AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Chama-se obstrução das vias urinárias toda interrupção mecânica do fluxo de urina1, em qualquer ponto, desde os rins2 até à uretra3. A obstrução das vias urinárias pode ser uni ou bilateral, total ou parcial, aguda ou crônica.
[Mais...]
A síndrome1 de Marfan, também chamada Aracnodactilia (dedos de aranha), é uma doença do tecido conjuntivo2 que se caracteriza pelo fato do indivíduo ter uma série de anomalias morfológicas, entre as quais membros anormalmente longos e alterações do esqueleto3, dos pulmões4, do coração5, dos olhos6, dos vasos sanguíneos7, etc.
[Mais...]
Colecistite1 é a inflamação2 aguda ou crônica da vesícula biliar3. A vesícula biliar3 é uma pequena bolsa situada na face4 visceral do fígado5 que recolhe a bile6 produzida no fígado5 para vertê-la no duodeno7.
[Mais...]
A desidratação1 ocorre quando a perda de água é maior que a sua reposição. Isso pode acontecer em qualquer pessoa, mas as crianças e os idosos são mais susceptíveis a ela. Geralmente a depleção2 de água se faz acompanhar pela perda de sais minerais nela diluídos, sobretudo sódio e potássio, gerando um desequilíbrio eletrolítico.
[Mais...]
A síndrome1 de Plummer-Vinson, também chamada de disfagia2 sideropênica ou disfagia2 cervical, é uma condição rara, caracterizada por disfagia2 devido a diminutos crescimentos de tecido3 que bloqueiam, total ou parcialmente, a luz esofágica.
[Mais...]
Perfuração intestinal é um rompimento da parede do intestino grosso1 ou delgado, geralmente com extravasamento do conteúdo intestinal2 para dentro da cavidade abdominal3. Trata-se de uma eventualidade rara, mas grave, ocorrendo apenas em 1% a 3% dos pacientes com doenças inflamatórias do intestino.
[Mais...]
A colite1 pseudomembranosa é uma inflamação2 do cólon3 produzida por uma toxina4 liberada pela bactéria5 Clostridium difficile que causa a aparição, no interior do órgão, de placas6 esbranquiçadas chamadas pseudomembranas, aderidas às paredes do cólon3.
[Mais...]
Quando as pessoas que tenham sofrido amputação1 de um membro continuam a experimentar sensações como se ainda o tivessem, denomina-se a essa situação de membro fantasma.
[Mais...]
Se você tiver de atender uma vítima em situação de urgência1/emergência2, antes de tudo procure manter a calma; agindo calmamente você erra menos e aumenta a eficiência de suas ações. No entanto, agir com calma não significa agir lentamente, significa não transtornar-se emocionalmente.
[Mais...]
Uma inflamação1 é uma reação do organismo a uma infecção2 ou lesão3 dos tecidos de outra natureza. A inflamação1 pode também partir do sistema imunitário4 inato que pode agredir o próprio organismo. Uma infecção2 é a invasão de tecidos corporais por parte de organismos microscópicos5, como as bactérias, os vírus6 ou os fungos, ou de dimensões maiores e constituição mais complexa, como os ácaros, pulgas, piolhos, etc.
[Mais...]
|