Doação de plasma convalescente da COVID-19 para tratamento das pessoas atualmente infectadas com a doença
O plasma1 convalescente de pessoas que tiveram COVID-19 e se recuperaram da infecção2 tem sido utilizado como um potencial tratamento de pessoas atualmente hospitalizadas com COVID-19. Pessoas que se recuperaram totalmente da COVID-19 podem ajudar os pacientes que lutam contra a infecção2 doando seu plasma1.
As pessoas que lutaram contra a infecção2 têm agora em seu plasma sanguíneo3 anticorpos4 contra a COVID-19. Esses anticorpos4 forneceram uma forma do sistema imunológico5 lutar contra o vírus6 quando a pessoa estava doente, portanto, esse plasma1 pode ser usado para ajudar outras pessoas a lutar contra a doença.
Saiba mais sobre "Coronavírus e COVID-19", "Composição e funções do sangue7" e "Plasmaferese".
O que é plasma1 convalescente?
Convalescente refere-se a qualquer pessoa que esteja se recuperando de uma doença. O plasma1 é a parte amarela e líquida do sangue7 que contém anticorpos4. Os anticorpos4 são proteínas8 produzidas pelo corpo em resposta a infecções9.
O plasma1 convalescente de pacientes que já se recuperaram da doença do coronavírus 2019 (COVID-19) pode conter anticorpos4 contra a COVID-19. Dar este plasma1 convalescente a pessoas hospitalizadas que atualmente lutam contra a COVID-19 pode ajudá-las a se recuperar.
A Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, emitiu uma autorização de uso emergencial para o plasma1 convalescente ser usado em pacientes com COVID-19 hospitalizados e ele está sendo investigado para o tratamento de COVID-19, porque não há tratamento aprovado para esta doença até o momento.
Com base na evidência científica disponível, a FDA concluiu que este produto pode ser eficaz no tratamento de COVID-19 e que os benefícios conhecidos e potenciais do produto superam os riscos conhecidos e potenciais em pacientes com COVID-19 hospitalizados.
No Brasil, a Anvisa e o Ministério da Saúde10 também emitiram em abril uma nota técnica com as orientações para a coleta, processamento e transfusão11 de plasma1 para uso experimental no tratamento de pacientes com COVID-19.
Eu me recuperei totalmente do COVID-19. Sou elegível para doar plasma1?
As pessoas que estão recuperadas totalmente da COVID-19 há pelo menos duas semanas são incentivadas a considerar a doação de plasma1, o que pode ajudar a salvar a vida de outros pacientes.
O plasma1 convalescente da COVID-19 só deve ser coletado de indivíduos recuperados se eles forem elegíveis para doar sangue7. Os indivíduos devem ter um diagnóstico12 prévio de COVID-19 documentado por um teste de laboratório e atender a outras qualificações de doadores. Se for mulher, não pode ter tido gestações prévias, pois durante a gestação a mulher pode desenvolver outros tipos de anticorpos4 que estão associados a reações potencialmente graves nos receptores de transfusão11. Por este motivo, é importante relatar qualquer gestação ou aborto ocorridos previamente. Os indivíduos devem ter resolução completa dos sintomas13 por pelo menos 15 dias antes da doação e não devem ter tido manifestações graves em função da doença. Um teste de laboratório negativo para doença COVID-19 ativa não é necessário para se qualificar para a doação.
Eu não tive COVID-19. O que posso fazer para ajudar?
Você pode considerar doar sangue7! Uma doação de sangue7 pode salvar até três vidas. A pandemia14 de COVID-19 causou desafios sem precedentes ao suprimento de sangue7 disponível nos hemocentros. Os centros de doadores experimentaram uma redução dramática nas doações devido à implementação do distanciamento social e ao cancelamento das doações de sangue7. O sangue7 é necessário todos os dias para fornecer tratamentos que salvam vidas a uma variedade de pacientes. Você pode ajudar a garantir que o sangue7 continue disponível para os pacientes, encontrando um centro de doadores de sangue7 perto de você para agendar sua doação.
Como fazer a doação de plasma1 no Brasil?
Alguns hemocentros no Brasil estão realizando a coleta de plasma1 de pessoas convalescentes da COVID-19. Para saber se o hemocentro próximo a você está recebendo doação de plasma1 convalescente da COVID-19, entre em contato diretamente com ele. Em hemocentros em que a doação está sendo feita normalmente é necessário realizar um agendamento prévio pela internet e comparecer ao hemocentro apenas no dia e horário agendados para a doação.
É recomendado se informar antes pelo telefone ou pelo site do hemocentro, ao invés de comparecer ao local.
Leia sobre "COVID-19, gravidez15 e parto", "Quem pode doar sangue7" e "Transfusão11 de sangue7".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas dos sites da Food and Drug Administration (FDA), do Portal Anvisa e da Agência Brasília.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.