A infecção1 crônica pelo vírus2 da hepatite3 B (HBV) é uma importante causa de cirrose4 e carcinoma5 hepatocelular, definida pela persistência do HBsAg por mais de seis meses. O dano hepático resulta da resposta imune ao vírus2, que pode permanecer silencioso por décadas ou evoluir para complicações graves. O manejo inclui antivirais potentes, monitoramento clínico rigoroso e prevenção por vacinação e profilaxia perinatal.
[Mais...]
1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
4 Cirrose: Substituição do tecido normal de um órgão (freqüentemente do fígado) por um tecido cicatricial fibroso. Deve-se a uma agressão persistente, infecciosa, tóxica ou metabólica, que produz perda progressiva das células funcionalmente ativas. Leva progressivamente à perda funcional do órgão.
5 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.