AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Ascaridíase é uma parasitose causada pelo Ascaris lumbricoides, conhecido popularmente como lombriga ou bicha. São vermes fusiformes, lisos e brilhantes, branco-amarelados, de reprodução1 sexuada, sendo a fêmea maior que o macho (cerca de 40 centímetros de comprimento). As formas adultas podem viver por aproximadamente dois anos.
[Mais...]
Difilobotríase ou tênia do peixe é uma doença causada por um parasita1 que se instala no intestino humano. Ainda é uma doença pouco conhecida no Brasil, mais frequente no estado de São Paulo. Com a recente tendência de aumento no consumo de preparações orientais com peixes crus, ela deve se tornar cada vez mais comum.
[Mais...]
A esclerose1 lateral amiotrófica é uma doença nervosa rara, progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração2 dos neurônios3 motores que controlam os músculos4 voluntários, preservando a sensibilidade, o intelecto e os órgãos dos sentidos, assim como a função sexual, intestinal e vesical5. A expressão esclerose lateral refere-se ao "endurecimento" do corno anterior da substância cinza da medula espinhal6 e do fascículo piramidal7 do funículo lateral da substância branca da medula8, no qual se localizam fibras nervosas oriundas de neurônios3 motores superiores. O termo amiotrófica (do grego: a = não, mio = músculo, trófica9 = alimento) refere-se ao fato de que os músculos4 privados de inervação se degeneram e perdem massa e força (se atrofiam).
[Mais...]
Popularmente, é comum que uma pessoa fale: tenho adenoide. O que ela quer dizer com isso é que tem adenoidite. As adenoides, chamadas carne esponjosa, existem em todas as pessoas. São vegetações1 celulares localizadas no cavum2, na parede posterior da nasofaringe3, região por onde passa o fluxo aéreo nasal e que atua como caixa de ressonância da fala. Quando as adenoides estão inflamadas há uma adenoidite.
[Mais...]
Embolia1 pulmonar (ou tromboembolismo2 pulmonar) é a obstrução repentina da artéria pulmonar3 ou de um de seus ramos por um êmbolo4, com prejuízos significativos para a circulação5 sanguínea e a respiração. Trata-se de uma condição grave que pode levar à morte. Cerca de 15% das mortes súbitas são devido à embolia1 pulmonar.
[Mais...]
|