Perguntas que as grávidas fazem
O que é pré-natal?
Pré-natal é o acompanhamento que o obstetra realiza para avaliar as condições de saúde1 da gestante e do bebê, através de exames clínicos e laboratoriais. Este conjunto de exames permite realizar diagnósticos e tratamentos precoces, minimizando as consequências de doenças ou malformações2 e gerenciar adequadamente a sua gravidez3.
Saiba mais nos artigos sobre "Pré-natal" e "Sintomas4 precoçes de gravidez3".
Grávida pode dirigir?
Sim, pode. Nos dois últimos meses da gestação procure não dirigir demasiadamente, pois nesta época as contrações uterinas podem aumentar e prejudicar a sua concentração. Se precisar fazer longas viagens, pare um pouco a cada 2 horas para se alimentar, hidratar-se, urinar, movimentar-se ou caminhar um pouco.
Posso fazer exercício físico na gravidez3?
Pode e deve, desde que moderados e adequados à sua condição. Use a assistência de um fisioterapeuta para fazer exercícios que melhorem sua respiração e fortaleçam os músculos5 de seu abdômen e períneo6. Isso ajudará muito na hora do parto. As mulheres que já praticavam atividades físicas devem continuá-las e adaptá-las ao seu novo estado. As sedentárias devem iniciá-las sob a orientação do médico ou do fisioterapeuta.
Veja nosso Guia de exercícios físicos durante a gravidez3.
Posso praticar esporte estando grávida?
Pode, desde que com moderação e que sejam esportes não violentos. Respeite os novos limites físicos desta sua fase. Evite grandes esforços físicos e as atividades que possam representar algum perigo para a futura mamãe ou para o bebê.
Posso usar saltos altos?
De preferência, use sapatos de saltos baixos e de base larga. À medida que a barriga cresce, o centro de gravidade e o ponto de equilíbrio da mulher também se alteram. Além disso, o salto baixo evita as chances de quedas.
Posso fumar?
Não. O fumar é habitualmente prejudicial à saúde1, principalmente durante a gravidez3. O fumo acarreta sérios problemas de circulação7 na placenta e isso prejudica muito a chegada de oxigênio para o bebê. Consequentemente, fatores como estes diminuem as chances do bebê nascer saudável.
Posso consumir bebidas alcoólicas?
Não. O álcool passa facilmente através da placenta e é prejudicial ao bebê. A ingestão continuada de bebidas alcoólicas próximas ao parto pode levar o bebê a ter a síndrome8 de abstinência alcoólica fetal (febre9, convulsão10, angústia respiratória, diarreia11).
Posso tomar sol?
Um pouco de sol é até bom, mas devido às mudanças hormonais que ocorrem na gravidez3, a pigmentação da pele12 pode aumentar irregularmente em algumas áreas, como no rosto, mesmo com pouca quantidade de sol. Isso, no entanto, não tem maiores consequências, senão estéticas. Principalmente após o segundo trimestre, procure usar algum fotoprotetor. Mesmo assim, não exagere ao tomar sol, pois pode aumentar as manchas na pele12. E sempre se lembre de beber muito líquido.
Posso tingir os cabelos?
Não existem estudos conclusivos sobre este assunto, mas é de boa praxe não usar produtos químicos de qualquer natureza durante a gestação. O couro cabeludo é capaz de absorver os corantes e levá-los à circulação7 sanguínea e eles podem ser tóxicos para o bebê.
Posso comer de tudo? Devo “comer por dois”?
A menos que haja qualquer restrição por orientação médica, a gestante não precisa restringir em nada a sua alimentação. Deve, no entanto, evitar tanto o excesso quanto a escassez de calorias13. Nessa fase é mais importante ainda que tenha uma alimentação equilibrada, variada e saudável. Se possível, oriente-se com uma nutricionista14. É preciso desmitificar a ideia de que a grávida deve “comer por dois”. Ela deve ganhar, no máximo, doze quilos ao final da gestação.
Por que os médicos prescrevem vitaminas antes, durante e depois da gravidez3?
Porque durante a gestação o feto15 em crescimento utiliza nutrientes do organismo da mulher, de modo que o estado nutricional dela é um dos seus principais determinantes de bem-estar. Mesmo em gestantes saudáveis, que se alimentam adequadamente, a deficiência de vitaminas e sais minerais pode ocorrer durante a gestação e também causar danos à saúde1 da mãe e do bebê.
Posso fazer tratamento dentário e tomar anestesia16?
Pode. Os tratamentos dentários, quando necessários, podem ser realizados em qualquer período da gestação e a anestesia16 pode ser tomada sempre que necessário.
Posso fazer exames de raios-X estando grávida?
