Queda de cabelo em mulheres: como acontece?
Queda de cabelo1 em mulheres. Como é?
O cabelo1 é um símbolo de beleza feminino. Quando os fios vão ficando mais finos, ralos e o couro cabeludo começa a aparecer, as mulheres se preocupam. Segundo dados da Academia Americana de Dermatologia, mais de 100 milhões de mulheres no mundo estão ficando carecas. Se você é uma delas, conheça os tratamentos clínicos que podem funcionar. Para os demais casos, há o transplante capilar2 ou cirurgia de recuperação capilar2.
Quais são as causas da queda de cabelo1 feminino?
A calvície3 feminina é multifatorial, ou seja, várias causas podem ser responsáveis pelo problema. A alopécia androgenética4 (de herança genética), é uma causa frequente de perda de cabelos em mulheres, mas ela é uma dentre várias outras causas a serem consideradas.
O padrão feminino de perda de cabelo1 raramente progride para a extensa e avançada perda de cabelos que acontece com os homens, com aquelas “entradas” no topo da cabeça5. Alguns investigadores acreditam que, embora a calvície3 tenha causas genéticas em ambos os sexos, genes diferentes podem estar envolvidos ou o funcionamento dos genes que levam à perda de cabelo1 pode ser diferente em homens e mulheres.
Outras condições que causam a perda de cabelo1 em mulheres incluem:
- Hipo e hipertireoidismo6: perda de cabelo1 pode ser um sinal7 precoce da disfunção da glândula8 tireoide9. Esta queda pode ser interrompida ou revertida quando a disfunção da tireóide é tratada de forma adequada.
- Síndrome10 dos ovários11 policísticos: uma condição herdada que leva à disfunção dos ovários11, causando alterações hormonais. Ela ocorre em cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva.
- Alterações hormonais associadas à gravidez12: a perda capilar2 associada à gravidez12 é auto-limitada e temporária, geralmente resolvendo-se dentro de alguns meses após o parto.
- Alterações hormonais associadas com a menopausa13: a perda de cabelos pode começar com o início da menopausa13 e ser retardada com tratamento médico adequado para os sintomas14 desta fase da vida.
- Uso de alguns medicamentos, como alguns usados em tratamento de tumores malignos.
- Vida sedentária ou uma alimentação pobre em nutrientes.
- Infecção15 por fungos.
- Ruptura do cabelo1: pode imitar os cabelos ralos e fazer uma mulher acreditar que ela está perdendo cabelo1. Causas comuns de quebra de cabelo1 incluem excesso de tratamento com produtos químicos que alisam os fios, relaxam ou tingem os cabelos.
- Uma cirurgia plástica facial que altera a configuração da linha do cabelo1 pode causar uma aparência de perda de cabelo1. O transplante de cabelo1 é uma solução bem sucedida para reparar alterações resultantes de cirurgia estética.
- Alguns penteados que tracionam os fios como tranças apertadas e o hábito de amarrar os cabelos com elásticos podem danificar os folículos capilares16 e, eventualmente, causar a perda permanente do cabelo1. Podem até provocar danos nos tecidos do couro cabeludo deixando cicatrizes17 neste local.
- Perda de cabelo1 de outra forma inexplicável pode dever-se a condições como alopecia areata18 e eflúvio telógeno19, que exigem diagnóstico20 médico.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.