Atalho: 6IPAO13
Gostou do artigo? Compartilhe!

Quantas cesarianas uma mulher pode fazer com segurança?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Embora não haja pesquisas suficientes para determinar um limite exato para a repetição de cesarianas em uma mesma mulher, a maioria das mulheres pode seguramente ter até três partos cesáreos. Cada cesárea geralmente é mais complicada que a anterior.

Para algumas mulheres, o risco de complicações cirúrgicas - como infecção1 ou sangramento intenso - aumenta apenas ligeiramente de uma cesárea para a seguinte. Se você tiver um trabalho de parto longo e difícil antes de sua primeira cesárea, uma repetição deste procedimento cirúrgico pode ser o mais adequado a fazer. O processo de recuperação vai demorar mais se você desenvolver complicações.

Para outras mulheres, tais como aquelas que têm cicatrizes2 significativas ou aderências no útero3, o risco de cada cesárea aumenta substancialmente.

As principais preocupações com a repetição de cesáreas incluem:

  • Problemas com a placenta. Quanto mais cesáreas você teve, maior o risco de desenvolver problemas com a placenta - como quando a placenta se implanta muito profundamente e firmemente à parede do útero3 (placenta acreta) ou quando a placenta cobre parcial ou completamente a abertura de colo do útero4 (placenta prévia).
  • Lesões5 da bexiga6. Lesões5 da bexiga6 são mais prováveis com a repetição de cesáreas. O aumento do risco é provavelmente devido à cicatrização - com o tecido7 que se desenvolveu depois do parto cesáreo anterior, formando uma ligação da bexiga6 com o útero3.
  • Sangramento intenso. Uma hemorragia8 intensa é possível depois de qualquer cesariana. O risco de sangramento grave é proporcionalmente maior de acordo com o número de cesáreas anteriores. A necessidade de uma histerectomia9 - remoção do útero3 - para controlar o sangramento, com risco de vida, também aumenta com o número de repetição das cesarianas.
  • Enfraquecimento da parede uterina. Cada incisão10 uterina deixa um ponto fraco na parede uterina. Isso pode interferir nas gestações futuras.

Além de três cesarianas, os riscos cirúrgicos devem ser cuidadosamente ponderados avaliando-se o desejo de gestações subsequentes.

ABCMED, 2012. Quantas cesarianas uma mulher pode fazer com segurança?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/306615/quantas-cesarianas-uma-mulher-pode-fazer-com-seguranca.htm>. Acesso em: 16 jul. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Cicatrizes: Formação de um novo tecido durante o processo de cicatrização de um ferimento.
3 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
4 Colo do útero: Porção compreendendo o pescoço do ÚTERO (entre o ístmo inferior e a VAGINA), que forma o canal cervical.
5 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
6 Bexiga: Órgão cavitário, situado na cavidade pélvica, no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. Tem a forma de pêra quando está vazia e a forma de bola quando está cheia.
7 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
8 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
9 Histerectomia: Cirurgia através da qual se extrai o útero. Pode ser realizada mediante a presença de tumores ou hemorragias incontroláveis por outras formas. Quando se acrescenta à retirada dos ovários e trompas de Falópio (tubas uterinas) a esta cirurgia, denomina-se anexo-histerectomia.
10 Incisão: 1. Corte ou golpe com instrumento cortante; talho. 2. Em cirurgia, intervenção cirúrgica em um tecido efetuada com instrumento cortante (bisturi ou bisturi elétrico); incisura.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Ginecologia e Obstetrícia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

02/06/2015 - Comentário feito por KELLY
eu tive três casarias todas foram tranqui...
eu tive três casarias todas foram tranquilas na terceira andei de ônibus com sete dias e não tive nada ,acho que vai muito da mulher do organismo dela, da saúde dela. Mas ninguém melhor que seu obstetra pra avaliar os risco e benefícios siga as orientações dele ele estudou e já vivenciou muitos casos melhor ficar com três do que deixar três. eu pretendo ter outro mas vou conversar com meu médico pra ver o que ele acha.

14/04/2015 - Comentário feito por Gilvania
Oi, tenho 44 anos e tive 4 cesarianas, na ultim...
Oi, tenho 44 anos e tive 4 cesarianas, na ultima meu filho faleceu depois de 57 dias por conta de uma cardiopatia, um ano depois do acontecido, gostaria muito de tentar ter outro bebê, porém a minha ginecologista me disse que se eu tentar engravidar novamente corro risco de vida, poso ter uma hemorragia, enfim lendo os depoimentos abaixo vi que em alguns casos outras mulheres chegaram a ter 7 cesarianas, percebi que não sou um caso perdido, é como se tivesse uma luz de esperança da qual posso me apegar, gostaria muito mesmo de mais matérias e quem sabe conversar com outras mães pra trocar experiências, hoje por conta do diagnóstico de minha médica, vivo com medo de morrer e acho que se engravidar novamente serei como um balão que no mais suave dos toques pode estourar, por favor se alguém puder me ajudar a superar esse medo gostaria muito de outras opiniões, moro em Brasília, grata por ter esse blog.

24/07/2014 - Comentário feito por Lise
Eu fiz 4 cesarianas e ocorreu tudo bem.Tive pre...
Eu fiz 4 cesarianas e ocorreu tudo bem.Tive pressão alta na última e a médica insistiu em fazer laqueadura.Meu filho menor está com 6 anos e eu me arrependi. Não teria medo de fazer outra cesariana,o problema é reverter a laqueadura,pois não queria fazer inseminação ou F.I.V...

16/09/2013 - Comentário feito por Nê
Re: Quantas cesarianas uma mulher pode fazer com segurança?
oi..Eu passei por duas cesarianas,e ocorreu tudo bem graças a Deus.e agora depois de seis anos penso em engravidar de novo,confio no Senhor vai dar tudo certo em nome de Jesus!!!

11/09/2013 - Comentário feito por Jéssica
Re: Quantas cesarianas uma mulher pode fazer com segurança?
A minha madrinha teve a sexta criança em parto de cesariana, graças a Deus ocorreu tudo bem,
alguns ficão apreensivos mais ela sempre fica calma dai acho q tudo ocorre bem!!!!

06/08/2013 - Comentário feito por Jacqueline
Re: Quantas cesarianas uma mulher pode fazer com segurança?
Oiii... Alguem pode responder???

Eu tive 2 cesareas ha 18 anos atras. Tenho 1 filho que em setembro fara 18 anos e se estivesse viva minha filha teria 15 anos.

Ha 3 anos atras Deus me presenteou com 1 filha que foi tbem de parto cesareo, por conta do trauma de ter perdido a menina que morreu apos nascer ha 15 anos atras, nåo quis arriscar com um parto normal (pois fui forcada a isso) Mas por fim o medico decidiu a cesarea ha 15 anos atras. Enfim... A bb de 3 anos atras foi cesarea, e agora estou de 8 meses de gravidez, e eles dizem que tenho que Fazer mais uma cesarea que ja såo 4, mas meu medico quer porque quer aproveitar e me esterelisar, pois diz que 4 cesareas ja eh demais e nåo quer me deixar correr risco em uma quinta.
Alguem pode me responder se posso arriscar ter meu quinto filho, que no caso seria o quarto pois perdi 1 :-(
Gostaria de ter mais um!!!! Mas se eh pra arriscar minha vida e deixar meus Pequeninos ai no mundo, nåo valera a pena!

Obrigada desde ja :))

04/08/2013 - Comentário feito por rosana
Re: Quantas cesarianas uma mulher pode fazer com segurança?
oie eu tenho duas cezarias..estou gravida de novo ...confio em deus e sei que ele vai me ajudar ....ja fico mais tranquila em saber que outras mulheres ja fizeram varias cezarias e passaram bem ...tenho duas meninas agora tomara que venha um menino ...abraços

14/07/2013 - Comentário feito por kelly
Re: Quantas cesarianas uma mulher pode fazer com segurança?
Eu tive 6 cesarias , e graças a Deus foram todas bem sucedidas..

16/06/2013 - Comentário feito por Mislene
Re: Quantas cesarianas uma mulher pode fazer com segurança?
Tenho três filhos de cesária e agora com 33 anos fiquei gravida novamente e estou com medo ded fazer a quarta.
Fiquei mais calma quando li os comentários.

02/05/2013 - Comentário feito por cristiane
Re: Quantas cesarianas uma mulher pode fazer com segurança?
eu tive 4 cesariana e estou gravida pela quinta vez que vai ser cesaria também tenho fé em deus que vai dar tudo certo

  • Entrar
  • Assinar