Verrugas. O que são? O que fazer com elas?
O que são verrugas?
As verrugas são proliferações epiteliais na pele1 e mucosas2 causadas por vírus3 do grupo papovavírus, o papilomavírus humano (HPV). Elas são mais comuns em crianças e adolescentes, mas podem ocorrer em adultos.
Como elas são transmitidas?
Uma pessoa pode passar verrugas para outra pessoa por contato direto ou indireto, principalmente pela exposição em piscinas públicas, recintos esportivos, praias, saunas e outros locais. As verrugas também são auto-inoculáveis, ou seja, se você tem uma verruga em uma parte do corpo ela pode passar para outra região do corpo.
Quais são os tipos de verrugas existentes?
As formas mais frequentemente observadas são:
- Verruga vulgar4: é a mais comum. Ela aparece como uma pápula5 ou nódulo6 firme, de coloração rosada ou amarelada com uma superfície dura, local onde podem ser observados pontos negros que são vasos capilares7 trombosados. Aparecem em qualquer área da pele1, mas são mais comuns no dorso8 das mãos9, dedos e próximo às unhas10. De acordo com a imunidade11 da pessoa, elas desaparecem espontaneamente ou crescem em número e tamanho.
- Verrugas filiformes: são semelhantes a espículas e surgem perpendicularmente ou obliquamente à superfície cutânea12. Têm predileção por jovens e são encontradas na face13, pescoço14 e comissura15 labial.
- Verrugas plantares: são pouco salientes devido à pressão do corpo sobre ela, o que faz com que penetrem na derme16. São muito dolorosas.
- Verrugas planas: são pápulas17 únicas ou múltiplas, da cor da pele1, podendo ser levemente hipocrômicas, róseas e pouco salientes. Estão localizadas na face13, membros e dorso8 das mãos9. São mais comuns após os 10 anos de idade.
Por quanto tempo elas persistem?
A duração é variável podendo persistir por meses a anos. Há relatos de resolução espontânea em 25% dos casos em até seis meses e de 65% em até 2 anos.
As verrugas são parecidas com outras patologias da pele1?
Verrugas devem ser examinadas por dermatologistas para que eles façam o diagnóstico18 diferencial entre elas e outras doenças de pele1 como epidermodisplasia verruciforme, calos ou clavus.
Como é feito o tratamento?
Os médicos prescrevem substâncias ceratolíticas como o ácido salicílico, ácido lático, formalina ou ácido nítrico. Pode ser feita também a eletrofulguração, a curetagem19 ou o uso de crioterapia20 por um dermatologista.
Os medicamentos devem ser aplicados com a orientação do médico pois podem causar queimaduras na pele1 ao redor das lesões21 verrucosas.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.