AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Situs inversus é uma condição rara (atinge cerca de 0,01% das pessoas) em que alguns ou todos os órgãos ficam localizados no lado oposto em relação ao local onde eles deveriam ser normalmente encontrados, como se fosse uma imagem de espelho.
[Mais...]
A dextrocardia (latim: dexter = direita + grego: kardia = coração1) é uma condição congênita2 rara na qual o ápice do coração1 está voltado e localizado no lado direito do corpo, em vez do lado esquerdo. Menos de 1% da população geral nasce com dextrocardia.
[Mais...]
A cetoacidose diabética1 e o estado hiperglicêmico hiperosmolar2 são crises hiperglicêmicas agudas do diabetes3, potencialmente fatais. Embora tenham diferenças importantes, ambas ocorrem devido à falta de efeito da insulina4 e podem ser consideradas duas manifestações do mesmo mecanismo subjacente: deficiência de insulina4.
[Mais...]
A radiodermite, ou radiodermatite, corresponde a reações cutâneas1 decorrentes de radioterapia2 e é um dos efeitos secundários mais comuns dessa forma de tratamento.
[Mais...]
A cacosmia é uma condição alterada de cheiro em que a pessoa aprecia ou se sente atraída por cheiros desagradáveis. Pode referir-se também a uma sensação constante ou frequente de estar emitindo odor desagradável, devido a causas fisiológicas1 ou psiquiátricas (alucinação2 sensorial). O indivíduo em causa sente odores desagradáveis em situações em que o restante das pessoas percebe odores normais ou mesmo não percebem nenhum odor.
[Mais...]
O sistema de circulação1 do corpo é responsável pelo envio de sangue2, oxigênio e nutrientes para todo o corpo. Quando o fluxo sanguíneo direcionado a uma parte específica é reduzido, a pessoa pode experimentar os sintomas3 de má circulação1. A má circulação1 é mais comum nas extremidades, como pernas e braços.
[Mais...]
Embora não haja uma definição universalmente aceita do que seja uma hemorragia1 grave, pode-se usar o seguinte para identificar a condição: (1) perda de sangue2 excedendo o volume de sangue2 circulante dentro de um período de 24 horas, (2) perda sanguínea de 50% do volume de sangue2 circulante dentro de um período de 3 horas, (3) perda superior a 150 ml/min ou (4) perda de sangue2 que necessite de transfusão3 de plasma4 e plaquetas5.
[Mais...]
A trombose venosa profunda1 (TVP) ocorre quando um coágulo2 sanguíneo, chamado trombo3, se forma no interior de uma ou mais das veias4 profundas do corpo, na maioria das vezes nas pernas. Chama-se tromboembolismo5 venoso (TEV) a uma condição na qual o coágulo2 sanguíneo formado nas veias4 profundas viaja na circulação6, alojando-se geralmente nos pulmões7.
[Mais...]
O choque1 hemorrágico2 é um tipo de choque hipovolêmico3. É uma condição clínica com risco de vida que resulta da eventual perda de mais de 20% do sangue4 do corpo. Esta grave perda de volume fluido torna impossível para o coração5 bombear uma quantidade suficiente de sangue4 para o corpo e pode, assim, levar à falência de órgãos e à morte.
[Mais...]
Síndrome1 do coração2 partido, também chamada de síndrome1 de takotsubo, cardiomiopatia de takotsubo ou cardiomiopatia por estresse, é um tipo de cardiomiopatia não isquêmica em que há um enfraquecimento súbito e temporário da porção muscular do coração2.
[Mais...]
|