A praxe é evitar, mas se for absolutamente necessário, a grávida pode se submeter ao exame, pois a dose de radiação é mínima. Os técnicos que realizam o exame devem sempre ser avisados, pois em alguns casos é possível que a gestante utilize um avental de chumbo sobre o abdômen para proteger-se da radiação.
O inchaço17 nas pernas é normal?
Ele não ocorre sempre, mas com grande frequência, principalmente no final da gestação. Para diminuí-lo, use meias elásticas de média compressão (com orientação médica), durante o dia e, sempre que possível, procure manter os pés elevados (acima da altura do coração18). Ao dormir, deite do lado esquerdo, pois esta posição favorece a circulação7 sanguínea, diminuindo o inchaço17.
Saiba mais no artigo sobre "Edema19 durante a gravidez3".
Posso ter relações sexuais durante a gravidez3? E após o parto, quanto tempo esperar?
Sim, desde que não sejam relações muito violentas ou traumáticas ou que aja alguma recomendação médica em contrário. Algumas grávidas que apresentam sangramentos podem precisar abster-se de relações sexuais durante certo tempo. Tanto no parto normal, quanto na cesariana, é recomendável que a mulher retorne às atividades sexuais apenas após quarenta dias do nascimento do bebê, época em que o organismo já está bem recuperado.
Veja nosso artigo com conhecimentos básicos sobre relação sexual.
Qual é o melhor tipo de parto?
O melhor tipo de parto é aquele que tanto a mãe quanto o bebê fiquem nas melhores condições possíveis de saúde1. O médico poderá determinar isso no acompanhamento pré-natal, mas na maioria das vezes isso só poderá ser escolhido muito próximo ao término da gestação. Em geral, para o parto normal há duas opções de anestesia16: anestesia16 local ou raqui/peridural20. Para a cesariana, a anestesia16 pode ser raqui ou peridural20.
Saiba mais nos artigos sobre "Parto vaginal", "Cesariana", "Anestesia16 local", "Anestesia16 peridural20" e "Anestesia16 raquidiana".
Por que tomar ácido fólico?
Porque o ácido fólico é essencial para o crescimento e o desenvolvimento normal do feto15, evitando malformações2 do tubo neural21, por exemplo. A carência dele traz problemas de fechamento incompleto da espinha dorsal ou de anencefalia ou espinha bífida22. Ele deve ser usado desde antes da gravidez3, quando a mulher planeja engravidar.
Veja nossos artigos sobre "Ácido fólico", "Anencefalia" e "Espinha bífida22".
Corro o risco de sofrer um aborto?
O aborto espontâneo pode ocorrer até a 20ª semana da gravidez3 em cerca de 15% de todas as gestações. A causa mais comum são alterações cromossômicas.
O que mais devo fazer para ter uma gravidez3 normal?
- Alimente-se bem, mas não engorde muito. Faça várias refeições por dia, comendo pouco a cada vez. Isso ajuda a controlar os enjoos e a azia23.
- Modere suas atividades físicas, mas não seja sedentária! Procure caminhar pelo menos meia hora por dia, num ritmo agradável. Faça alongamentos.
- Procure usar roupas que não apertem e que sejam confortáveis. Os sapatos devem ter saltos de, no máximo, 3 a 4 centímetros.
- A sua higiene pessoal é fundamental, tanto do seu corpo quanto do seu ambiente, para não dar chances dos microrganismos invadirem o organismo.
- Não se automedique e só utilize medicamentos se seu médico indicar.
- Procure se distrair, combatendo o estresse. Relaxe: algumas técnicas são maravilhosas para proporcionar bem-estar. Aprenda-as.
- Não tome sol sem proteção! Principalmente entre as 10 horas e as 16 horas.
- Cuide de seus dentes! Durante a gestação há maior facilidade para o aparecimento de cáries24 e gengivites.
- Cuide de suas mamas25! Tome sol nos mamilos26 e pratique exercícios para fortalecer a musculatura que as sustenta.
- Beba muito líquido para estimular seus intestinos27 que poderão ficar mais preguiçosos.
- Para sua higiene, utilize papel higiênico da frente para trás, para evitar infecções28.
- Mantenha a coluna reta ao andar e sentar.
- Pratique exercícios adequados para melhorar a circulação7.
- Converse com seu bebê, escute músicas relaxantes e fortaleça o seu vínculo afetivo com ele desde o início da gravidez3.
Leia também:
- "Gravidez3: dez razões para fazer exercícios durante a gestação"
- "Gravidez3: novo protocolo do Institute of Medicine sobre recomendação de ganho de peso durante a gestação"
- "Conheça os alimentos que devem ser consumidos e os que devem ser evitados durante a gravidez3"
- "Anemia29 na gravidez3: causas, sintomas4, diagnóstico30, tratamento, evolução e prevenção"
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.