AbcMed
É uma síndrome1 que resulta da deficiência da produção de hormônios tireoidianos. Estima-se que 3 a 5% da população tenha alguma forma de hipotireoidismo2. É mais comum em mulheres e a incidência3 aumenta com a idade. Quando não tratado, o hipotireoidismo2 causa, nas crianças, atraso grave do crescimento e retardo mental. Na vida adulta, leva à depressão generalizada das funções orgânicas.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Hipotireoidismo: Distúrbio caracterizado por uma diminuição da atividade ou concentração dos hormônios tireoidianos. Manifesta-se por engrossamento da voz, aumento de peso, diminuição da atividade, depressão.
3 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
   [Mais...]

Mudar o estilo de vida para ter uma dieta balanceada e manter a prática regular de atividades físicas diminui o risco de desenvolver diabetes mellitus1 e reduz o índice de complicações da doença em portadores desta condição.
1 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
   [Mais...]

Medidas para prevenir a hipertensão arterial1 devem ser adotadas desde a infância. Toda a família deve participar. Controle do peso, dieta balanceada e prática de exercícios físicos regulares são medidas simples, que, quando implementadas desde fases precoces da vida, representam benefício potencial sobre o perfil de risco para doenças cardíacas e vasculares2.
1 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
2 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
   [Mais...]

A cirurgia bariátrica1 é realizada para reduzir o tamanho do estômago2. Geralmente ela é feita para tratar a obesidade3 mórbida, nos casos em que as mudanças alimentares e a prática de atividades físicas regulares são impossíveis de serem implementadas.
1 Cirurgia Bariátrica:
2 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
3 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
   [Mais...]

A fome física é caracterizada por uma sensação gradual de vazio no estômago1, indicando uma necessidade real de energia e nutrientes. Pode vir acompanhada de sinais2 físicos, como fraqueza, tontura3, dor de cabeça4 e estômago1 roncando. Já a fome emocional não decorre de uma necessidade fisiológica5. Trata-se de uma resposta a emoções como ansiedade, estresse, tédio, tristeza ou mesmo euforia. A pessoa busca na comida conforto, alívio ou distração.
1 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
2 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
3 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
4 Cabeça:
5 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
   [Mais...]

A Medicina define vida através de critérios como organização celular, metabolismo1, homeostase e reprodução2. A morte é determinada pela morte cerebral3, que consiste na cessação irreversível das funções cerebrais. Biologicamente, a vida humana inicia na fertilização4, com a formação do zigoto5, e o fim da vida ocorre com a morte cerebral3, mesmo com suporte artificial das funções corporais.
1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
2 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
3 Morte cerebral: Um dos conceitos aceitos para MORTE CEREBRAL é o de que “O indivíduo que apresenta cessação irreversível das funções cardíaca e respiratória OU cessação irreversível de TODAS as funções de TODO o encéfalo, incluindo o tronco cerebral, está morto“. Esta definição estabeleceu a sinonímia entre MORTE ENCEFÁLICA e MORTE DO INDIVÍDUO. A nomenclatura MORTE ENCEFÁLICA tem sido preferida ao termo MORTE CEREBRAL, uma vez que para o diagnóstico clínico, existe necessidade de cessação das atividades do córtex e necessariamente, do tronco cerebral. Havendo qualquer sinal de persistência de atividade do tronco encefálico, não existe MORTE ENCEFÁLICA, portanto, o indivíduo não pode ser considerado morto. Como exemplos desta situação, podemos citar os anencéfalos, o estado vegetativo persistente e os casos avançados da Doença de Alzheimer. Ainda existem vários pontos de discussão sobre o conceito de MORTE CEREBRAL.
4 Fertilização: Contato entre espermatozóide e ovo, determinando sua união.
5 Zigoto: ÓVULO fecundado, resultante da fusão entre um gameta feminino e um masculino.
   [Mais...]

Teoricamente, fome é a sinalização de uma necessidade puramente biológica de receber alimentos necessários e suficientes para cobrir os requerimentos da máquina orgânica. No entanto, a vontade de comer sempre reveste o sentimento de fome com fatores psicológicos, sociais e culturais e leva o desejo de alimentos para além das necessidades puramente biológicas.   [Mais...]
“Fisioterapia da mente” não é um termo técnico reconhecido formalmente, mas é frequentemente usado de forma metafórica para descrever práticas ou abordagens que promovem a saúde1 mental e o bem-estar cognitivo2, de maneira análoga à fisioterapia3 tradicional, que visa à reabilitação física. O termo se refere a atividades que estimulam, fortalecem ou recuperam funções mentais, ajudando a “exercitar” ou “reabilitar” capacidades como memória, atenção, raciocínio e resiliência emocional.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
3 Fisioterapia: Especialidade paramédica que emprega agentes físicos (água doce ou salgada, sol, calor, eletricidade, etc.), massagens e exercícios no tratamento de doenças.
   [Mais...]

A vitamina1 B12, também conhecida como cobalamina, é uma vitamina1 hidrossolúvel do complexo B que desempenha papel fundamental no metabolismo2 dos aminoácidos, síntese de DNA, eritropoiese3 (formação dos glóbulos vermelhos do sangue4) e manutenção da função neurológica.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Eritropoiese: Formação de hemácias.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]

A dieta FMD (Fast Mimicking Diet = dieta que simula o jejum) é um protocolo alimentar de restrição calórica periódica de 5 dias consecutivos que mimetiza os efeitos metabólicos do jejum prolongado, mantendo uma ingestão nutricional mínima controlada. Diferentemente do jejum intermitente1 tradicional, a FMD não alterna períodos de alimentação e jejum diários, mas sim consiste em ciclos específicos de restrição calórica severa.
1 Intermitente: Nos quais ou em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo. Em medicina, diz-se de episódios de febre alta que se alternam com intervalos de temperatura normal ou cujas pulsações têm intervalos desiguais entre si.
   [Mais...]

Mostrar: 10
« Anteriores - 1 - 2 - 3
21 a 27 (Total: 27)
  • Entrar
  • Receber conteúdos