Como são as laringites?
O que é laringite1?
Laringite1 é um processo inflamatório da laringe2, onde estão as cordas vocais3. Ela pode também ser um mero acompanhante de um resfriado comum, de uma bronquite ou mesmo de uma pneumonia4 e cede espontaneamente ou com tratamento, mas se não cuidada adequadamente pode ocasionar problemas sérios como um tumor5 maligno que atinja as cordas vocais3.
Quais são as causas da laringite1?
Mais comumente as laringites são causadas por vírus6. Entretanto, elas podem ser também causadas por:
- Infecção7 bacteriana aguda ou crônica.
- Infecção7 por fungos.
- Reações alérgicas.
- Uso intenso das cordas vocais3.
- Tosse excessiva.
- Fumo.
- Consumo de álcool.
Quais são os principais sinais8 e sintomas9 da laringite1?
A laringite1 aguda, de surgimento rápido, pode não durar muito tempo; na laringite1 crônica ocorrem longos períodos de rouquidão, que pode afetar permanentemente as cordas vocais3 ou os pulmões10. Os principais sinais8 e sintomas9 da laringite1 variam de acordo com a sua gravidade, mas em geral são:
- Dor.
- Rouquidão ou perda total da voz.
- Falta de ar.
- Mal-estar.
- Dores e coceiras na garganta11.
- Tosse seca.
- Dificuldade para engolir.
- Aumento de volume dos linfonodos12 do pescoço13.
- Sensação de caroço no pescoço13.
Como o médico diagnostica a laringite1?
O médico tomará a história clínica do paciente e o examinará fisicamente, em busca de sinais8 que confirmem o diagnóstico14. Provavelmente procederá ou solicitará uma laringoscopia. Alguns exames laboratoriais e uma radiografia da região do pescoço13 também podem ser solicitados.
Como o médico trata a laringite1?
O tratamento da laringite1 vai depender dos sintomas9 e da sua causa. A laringite1 aguda habitualmente desaparece sem necessidade de tratamento; a crônica, em geral melhora com uma semana de repouso. Em caso de haver nódulos, torna-se necessária uma cirurgia. O tratamento clínico da laringite1 virótica implica em repouso de voz e inalações de vapor para ajudar a diminuir o desconforto e medicamentos antialérgicos e sintomáticos. No caso da laringite1 crônica pode ser necessário radioterapia15, quimioterapia16 e cirurgia. Em casos excepcionais pode ter-se que retirar totalmente a laringe2, com perda da voz. As laringites bacterianas exigem tratamento com antibióticos.
Quais são os cuidados necessários em casos de laringite1?
- Evite respirar fumaça, poeiras ou vapores irritantes.
- Repouse sua voz o máximo possível, diminua suas atividades, durma o máximo possível.
- Beba bastante líquido (não gelado) para manter-se hidratado e não deixar a garganta11 ressecada.
- Tome banho de chuveiro com água quente e aspire vapor.
- Use um umidificador, se possível.
- Pare de fumar, se for o caso.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.