AbcMed  -  Psicologia e Psiquiatria
Antidepressivos são medicamentos que atuam no Sistema Nervoso Central1 normalizando o estado de humor, quando ele se encontra rebaixado por uma depressão. Esses medicamentos não atuam elevando o estado normal do humor, nem sobre as depressões reativas a intempéries da vida.
1 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
   [Mais...]

A síndrome1 de Tourette, também conhecida por doença de Gilles de la Tourette, é um transtorno caracterizado por diversos tiques motores e pelo menos um tique2 vocal. Estes tiques se manifestam desde a infância e têm remissões e recidivas3 periódicas, podendo ser suprimidos temporariamente.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Tique: Movimento involuntário, estereotipado, que pode afetar os músculos da face. Pode fazer parte de distúrbios neurológicos ou psiquiátricos, como pode também ser apenas devido à ansiedade ou a outras causas.
3 Recidivas: 1. Em medicina, é o reaparecimento de uma doença ou de um sintoma, após período de cura mais ou menos longo; recorrência. 2. Em direito penal, significa recaída na mesma falta, no mesmo crime; reincidência.
   [Mais...]

A síndrome1 de hiperventilação constitui-se numa emergência2 médica relativamente comum. Ela é uma condição na qual a frequência respiratória (ventilação3) por minuto excede as demandas metabólicas, resultando em alterações hemodinâmicas e químicas que produzem sintomas4 característicos, os quais também podem ser produzidos pela hiperventilação voluntária.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
3 Ventilação: 1. Ação ou efeito de ventilar, passagem contínua de ar fresco e renovado, num espaço ou recinto. 2. Agitação ou movimentação do ar, natural ou provocada para estabelecer sua circulação dentro de um ambiente. 3. Em fisiologia, é o movimento de ar nos pulmões. Perfusão Em medicina, é a introdução de substância líquida nos tecidos por meio de injeção em vasos sanguíneos.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Com os tratamentos mais modernos, os quadros psiquiátricos não evoluem mais como antigamente e quase nunca os pacientes precisam ser internados. Contudo, alguns casos ainda demandam internação pela necessidade de tratamentos e cuidados especiais, pelo risco de agressão a si mesmo ou aos outros ou pelo risco de suicídio.   [Mais...]
O abuso sexual de crianças corresponde a quaisquer atos sexuais ou pornográficos praticados por pedófilos ou abusadores não pedófilos com crianças ou adolescentes pré-púberes, em geral menores de 14 anos de idade. O abusador visa apenas a sua satisfação pessoal, não se importando com as consequências de seus atos para as vítimas.   [Mais...]
O transtorno de estresse pós-traumático (ou stress pós-traumático) é uma condição de saúde1 mental que é desencadeada por um evento terrível de viver ou testemunhar, mas nem todas as pessoas que passam por este tipo de evento desenvolvem este transtorno.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

O estupro é um tipo de agressão sexual que envolve a relação sexual ou outras formas de penetração sexual perpetrada contra uma pessoa sem o seu consentimento, mediante o exercício de força física, coerção, abuso de autoridade, ameaças várias ou realizadas contra uma pessoa incapaz de expressar um consentimento válido.    [Mais...]
Num sentido estrito, pedofilia é uma doença; num sentido lato se refere às agressões sexuais a crianças. Originalmente, a palavra pedofilia (do grego: παιδός (paidós), que significa criança, + φιλί = amor não erótico, amizade) quer dizer aproximação afetiva com crianças, sem nenhum significado patológico.   [Mais...]
A agressão sexual é qualquer tipo de violência de natureza sexual ou mesmo tentativa de violência, avanço ou comentário sexual não desejado, cometido contra outra pessoa, sem o seu consentimento.   [Mais...]
O ciúme é uma emoção humana muito comum e talvez universal que pode assumir uma intensidade e características formais patológicas. Embora na maioria das vezes se refira à vida amorosa e nela atinja o seu ápice, o ciúme em sentido amplo ocorre também em outras dimensões da vida nas quais haja vínculos afetivos intensos, como entre irmãos ou grandes amizades.    [Mais...]


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos