Dor na relação sexual ou dispareunia
O que é dispareunia?
Chama-se dispareunia a sensação de dor nos órgãos genitais durante ou logo após as relações sexuais. Embora seja muito mais comum em mulheres, a dispareunia também pode afetar os homens. A dor pode ter diversos graus, indo de um leve desconforto até uma dor intensa.
Quais são as causas de dor na relação sexual (dispareunia)?
Causas orgânicas
Várias causas orgânicas podem gerar dispareunia. Aquelas dores que ocorrem imediatamente após a penetração ou ao simples contato com a vulva1, podem ser causadas, por exemplo, por:
- Infecções2.
- Raspagem ou ferimento da vulva1 ou da vagina3.
- Hímen4 que não rompeu completamente após as primeiras relações sexuais.
- Afecções5 dermatológicas.
- Lubrificação inadequada.
As dores que ocorrem após as relações sexuais acontecem ou por contrações uterinas intensas que se seguem ao orgasmo ou por uma infecção6 vaginal por fungos que provoca dor e ardência vaginal e/ou peniana.
A dispareunia pode ter tantas causas que é difícil compendiar todas: relações praticadas com certa violência, prolapso7 uterino, “queda da bexiga”, aderências do útero8 ou do ovário9. Tumores uterinos, endometriose10, etc.
Causas psicológicas
A dor nas relações sexuais pode ocorrer em função de conflitos ou bloqueios psicológicos ou educação sexual inadequada. Outra causa de dor que parece ter um significativo componente psicológico é o vaginismo, uma intensa contração involuntária11 da vagina3 que dificulta a penetração do pênis12 e pode provocar dor tanto à mulher quanto ao homem.
Qual o tratamento da dispareunia?
O tratamento da dispareunia depende de sua causa e pode exigir medicamentos ou mesmo cirurgias para corrigir a doença de base. Nas situações em que haja uma significativa participação do fator psicológico, uma psicoterapia ou um aconselhamento psicológico é indispensável.
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas em parte dos sites da Cleveland Clinic, da Mayo Clinic e do International Federation of Gynecologiy and Obstetrics.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.