AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A febre amarela1 é uma doença infecciosa viral transmitida por mosquitos contaminados e cujos reservatórios naturais não humanos são certos tipos de primatas que vivem nas florestas tropicais. A enfermidade não se transmite diretamente de uma pessoa para outra. Para tal é preciso que o mosquito transmissor pique primeiro uma pessoa ou animal contaminado (usualmente um macaco) e depois do vírus2 ter-se multiplicado no seu interior, pique a pessoa sadia.
[Mais...]
A fibrose cística1 (ou mucoviscidose2) é uma doença hereditária e não contagiosa3 que causa espessamento e aumento da viscosidade4 das secreções de algumas glândulas5, afetando todo o organismo (principalmente pulmões6 e trato digestivo), levando ao mau funcionamento progressivo de vários órgãos e frequentemente à morte. Manifesta-se igualmente em ambos os sexos.
[Mais...]
Arritmias1 cardíacas são alterações do ritmo normal dos batimentos cardíacos devido a alterações na emissão dos impulsos nervosos a partir do nó sinusal2 ou na condução deses impulsos até os músculos3 cardíacos. As arritmias1 se devem a uma grande quantidade e variedade de causas e embora a maioria delas seja inofensiva, há também as que constituem uma urgência4 médica e que podem levar à morte.
[Mais...]
O resfriado comum, também conhecido como rinofaringite, e a gripe1 são enfermidades diferentes. Os resfriados comuns são comumente causados por rinovírus ou coronavírus, enquanto a gripe1 é causada pelo vírus2 influenza3. Trata-se de uma infecção4 viral aguda, menos grave e mais frequente que a gripe1, mas de sintomas5 parecidos.
[Mais...]
A gripe1 é o resultado de uma infecção2 viral aguda por vírus3 da família influenza4, que normalmente podem contaminar aves e mamíferos. Trata-se de uma infecção2 mais grave que a do resfriado comum, embora muitas vezes seja confundida com ele. Seja por sua ação direta, seja pelas complicações que pode acarretar (principalmente pneumonias) a gripe1 mata milhares de pessoas todos os anos em todo o mundo.
[Mais...]
Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), antigamente mais conhecidas como doenças venéreas, são doenças infecciosas causadas por vírus1, fungos, protozoários2 ou bactérias, que geralmente são passadas de uma pessoa infectada para outras principalmente por meio de contatos sexuais, embora também possam ser transmitidas por outros meios.
[Mais...]
Estima-se que no Brasil 18% das pessoas têm varizes1, a maioria delas do sexo feminino. Com o passar do tempo, e devido a fatores hereditários, as veias2 diminuem a sua elasticidade3 normal e as válvulas venosas perdem sua eficiência. Com isso, o sangue4 passa a ficar parado ou mesmo a refluir dentro das veias2, provocando a dilatação das mesmas.
[Mais...]
Miosite é uma miopatia1 inflamatória. Ela pode afetar qualquer região do corpo e causar a degeneração2 progressiva dos tecidos musculares, afetando também as artérias3 e demais vasos sanguíneos4. Como em geral atinge simultaneamente vários músculos5, é também chamada polimiosite e no caso de afetar também a pele6, dermatomiosite. Há desde formas simples, pós-virais, que remitem sem sequelas7, até outras graves, como a Miosite Ossificante Progressiva que leva a uma total incapacitação ou mesmo à morte do paciente.
[Mais...]
A filariose (ou filaríase), popularmente chamada de elefantíase, é uma doença tropical infecciosa, causada por um parasita1 nematoide, a filária. Em 2004, segundo a Organização Mundial de Saúde2 (OMS), a filariose afetava cerca de 120 milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente nas regiões tropicais úmidas, de temperaturas altas dos continentes africano e asiático, especialmente onde não havia tratamento apropriado de água e esgoto. Esse número vem decrescendo e a OMS planeja eliminar a filariose do mundo até 2020.
[Mais...]
Fibrose1 pulmonar (Doença Intersticial2 Pulmonar - DIP) é uma condição em que gradualmente o tecido3 pulmonar, marcadamente os alvéolos pulmonares4 (sacos onde se realizam as trocas de gases nos pulmões5) tornam-se substituídos por uma fibrose1 cicatricial.
[Mais...]
|