Pneumonia em adultos. Parte II.
Pneumonia1 em adultos - Parte II
Classificação e prevenção
Existe uma classificação para as diferentes pneumonias?
A pneumonia1 pode ser classificada de acordo com a sua causa:
Pneumonia1 adquirida na comunidade
Refere-se às pneumonias adquiridas no curso normal da vida, ou seja, na escola, no trabalho, no supermercado. Enfim, em atividades rotineiras realizadas por qualquer pessoa. A causa comum é a bactéria2 Streptococcus pnemoniae (pneumococo). Outra causa menos comum é o Mycoplasma pneumoniae, um pequeno microorganismo que produz poucos sintomas3 comparado a outras bactérias que causam a pneumonia1.
Pneumonia1 hospitalar
Pessoas hospitalizadas podem correr o risco de contrair pneumonia1, principalmente aquelas que precisam usar ventiladores mecânicos para respirar artificialmente, os internados em unidades de tratamento intensivo ou com doenças que debilitam o sistema imune4. Este tipo de pneumonia1 pode ser extremamente sério, especialmente em idosos, crianças pequenas e pessoas com doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) ou HIV5/AIDS.
A pneumonia1 hospitalar pode se desenvolver em 48 horas após a internação. Esta categoria inclui as pneumonias pós-operatórias – mais comuns em pessoas com mais de 70 anos que passaram por uma cirurgia abdominal ou torácica – e as pneumonias associadas a cuidados médicos adquiridos em centros de tratamentos crônicos em que se usam medicamentos de infusão intravenosa ou centros de diálises renais.
Um fator predisponente comum é o refluxo gastroesofágico6 (RGE).
Pneumonia1 aspirativa
A pneumonia1 de aspiração ocorre quando há entrada de secreções da via aérea superior ou do estômago7 para dentro dos pulmões8. Frequentemente, o conteúdo que é aspirado para um ou ambos pulmões8 é o suco gástrico que, por ser ácido, inicialmente causa uma pneumonite9 (inflamação10) nos pulmões8 e depois a pneumonia1 propriamente dita.
Ela é mais frequente em bebês11, idosos, pacientes com danos cerebrais, pessoas que consomem muita bebida alcóolica, pessoas com dificuldade de deglutição12 como pacientes com esclerose13 amiotrófica lateral, doença de Parkinson14 e acidentes vasculares15 cerebrais.
Pneumonia1 causada por organismos oportunistas
Este tipo de pneumonia1 afeta pessoas com o sistema imune4 debilitado. Microorganismos que não causam danos em pessoas saudáveis podem ser perigosos para pessoas com AIDS ou outra doença que afeta o sistema imune4, como aqueles que fazem transplantes, usam corticoides em dose imunodepressiva ou estão em uso de quimioterapia16.
Pneumonia1 por outros patógenos
Epidemia do vírus17 influenza18 H1N5 (gripe19 aviária) e Síndrome20 Respiratória Aguda Grave (SARS) causaram pneumonias infecciosas letais mesmo em pessoas saudáveis, como é o caso agora do vírus17 influenza18 H1N1. Algumas vezes, fungos e a bactéria2 da tuberculose21 também podem causar pneumonia1.
O que fazer para prevenir a pneumonia1?
- Lave as mãos22. As mãos22 geralmente são o primeiro contato com germes causadores de pneumonia1. Estes germes entram no corpo quando você toca seus olhos23, nariz24 ou boca25. Lavar as maõs com água e sabão ajuda a diminuir o risco de contaminação. Quando lavar não for possível, use álcool em gel.
- Evite o cigarro. Fumar destroi as defesas naturais dos pulmões8.
- Vacine-se. É recomendada a vacinação contra o vírus17 influenza18 (vacina26 contra influenza18) e a vacinação contra o pneumococo (vacina26 anti-pneumocócica).
A vacina26 contra influenza18 faz parte do Programa Nacional de Imunização27 para todas as pessoas com mais de 60 anos e nos Centros de Referência de Imnunobiológicos Especiais pode ser aplicada nos grupos de risco como imunodeprimidos, transplantados, profissionais de saúde28, portadores de doenças crônicas cardíacas, neurológicas, nefrológicas, pneumopatias ou hepatopatias crônicas e nos asplênicos (pessoas que não tem o baço29).
Existem dois tipos de vacina26 anti-peumocócica: a vacina26 polissacarídica 23 valente (Pn23) e a vacina26 conjugada 7 Valente (Pn7). Esta última pode ser aplicada em crianças a partir de 2 meses de idade até os cinco anos. A vacina26 Pn23 está indicada para pessoas com mais de 60 anos e aqueles em situações de risco para a doença pneumocócica (mesmo grupo de risco30 citado acima).
- Cuide da sua saúde28. Ter uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos associada a exercícios físicos regulares ajuda a manter o organismo saudável, fortalecendo o sistema imunológico31.
- Trate o refluxo gastroesofágico6. Caso você tenha refluxo, tratar os sintomas3 do refluxo gastroesofágico6 ajuda a prevenir a pneumonia1.
- Emagreça se você está acima do peso. A obesidade32 está associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares33 e diabetes mellitus34. Perder peso também ajuda no tratamento do refluxo gastroesofágico6.
- Proteja os outros da sua infecção35. Se você está com pneumonia1, evite o contato próximo, principalmente com pessoas com comprometimento do sistema imunológico31. Quando não for possível, use máscara facial e evite tossir sem tampar a boca25 com um lenço.
Procure um clínico geral ou um pneumologista caso você sinta os sintomas3 da pneumonia1.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.