AbcMed  -  Vida Saudável
Há uma crença popular de que beber alguns copos de água imediatamente após acordar, em jejum, é bom para a saúde1. Esse é um hábito popular no Japão, onde acredita-se que ele pode realmente tratar várias doenças. Mas, cuidado, o álcool pode anular os benefícios da água ingerida.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Para manter os riscos do álcool para a saúde1 em um nível baixo, o UK Chief Medical Officers’ (CMO) aconselha que é mais seguro não beber mais de 14 unidades por semana regularmente. O CMO também fornece orientações sobre beber durante a gravidez2 e beber uma única ocasião.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

Uma ressaca é um conjunto de sinais1 e sintomas2 desagradáveis que normalmente se desenvolvem depois que uma pessoa tenha bebido muito álcool. Mas existem algumas dicas para ajudar a evitar que ela apareça.
1 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

A melhor maneira de ganhar massa muscular é fazer exercícios de musculação, seguindo as orientações de um profissional competente, e usar uma alimentação rica em proteínas1, de preferência orientada por um nutricionista2 ou um nutrólogo.
1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
2 Nutricionista: Especialista em nutricionismo, ou seja, especialista no estudo das necessidades alimentares dos seres humanos e animais, e dos problemas relativos à nutrição.
   [Mais...]

A higiene do sono está relacionada a melhorar os fatores ambientais e reduzir os maus hábitos que prejudicam o sono. Para bem dormir, não basta estirar-se em qualquer lugar, de qualquer forma e a qualquer hora. Um bom sono depende de fatores externos, muitos dos quais são treinados durante a vida e tornam-se condicionantes do bem dormir.   [Mais...]
Empatia (do grego: em = em + pathos = emoção, sentimento) é a capacidade psicológica para perceber e sentir o que sente outra pessoa numa situação específica vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender o que sente outro indivíduo em cada situação.   [Mais...]
Os adoçantes, também chamados edulcorantes, são substâncias químicas obtidas de matérias primas naturais ou artificiais. O poder de adoçamento dos edulcorantes é maior do que o da sacarose (o açúcar1 comum obtido da cana de açúcar1). São substâncias de baixo ou inexistente valor energético que proporcionam a um alimento o gosto doce.
1 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
   [Mais...]

O bicarbonato de sódio é um sal composto de íons1 de sódio e bicarbonato, fórmula NaHCO3. É um pó fino, branco e cristalino2, solúvel em água, que tem um sabor ligeiramente salgado e alcalino, parecido ao dos refrigerantes (carbonato de sódio).
1 Íons: Átomos ou grupos atômicos eletricamente carregados.
2 Cristalino: 1. Lente gelatinosa, elástica e convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A distância focal do cristalino é modificada pelo movimento dos músculos ciliares, permitindo ajustar a visão para objetos próximos ou distantes. Isso se chama de acomodação do olho à distância do objeto. 2. Diz-se do grupo de cristais cujos eixos cristalográficos são iguais nas suas relações angulares gerais constantes 3. Diz-se de rocha constituída quase que totalmente por cristais ou fragmentos de cristais 4. Diz-se do que permite que passem os raios de luz e em consequência que se veja através dele; transparente. 5. Límpido, claro como o cristal.
   [Mais...]

A taxa sanguínea normal de vitamina1 D (Calciferol) é essencial para uma boa saúde2. Os níveis plasmáticos da vitamina1 D devem ficar entre 30 e 100 ng/ml (nanogramas por mililitro). Diz-se que há deficiência da vitamina1 D quando os índices medidos estão abaixo desses valores.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

No ser humano o sono é formado por ciclos de quatro estágios que duram de 70 a 110 minutos (média de 90 minutos) cada um e que se repetem quatro ou cinco vezes durante uma noite de sono de oito horas. Os fins e os mecanismos do sono ainda não são inteiramente claros para a ciência, mas têm sido objeto de intensas investigações recentes muito reveladoras.   [Mais...]


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos