O sábio ditado é melhor prevenir que remediar não tem sido seguido à risca pela medicina atual, mas poderia torná-la mais simples, menos onerosa e mais eficaz. O que se chama de Medicina Preventiva deveria ser uma prática constituída por esforços direcionados à prevenção de doenças ou lesões1, seja na comunidade como um todo, seja no indivíduo singular. Mas só muito timidamente isso tem acontecido.
[Mais...]
Fitoterápicos, ou produtos botânicos, são produtos feitos a partir de plantas e usados para manter a saúde1 ou tratar doenças. Muitos dos medicamentos usualmente prescritos pelos médicos também são feitos a partir de vegetais, mas estes produtos contêm apenas ingredientes purificados das plantas.
[Mais...]
A rafinose é um açúcar1 trissacarídeo, branco e cristalino2, composto de galactose3, frutose4 e glicose5, que pode ser encontrado no feijão, repolho, couve, couve de Bruxelas, brócolis, aspargos, uvas, soja e outras plantas.
[Mais...]
Por modulação hormonal entende-se o uso de hormônios bioidênticos (iguais aos produzidos naturalmente pelo corpo), aminoácidos, vitaminas e antioxidantes, com o objetivo de que o corpo, mesmo de indivíduos mais velhos, atinja o mesmo padrão da juventude plena aos 18-21 anos. Sabe-se que os hormônios estão intimamente relacionados ao processo do envelhecimento.
[Mais...]
Uma dieta saudável começa cedo na vida com o aleitamento materno1. Após o início do desmame, a dieta vai sendo complementada e segue-se a introdução de uma alimentação equilibrada contendo proteínas2, carboidratos, gorduras, frutas, vegetais e fibras. Todos esses macro e micronutrientes3 colaboram para a boa saúde4.
[Mais...]
A tiamina, também conhecida como vitamina1 B1, é uma vitamina1 encontrada em alguns alimentos naturais e elaborada como suplemento dietético e como medicação. É um nutriente que desempenha um papel importante no cérebro2, no sistema nervoso3 em geral e no sistema circulatório4.
[Mais...]
O tabaco pode ser usado de diversas maneiras de acordo com sua forma de apresentação: inalado, aspirado e mascado, e sob todas as formas ele é maléfico à saúde1. A fumaça do cigarro é uma mistura de mais de 4.700 substâncias tóxicas que atuam desfavoravelmente sobre diversos sistemas e órgãos do corpo. Mais de 60 dessas substâncias são potencialmente cancerígenas.
[Mais...]
Os sinais vitais1 são quatro: pressão arterial2, pulsação, frequência respiratória e temperatura corporal. Eles são quantificados mediante avaliações numéricas e comparados a parâmetros tidos como normais, que variam de acordo com a idade, peso, sexo e saúde3 geral do paciente e servem para indicar seu estado geral atual e fornecer pistas para possíveis doenças e para a evolução do tratamento.
[Mais...]
O ritmo circadiano1 caracteriza-se por mudanças físicas, mentais e comportamentais que se dão nas pessoas no período de um dia. Ele responde principalmente (mas não só) à luz e às trevas no ambiente de um organismo.
[Mais...]
A crononutrição é a área do conhecimento que estuda como o relógio biológico de cada indivíduo influencia a alimentação, ditando o melhor horário para cada tipo de refeição.
[Mais...]
|