AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Estresse ou stresse (ou, em inglês, stress) é o termo que se usa para descrever determinadas respostas a estímulos agressores, ditos estressores1, que permitem ao homem ou ao animal superar exigências limites do meio ambiente. Também se usa o termo para descrever o desgaste físico e mental causado por esse processo.
[Mais...]
A pneumocistose, pneumonia1 por pneucistos ou pneumonia1 pneumocística, é uma infecção2 oportunista que afeta pessoas com defesas orgânicas seriamente reduzidas, como doentes com AIDS, transplantados e pessoas em tratamento quimioterápico para câncer3.
[Mais...]
A isquemia1 cerebral transitória, também chamada de ataque isquêmico2 transitório (AIT), é um problema neurológico que acontece de repente e passageiramente, provocando sintomas3 que duram alguns minutos ou horas, após o qual há recuperação total da pessoa acometida.
[Mais...]
A acromegalia1 (do grego: akros = extremo ou extremidades; megalos = grande) é uma desordem hormonal em que a glândula2 pituitária (ou hipófise3) produz em excesso o hormônio4 do crescimento na infância e continua a produzi-lo na vida adulta, fazendo os ossos e outros tecidos crescerem além dos limites normais.
[Mais...]
Chama-se orelhas1 em abano a uma conformação cosmética em que as orelhas1 são mais projetadas para frente que o normal, conferindo à face2 e à cabeça3 aparência especial. Estima-se que essa condição atinja cerca de 2% a 5% da população. Como pode haver uma gradação nesse defeito, é impossível dizer com exatidão a partir de que ponto ele se torna anormal.
[Mais...]
A dor crônica é definida como aquela que se estende além do período esperado". Não há consenso sobre qual seja esse período. Alguns chamam de aguda a dor que dura menos de um mês, subaguda1 a dor que dura de um a seis meses e de crônica aquela dor que dura mais de seis meses; outros só consideram como crônica aquela dor que dure mais de doze meses.
[Mais...]
A macrocefalia (do grego: makros = longo; kephalé = cabeça1) é uma condição rara que ocorre quando a cabeça1 da criança tem um tamanho maior do que o esperado para o seu sexo e idade. Nem todos os casos de macrocefalia devem ser causa de alarme porque pode haver uma macrocefalia apenas como variação do normal, sem outras repercussões.
[Mais...]
A dor não é uma doença, mas um sintoma1 e um sinal2. A Associação Internacional dos Estudos da Dor define essa sensação como uma experiência física e emocional desagradável, associada ou relacionada à lesão3 real ou potencial dos tecidos. Se por um lado a dor é sinal2 de ameaça ou dano ao organismo, por outro lado é um importante mecanismo de defesa e um valioso sinal2 que indica para o médico o local onde há algo errado.
[Mais...]
A microcefalia1 (do grego: mikrós=pequeno; kephalé=cabeça2) é uma condição neurológica rara na qual a cabeça2 do feto3 ou da criança é significativamente menor do que a de outros fetos ou crianças do mesmo estágio de desenvolvimento ou do mesmo sexo e idade.
[Mais...]
Bromidrose ou bromhidrose é uma condição crônica que afeta as pessoas principalmente após a puberdade, caracterizada por um odor desagradável emitido pelo corpo. Ela é uma condição metabólica e funcional e não está associada a nenhum distúrbio anatômico.
[Mais...]
|