AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A flatulência é a eliminação, pelo ânus1, de gases engolidos pelo indivíduo ou produzidos por ele no processo fisiológico2 da digestão3 e que não tenham sido eliminados pela eructação4 (arroto). Geralmente esses gases possuem odor fétido e desagradável, mas podem ser de pouco ou nenhum odor.
[Mais...]
Eructações, popularmente conhecidas como arrotos, ocorrem quando gases do estômago1 são expelidos através da boca2, frequentemente acompanhados de uma emissão ruidosa característica.
[Mais...]
Pediculose é uma infestação1 causada por um parasita2 que pode ser encontrado no couro cabeludo (popularmente chamado de piolho), no corpo e no púbis3 (popularmente chamado de chato), regiões do corpo cobertas por pelos. Normalmente, os parasitas sugam o sangue4 da pele5, nessas regiões, e as fêmeas depositam seus ovos nos fios de cabelo6.
[Mais...]
Artrite1 é um termo genérico que se refere a um grande número de enfermidades diferentes. As artrites são inflamações2 das articulações3 produzidas por diversos motivos. As artrites são um tipo de reumatismo4 e raramente têm suas origens conhecidas. No entanto, todas elas envolvem fatores genéticos, orgânicos, ocupacionais e ambientais.
[Mais...]
Chama-se hemorragia1 ou sangramento à perda de sangue2 do sistema circulatório3 para dentro das cavidades ou tecidos do próprio organismo ou para fora dele, devido à laceração ou ruptura de vasos sanguíneos4. São hemorragias5 típicas aquelas que ocorrem após acidente ou traumatismo6, rompimento de um aneurisma7 ou de varizes8, esfoladura da pele9, etc.
[Mais...]
A escabiose1, popularmente chamada de sarna2, é uma infestação3 parasitária da pele4 que pode ocorrer tanto em seres humanos como em animais. É causada por um parasita5 minúsculo, nem sempre visível, que produz intenso prurido6.
[Mais...]
O espirro é uma expulsão convulsiva, ruidosa, involuntária1 e automática de ar pelo nariz2 e pela boca3. É uma forma de o corpo expulsar o dióxido de carbono em excesso, sob a forma de partículas líquidas, chamadas perdigotos, e com isso tentar eliminar substâncias estranhas ou micróbios que estejam incomodando a árvore respiratória.
[Mais...]
Insolação é o acidente provocado ela exposição prolongada a um ambiente quente e seco. A insolação mais comum é a que resulta da exposição direta e prolongada ao sol. Ela causa um distúrbio no mecanismo de controle da temperatura do corpo e pode provocar febre1 alta, pele2 seca e avermelhada, pulsação acelerada, falta de ar, enjoo, vômitos3, tonturas4 e até desmaios.
[Mais...]
O soluço resulta de uma contração espasmódica1 reflexa e involuntária2 do diafragma3 (músculo que separa o tórax4 do abdome5), seguida por um movimento de distensão e de relaxamento desse músculo. A maioria dos casos de soluços dura apenas alguns minutos e cede espontaneamente, sem necessidade de intervenção médica. São raros os casos severos e persistentes.
[Mais...]
Gonorreia1 ou blenorragia2 (popularmente conhecida como pingadeira) é uma doença sexualmente transmissível, altamente contagiosa3, resultante da infecção4 bacteriana pela Neisseria gonorrhoeae, uma bactéria5 gram-negativa que atinge tanto homens como mulheres.
[Mais...]
|