adiantada podem ocorrer: estrias, pirose38, hemorroidas39, leucorreia40, cãibras, falta de ar, dor nas costas41, dor de cabeça42, sangramento gengival, edemas43 de membros inferiores, presença de fina pelugem na face44 (sinal45 de Halban), etc.
- Mais tardiamente podem ocorrer pigmentação escura nas áreas mais expostas à luz solar (cloasmas46), como nariz47, face44 e queixo, hiperpigmentação das aréolas mamárias e da linea alba (linha média horizontal do abdome9), veias48 mamárias mais aparentes, etc.
- A inspeção49 e o exame físico de toque, a palpação50 e a ausculta51 podem permitir ao profissional de saúde52 uma razoável suspeita de gravidez1, quando se referem ao corpo da mãe (tamanho, consistência e forma do útero13, aspecto físico da vagina7, etc.) e conferem certeza quando se referem ao feto53 (a palpação50 de partes do corpo do feto53 ou a detecção de movimentos ou batimentos cardíacos, etc.).
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.