AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
O seroma pode acontecer em qualquer cirurgia. É a complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz1 cirúrgica causando inflamação2. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente. É o extravasamento de um líquido semelhante ao plasma3, que se acumula abaixo da pele4, na região da cicatriz1 cirúrgica.
[Mais...]
Chama-se incontinência urinária1 à situação em que a pessoa perde urina2 involuntariamente, de forma contínua ou intermitente3, espontânea ou por um esforço físico como rir, tossir, espirrar, etc. É mais frequente nas mulheres em vista de que elas têm um assoalho pélvico4 menos resistente que os homens e que sofre maiores agressões, como as que ocorrem nos partos vaginais ou nas doenças ginecológicas, por exemplo.
[Mais...]
O botulismo1 é uma intoxicação alimentar rara, mas potencialmente fatal. Ocorre no mundo todo, em geral a bactéria2 está em conservas caseiras e muito raramente em conservas industrializadas. Pode ocorrer tanto em conservas vegetais quanto de carnes. O botulismo1 é uma doença neuroparalítica3 grave, não contagiosa4, resultante da ação dessa potente toxina5.
[Mais...]
A silicose1 é uma pneumoconiose2 (doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões3) causada pela inalação de partículas de sílica. A sílica (ou óxido de silício) é o principal componente da areia e matéria prima para a fabricação do vidro e do cimento. As consequências da inalação dessa substância (principalmente se muito duradoura), limita muito a capacidade respiratória da pessoa afetada.
[Mais...]
No Brasil, as condições ambientais favorecem a expansão do Aedes aegypti. A transmissão da dengue1 se faz pela picada da fêmea contaminada, que se alimenta de sangue2. A dengue1 não se transmite por contato direto de uma pessoa a outra, nem por meio do uso comum de vasilhas e utensílios. Veja no infográfico 'Como combater a dengue1' maneiras de evitar a contaminação pela doença.
[Mais...]
Quando se exercitam, os músculos1 consomem mais oxigênio que quando em repouso e por isso se houver alguma deficiência da irrigação vascular2, por uma obstrução arterial, por exemplo, o indivíduo sentirá dor ao caminhar, que o obriga a parar. A claudicação intermitente3 corresponde, pois, a uma sensação dolorosa em uma ou em ambas as pernas, que ocorre durante exercícios ou caminhada, como resultado de um déficit de suprimento muscular de oxigênio.
[Mais...]
A pleura1 é a membrana que envolve os pulmões2. Ela é composta por duas camadas, a pleura1 visceral, interna, colada ao pulmão3, e a pleura1 parietal, externa, que fica em contato com as estruturas anatômicas ao redor dos pulmões2. Entre ambas, há uma fina camada de líquido lubrificante. Quando alguma enfermidade atinge as pleuras, sobretudo se infecciosas, esse líquido é produzido em grande quantidade e se acumula entre suas duas folhas, gerando o que medicamente se chama derrame4 plural e que é popularmente conhecido como água no pulmão.
[Mais...]
Várias doenças que afetam os joelhos, podem ocasionar uma coleção de líquido no interior da articulação1, popularmente referida como água no joelho. Esse líquido é produzido pela membrana sinovial2 de todas as articulações3, recobre internamente a cápsula articular4 e é chamado líquido sinovial5. Ele tem como principais funções lubrificar as extremidades ósseas e amortecer os impactos de umas contra as outras, além de participar da nutrição6 das peças articulares. Quando afetadas por quaisquer doenças as membranas sinoviais passam a fabricá-lo em excesso, gerando o quadro clínico da chamada água no joelho.
[Mais...]
Há tendões1 em todas as articulações2 dobráveis do corpo, ligando os músculos3 aos ossos. Tendinite4 é a inflamação5 aguda ou crônica de qualquer um desses tendões1. Embora ela possa ocorrer em qualquer lugar, os locais mais afetados pela tendinite4 são ombros, mãos6, cotovelos, punhos, quadril, joelhos e tornozelos.
[Mais...]
O mercúrio é um tóxico celular geral, provocando desintegração de tecidos e bloqueio dos sistemas enzimáticos fundamentais para a oxidação celular, agindo como veneno protoplasmático. Ele é tóxico para o homem em qualquer de suas formas, mas o mercúrio elementar representa a maior fonte de problemas, ou a mais identificável delas.
[Mais...]
|