AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
O mercúrio é um tóxico celular geral, provocando desintegração de tecidos e bloqueio dos sistemas enzimáticos fundamentais para a oxidação celular, agindo como veneno protoplasmático. Ele é tóxico para o homem em qualquer de suas formas, mas o mercúrio elementar representa a maior fonte de problemas, ou a mais identificável delas.
[Mais...]
A intoxicação pelo chumbo é chamada saturnismo1, termo derivado do deus romano Saturno, que os romanos acreditavam ser quem lhes concedeu esse metal. O chumbo pode estar presente no meio ambiente de forma natural ou como consequência de sua utilização industrial e os casos de intoxicação podem decorrer de qualquer dessas fontes. O chumbo é uma substância cumulativa no organismo e costuma levar a uma doença crônica, com episódios sintomáticos agudos, às vezes de efeitos irreversíveis.
[Mais...]
A rubéola1 é uma doença infecciosa viral, causada por um Togavírus e transmitida de uma pessoa a outra por via respiratória. A doença afeta principalmente crianças entre cinco e nove anos e é mais frequente nos países com climas temperados, durante a primavera. Desde a introdução da vacina2 ela se tornou rara ou mesmo extinta nos países desenvolvidos, embora continue comum nos países mais pobres.
[Mais...]
Hipogonadismo é o termo usado para descrever a condição de uma diminuição da função das gônadas1 (ovários2 ou testículos3), as quais têm duas funções principais: produzir hormônios sexuais e produzir os óvulos (femininos) ou os espermatozoides4 (masculinos).
[Mais...]
A histoplasmose é uma micose1 sistêmica causada por um fungo2 que afeta os órgãos internos. Ocorre com maior frequência ao longo dos rios Mississipi e Ohio, nos Estados Unidos, e também no Brasil, Venezuela, Guiana Francesa e outros países da América do Sul, bem como na África.
[Mais...]
|