Prevenção do câncer
Sobre a prevenção do câncer1
Os genes controlam a forma como as células2 crescem e se dividem e, quando alterados, podem levar ao câncer1, uma multiplicação desordenada de células2. Um pequeno número de cânceres é causado por alterações genéticas hereditárias, mas a maioria das alterações ocorre durante a vida de uma pessoa. A cada dia aparecem novas informações sobre a correta prevenção do câncer1 e muitas vezes elas são conflitantes. O assunto ainda está em evolução. No entanto, já se conhece com segurança alguns fatores, chamados fatores de risco, que aumentam as chances de desenvolver câncer1. Embora alguns desses fatores, como o envelhecimento e a genética não possam ser evitados, outros podem ser eficazmente afastados. Algumas mudanças relativamente simples no estilo de vida individual podem fazer uma grande diferença na prevenção do câncer1.
Como fazer a prevenção do câncer1?
Alguns fatores agressivos ao organismo devem ser evitados e outros, protetores, devem ser acrescentados. Os fatores de risco podem dever-se à história familiar, a situações pré-cancerosas ou ao estilo de vida.
NÃO USAR TABACO
O fumo tem sido associado a vários tipos de tumores, incluindo o câncer1 do pulmão3, boca4, garganta5, laringe6, pâncreas7, bexiga8, colo do útero9 e rim10. Mesmo se a pessoa não usar diretamente o tabaco, a exposição passiva ao fumo pode aumentar o risco de câncer1 de pulmão3.
EVITAR O ÁLCOOL
Estudos científicos têm mostrado que o consumo de álcool é ligado a um aumento do risco do câncer1 oral, câncer1 de esôfago11, câncer1 de mama12, câncer1 colorretal e câncer1 de fígado13.
OBSERVAR UMA DIETA SAUDÁVEL
Uma dieta não garante a prevenção do câncer1, mas pode ajudar a reduzir o seu risco. O paciente deve comer muitas frutas, legumes, grãos integrais e feijões. As mulheres que comem uma dieta mediterrânea14 suplementada com azeite extra-virgem e nozes mistas têm um risco reduzido de câncer1 de mama12.
EVITAR A OBESIDADE15
A manutenção de um peso saudável pode diminuir o risco de vários tipos de câncer1, incluindo os de mama12, da próstata16, do pulmão3, do cólon17 e do rim10. Escolha menos alimentos de alto teor calórico, como açúcares refinados e gorduras de origem animal.
CONTROLAR O DIABETES18
O diabetes mellitus19, sobretudo quando associado a outros fatores como fumo, álcool, envelhecimento e obesidade15, pode aumentar os riscos de desenvolvimento de câncer1.
EVITAR CARNES PROCESSADAS
A Organização Mundial de Saúde20 (OMS) concluiu que a ingestão de grandes quantidades de carne processada pode aumentar ligeiramente o risco de certos tipos de câncer1.
SER FISICAMENTE ATIVO
Além de ajudar a controlar o peso corporal, a atividade física regular pode reduzir o risco de câncer1 da mama12 e do cólon17.
PROTEGER-SE DO SOL
O câncer1 de pele21 é um dos tipos mais comuns de câncer1 e também um dos mais facilmente evitáveis. Procure evitar o sol do meio do dia, entre dez e dezesseis horas, quando os raios solares são mais fortes. Quando estiver ao ar livre, a pessoa deve ficar na sombra, tanto quanto possível. Óculos de sol e chapéu de abas largas também ajudam. Roupas compridas que cubram o máximo de pele21 possível são outra opção de ajuda. Use um protetor solar quando estiver ao ar livre. As lâmpadas fluorescentes também devem ser evitadas porque elas são tão prejudiciais como a luz solar natural.
EVITAR RADIAÇÕES
Estar exposto à radiação é uma causa conhecida de câncer1. A radiação que mais causa câncer1 é a radiação ultravioleta da luz solar, mas também é nociva a radiação ionizante, incluindo a radiação médica usada para fins diagnósticos, como raios-x, tomografia computadorizada22, fluoroscopia e os escaneamentos de medicina nuclear. Os cientistas acreditam que a radiação ionizante causa leucemia23, câncer1 de tireoide24 e câncer1 de mama12, entre outros. Estar exposto à radiação de raios-X de diagnóstico25 aumenta o risco de câncer1 em pacientes e técnicos de raios-X.
EVITAR OS MEDICAMENTOS IMUNOSSUPRESSORES
Os medicamentos imunossupressores aumentam o risco de câncer1 ao reduzirem a capacidade do corpo para combater as células2 malignas.
IMUNIZAR-SE
Alguns vírus26 e algumas bactérias são capazes de causar câncer1. A prevenção do câncer1 inclui também a proteção contra certas infecções27 virais, como a hepatite28 B e o papilomavírus humano (HPV), por exemplo.
EVITAR COMPORTAMENTOS DE RISCO
Evitar os comportamentos de risco que podem levar a infecções27. Recomenda-se, por exemplo: praticar sexo seguro e não compartilhar agulhas endovenosas.
RECORRER A CUIDADOS MÉDICOS REGULARES
Autoexames e rastreamentos regulares para vários tipos de câncer1, como os de pele21, cólon17, colo do útero9 e mama12 podem aumentar as chances de descobrir precocemente o câncer1, numa fase ainda tratável.
Outros fatores aos quais se atribui um papel na causa do câncer1 são: estar exposto a produtos químicos e outras substâncias, poluição do ar, beber água que contenha uma grande quantidade de arsênio e o contato com certos pesticidas e outros poluentes. Está em estudos a possibilidade de uma quimioprevenção, uso de substâncias para diminuir o risco de câncer1 ou evitar a recorrência29 dele em doentes de alto risco. Novas maneiras de prevenir o câncer1 estão sendo estudadas em ensaios clínicos30 e devem estar disponíveis em breve.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.