AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Hemorroidas1 são dilatações das veias2 do plexo hemorroidário. Isto ocorre porque essas veias2, ao contrário de outras, não têm válvulas para impedir o represamento e refluxo do sangue3 e, portanto, qualquer aumento da pressão nelas propicia o seu ingurgitamento. A hemorroida pode ser classificada em interna ou externa. Se interna, as dilatação são das veias2 situadas 1,5 a 2 cm acima da abertura anal; se externa, são dilatações de veias2 externas ao ânus4.
[Mais...]
Alergias são respostas exageradas do sistema imunológico1 a substâncias estranhas ao organismo e que geram uma hipersensibilidade a um estímulo externo específico (alergenos2). Elas também podem acontecer pelo contato da pele3 com determinados objetos, como pulseiras de plástico, metal ou couro, óculos, botões de metal, elásticos e esmalte4.
[Mais...]
O músculo diafragma1, localizado na transição entre o tórax2 e o abdome3, separa as duas cavidades corporais. Neste músculo existe um orifício, conhecido por hiato esofágico, por onde o esôfago4 penetra na cavidade abdominal5 e se liga ao estômago6. A hérnia7 de hiato caracteriza-se por um enfraquecimento do diafragma1 e alargamento do orifício nele contido, pelo qual uma parte do estômago6 desliza em direção ao esôfago4.
[Mais...]
Hérnias1 de disco são hérnias1 que ocorrem na coluna vertebral2. A coluna vertebral2 consta de 33 vértebras (7 cervicais, 12 torácicas; 5 lombares, 5 sacrais e 4 fundidas no osso cóccix3) dispostas umas sobre as outras, formando no seu interior um canal por onde passa a medula espinhal4. As vértebras são mantidas empilhadas por vários músculos5 e ligamentos6 (músculos5 e ligamentos6 paravertebrais) e entre elas há um disco cartilaginoso elástico, cuja função é evitar o atrito e amortecer os impactos sofridos pela coluna vertebral2. Eles servem também para criar e manter um espaço entre as vértebras, por onde saem as raízes dos nervos que se dirigem à periferia do corpo. Com o tempo e o uso repetitivo, esses discos se desgastam, facilitando a formação de hérnias1. Hérnia de disco7 é a projeção de uma dessas placas8 cartilaginosas para fora de sua localização normal.
[Mais...]
Hérnias1 abdominais são protrusões de um órgão ou parte dele para fora do espaço que ele normalmente ocupa. Esta protrusã ocorre através de um orifício na parede do abdome2, natural ou adquirido.
[Mais...]
A hepatite1 B é uma doença infecciosa crônica que ataca o fígado2, causada por um vírus3 transmitido principalmente pelo contato sexual ou por agulhas infectadas e que pode progredir para cirrose4 hepática5 ou câncer6 do fígado2.
[Mais...]
A ascite1, popularmente conhecida como barriga dágua, é o acúmulo de líquidos na cavidade abdominal2, líquido este que pode conter plasma sanguíneo3, linfa4, bile5, suco pancreático6, urina7 ou outras substâncias, na dependência da causa da ascite1. Esse líquido pode ser um transudato8 ou um exsudato9.
[Mais...]
A sífilis1 é uma doença infecciosa sexualmente transmissível, causada por uma espiroqueta2 chamada Treponema pallidum, que se caracteriza, num primeiro estágio, por lesões3 da pele4 e mucosas5. Ela raramente pode ser transmitida por contaminação fetoplacentária. Depois desse primeiro estágio a doença pode permanecer latente por algum tempo (semanas ou meses) sem sintomas6, e reaparecer depois, num segundo estágio, após o qual volta a ficar em latência7 (dessa vez por anos ou décadas), para reaparecer novamente, já com sintomas6 graves.
[Mais...]
O tétano1 é uma doença infecciosa grave, não contagiosa2, que pode levar à morte. A infecção3 da bactéria4 causadora se dá pela penetração, na pele5 humana, de esporos6 da bactéria4 Clostridium tetani, existentes normalmente nas fezes de animas e de humanos e depositados na terra ou na areia.
[Mais...]
Septicemia1 é a invasão sanguínea de todo o organismo por germes patogênicos provenientes de um foco infeccioso pré-existente.
[Mais...]
|