AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A L.E.R. não é propriamente uma doença, mas uma síndrome1 que afeta músculos2, nervos e tendões3 dos membros superiores. Ela se desenvolve quase imperceptivelmente, o que leva as pessoas a não se prevenirem, pois só a percebem quando já existe um grande comprometimento da área afetada.
[Mais...]
O albinismo (acromia, acromasia ou acromatose) é um distúrbio congênito1 caracterizado pela ausência parcial ou total de melanina2 na pele3, cabelos e olhos4, conferindo a essas estruturas uma coloração excessivamente esbranquiçada. Se faltar pigmentação à pele3, ela fica mais suscetível a queimaduras solares e ao câncer5 de pele3. Quando afeta os olhos4, o albinismo é associado a um número de defeitos de visão6, como fotofobia7, nistagmo8 e/ou estrabismo9. Ele afeta igualmente homens e mulheres e pode ser encontrado em outros animais e também nos vegetais, onde há ausência de compostos corantes como o caroteno.
[Mais...]
Cada pessoa normal tem cerca de 120.000 fios de cabelos, que crescem, em média, cerca de um centímetro por mês. A vitalidade deles depende do estado de saúde1 do indivíduo, bem como do uso de antibióticos, de tinturas ou de outras substâncias. Sua cor é determinada por um pigmento chamado melanina2. O branqueamento dos fios, que advém com a idade, deve-se à redução dos melanócitos3.
[Mais...]
A alopecia areata1 (conhecida vulgarmente como pelada) é uma doença de causa desconhecida que se caracteriza pela repentina redução ou ausência de pelos ou cabelos em uma determinada área do corpo, geralmente o couro cabeludo. Ela tem evolução progressiva e resolução geralmente espontânea, sem alterações da pele2. A alopecia areata1 costuma apresentar-se em forma de círculos no couro cabeludo, mas também pode afetar outras regiões do corpo. Acomete por igual homens e mulheres de qualquer idade e pode apresentar recaída.
[Mais...]
A caxumba1 (parotidite2 infecciosa) é uma doença infecciosa aguda, geralmente inócua3, de transmissão respiratória, causada por um vírus4 da família paramyxoviridae, gênero rubulavirus, aparentado com o vírus4 do sarampo5 e que afeta principalmente uma ou ambas (90% dos casos) glândulas parótidas6, mas que pode também afetar outras glândulas salivares7 (submaxilares e sublinguais) ou outros órgãos.
[Mais...]
|