AbcMed
É uma síndrome1 que resulta da deficiência da produção de hormônios tireoidianos. Estima-se que 3 a 5% da população tenha alguma forma de hipotireoidismo2. É mais comum em mulheres e a incidência3 aumenta com a idade. Quando não tratado, o hipotireoidismo2 causa, nas crianças, atraso grave do crescimento e retardo mental. Na vida adulta, leva à depressão generalizada das funções orgânicas.
[Mais...]
Mudar o estilo de vida para ter uma dieta balanceada e manter a prática regular de atividades físicas diminui o risco de desenvolver diabetes mellitus1 e reduz o índice de complicações da doença em portadores desta condição.
[Mais...]
Medidas para prevenir a hipertensão arterial1 devem ser adotadas desde a infância. Toda a família deve participar. Controle do peso, dieta balanceada e prática de exercícios físicos regulares são medidas simples, que, quando implementadas desde fases precoces da vida, representam benefício potencial sobre o perfil de risco para doenças cardíacas e vasculares2.
[Mais...]
A cirurgia bariátrica1 é realizada para reduzir o tamanho do estômago2. Geralmente ela é feita para tratar a obesidade3 mórbida, nos casos em que as mudanças alimentares e a prática de atividades físicas regulares são impossíveis de serem implementadas.
[Mais...]
A fome física é caracterizada por uma sensação gradual de vazio no estômago1, indicando uma necessidade real de energia e nutrientes. Pode vir acompanhada de sinais2 físicos, como fraqueza, tontura3, dor de cabeça4 e estômago1 roncando. Já a fome emocional não decorre de uma necessidade fisiológica5. Trata-se de uma resposta a emoções como ansiedade, estresse, tédio, tristeza ou mesmo euforia. A pessoa busca na comida conforto, alívio ou distração.
[Mais...]
A Medicina define vida através de critérios como organização celular, metabolismo1, homeostase e reprodução2. A morte é determinada pela morte cerebral3, que consiste na cessação irreversível das funções cerebrais. Biologicamente, a vida humana inicia na fertilização4, com a formação do zigoto5, e o fim da vida ocorre com a morte cerebral3, mesmo com suporte artificial das funções corporais.
[Mais...]
Teoricamente, fome é a sinalização de uma necessidade puramente biológica de receber alimentos necessários e suficientes para cobrir os requerimentos da máquina orgânica. No entanto, a vontade de comer sempre reveste o sentimento de fome com fatores psicológicos, sociais e culturais e leva o desejo de alimentos para além das necessidades puramente biológicas.
[Mais...]
Fisioterapia da mente não é um termo técnico reconhecido formalmente, mas é frequentemente usado de forma metafórica para descrever práticas ou abordagens que promovem a saúde1 mental e o bem-estar cognitivo2, de maneira análoga à fisioterapia3 tradicional, que visa à reabilitação física. O termo se refere a atividades que estimulam, fortalecem ou recuperam funções mentais, ajudando a exercitar ou reabilitar capacidades como memória, atenção, raciocínio e resiliência emocional.
[Mais...]
A vitamina1 B12, também conhecida como cobalamina, é uma vitamina1 hidrossolúvel do complexo B que desempenha papel fundamental no metabolismo2 dos aminoácidos, síntese de DNA, eritropoiese3 (formação dos glóbulos vermelhos do sangue4) e manutenção da função neurológica.
[Mais...]
A dieta FMD (Fast Mimicking Diet = dieta que simula o jejum) é um protocolo alimentar de restrição calórica periódica de 5 dias consecutivos que mimetiza os efeitos metabólicos do jejum prolongado, mantendo uma ingestão nutricional mínima controlada. Diferentemente do jejum intermitente1 tradicional, a FMD não alterna períodos de alimentação e jejum diários, mas sim consiste em ciclos específicos de restrição calórica severa.
[Mais...]
Mostrar: 10 21 a 27 (Total: 27)
|