AbcMed
Medicamentos são substâncias químicas utilizadas para prevenir, diagnosticar, tratar, aliviar ou curar doenças, distúrbios ou condições de saúde1. Os medicamentos podem ser compostos por diferentes tipos de substâncias, incluindo moléculas sintéticas, produtos naturais, extratos de plantas, entre outros. Eles devem sempre ser utilizados sob supervisão médica, pois podem apresentar efeitos colaterais2 negativos e interações desfavoráveis com outros medicamentos ou substâncias.
[Mais...]
Os seres que parasitam aspectos internos do corpo do hospedeiro são chamados de endoparasitas e os que parasitam superfícies externas do corpo são ditos ectoparasitas. Por exemplo: no homem, as lombrigas e as tênias são endoparasitas; os piolhos e os carrapatos são ectoparasitas.
[Mais...]
A doença de Refsum, também chamada neuropatia1 hipertrófica de Refsum ou doença de armazenamento de ácido fitânico, é uma condição neurológica herdada que resulta no acúmulo de ácido fitânico nas células2 e tecidos. Seu nome foi dado em homenagem ao neurologista3 norueguês Sigvald Bernhard Refsum (19071991).
[Mais...]
Mielografia1 é um exame de radiografia ou tomografia computadorizada2 para esclarecer problemas no canal medular, mediante a obtenção de imagens com a injeção3 de um meio de contraste. Ela é realizada para detectar supostos problemas na medula espinhal4, raízes nervosas5 e outros tecidos adjacentes.
[Mais...]
O doping, na maior parte das vezes, vale-se de substâncias estimulantes da força, agilidade ou coordenação. O uso de substâncias estimulantes ou entorpecentes para uso tanto na vida diária, nos rituais religiosos e nas competições se confunde com a história da humanidade. Mas estritamente falando, chama-se doping ao uso de drogas para melhorar artificialmente o desempenho do atleta em esportes competitivos.
[Mais...]
Hepatomegalia1 é o aumento anormal do tamanho do fígado2. Geralmente indica a existência de uma hepatopatia (doença do fígado2) grave. No entanto, muitos indivíduos com hepatopatia podem apresentar um fígado2 de tamanho normal ou mesmo menor do que o normal.
[Mais...]
A síndrome1 de Raynaud, também chamada fenômeno de Raynaud2 ou doença de Raynaud3, é uma condição que afeta os vasos sanguíneos4 principalmente dos dedos das mãos5 e dos pés, embora vasos do nariz6, dos lábios e dos lobos7 das orelhas8 também possam ser envolvidos.
[Mais...]
Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas1 que aparecem na segunda fase do ciclo menstrual e desaparecem nos primeiros dias do início do ciclo menstrual. Seus sintomas1 variam de uma mulher para a outra.
[Mais...]
As malformações1 dos hemisférios cerebrais são condições congênitas2 ou adquiridas devido a lesões3, infecções4 ou outros eventos em que ocorre um desenvolvimento anormal ou incompleto dos hemisférios cerebrais, que são as metades do cérebro5. Essas malformações1 podem afetar diversas áreas do cérebro5 e podem variar em gravidade e sintomas6, dependendo do tipo e da extensão da malformação7.
[Mais...]
Fala-se em gravidez1 de risco em referência àquelas em que existem condições médicas ou obstétricas que aumentam o risco de complicações para a mãe, o feto2 ou ambos durante a gestação, no parto ou no período pós-parto. Essas condições podem ser preexistentes à gravidez1 ou surgir durante a gestação.
[Mais...]
Mostrar: 10 21 a 30 (Total: 405)
|