AbcMed
-
Exames e Procedimentos
O ultrassom terapêutico corresponde ao uso da energia ultrassônica para produção de vibrações mecânicas emitidas por um transdutor. Essas vibrações são capazes de produzir efeitos terapêuticos diversos nos tecidos orgânicos, decorrentes do movimento de agitação (efeitos mecânicos) ou do calor gerado (efeitos térmicos).
[Mais...]
A circulação1 extracorpórea é um procedimento que consiste na substituição temporária do coração2 e pulmões3 por uma máquina chamada pulmão-coração2 artificial, a qual passa então a exercer provisoriamente as funções daqueles órgãos, que ficam inoperantes durante complexas cirurgias cardíacas, por exemplo.
[Mais...]
Em pacientes com certas doenças pulmonares, a fisioterapia1 respiratória inclui exercícios respiratórios que auxiliam na mobilização e remoção de secreções e também na plenificação da capacidade respiratória.
[Mais...]
A creatinina1 é um produto da degradação da fosfocreatina no músculo e é geralmente produzida em uma taxa praticamente constante pelo corpo. A creatinina1 é filtrada nos rins2 e eliminada por eles na urina3. Os médicos medem o nível de creatinina1 no sangue4 para terem uma primeira ideia de como anda a função renal5.
[Mais...]
A avaliação renal1 é um estudo do estado funcional dos rins2. Essa avaliação é a chave para um diagnóstico3 correto, monitorização e manejo das doenças renais, bem como para o cálculo4 adequado de doses das drogas que são excretadas pelos rins2.
[Mais...]
Hepatectomia é a remoção cirúrgica de parte ou de todo o fígado1. Em um transplante de fígado1, tanto a remoção do fígado1 do doador, como a remoção do fígado1 do receptor são hepatectomias.
[Mais...]
Nefrectomia é a remoção cirúrgica de um dos rins1. A nefrectomia de um rim2 doente pode ser parcial ou total (radical). Na nefrectomia parcial, apenas a parte doente ou lesada do rim2 é removida. A nefrectomia radical envolve a remoção de todo o rim2, juntamente com uma seção do ureter3, que leva à bexiga4, da glândula5 suprarrenal, que fica no topo do rim2, e do tecido adiposo6 ao redor do órgão.
[Mais...]
Urostomia1 é a criação cirúrgica de uma abertura artificial (estoma2) dos condutos urinários na parede abdominal3. A urina4 passará a fluir através desta abertura situada na parede abdominal3 e não mais pela uretra5, como normalmente, e será armazenada em uma bolsa coletora.
[Mais...]
O fonoaudiólogo é um profissional com graduação em Fonoaudiologia que atua na prevenção e correção de diferentes aspectos perturbados da comunicação humana (oral, escrita, falada, audição) e das funções da deglutição1, respiração e mastigação. Para cumprimento integral de suas tarefas pode, também, compor equipes multidisciplinares com outros profissionais.
[Mais...]
A ultrassonografia1 transvaginal (ou ultrassom endovaginal) é um exame de diagnóstico2 médico no qual o profissional aplica um pequeno aparelho de ultrassom chamado transdutor, introduzido na vagina3, que produz ondas de som que serão transformadas pelo computador em imagens para visualizar órgãos dentro da pelve4.
[Mais...]
|