Atalho: 6ZW3TUK
Gostou do artigo? Compartilhe!

Cicatriz cirúrgica vazando líquido? Pode ser um seroma. Você sabe o que é?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é seroma?

O seroma pode acontecer em qualquer cirurgia. É a complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz1 cirúrgica, causando inflamação2. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente. É o extravasamento de um líquido semelhante ao plasma3, que se acumula abaixo da pele4, na região da cicatriz1 cirúrgica.

Quais são as causas do seroma?

Em geral, o seroma é devido a uma pré-disposição genética e ao não uso de uma cinta ou curativo compressivo após a cirurgia. Ocorre principalmente nas cirurgias que envolvem grandes deslocamentos de tecidos, como as abdominoplastias5.

Quais são os principais sinais6 e sintomas7 do seroma?

Os principais sinais6 e sintomas7 do seroma são:

  • Inchaço8 e flutuação locais.
  • Abaulamento9 da cicatriz1.
  • Dor.
  • Pele4 avermelhada.
  • Aumento da temperatura local.

Ocorre principalmente em cirurgias cesáreas ou abdominoplastias5. Pode drenar-se espontaneamente através da cicatriz1 cirúrgica, ocasionando um grande susto aos pacientes.

Seroma

Como o médico trata o seroma?

O tratamento do seroma é feito através da punção do líquido por meio de agulhas e drenos, usando-se anestesia10 local para evitar a dor que o procedimento poderia causar. Além disso, o médico usa analgésicos11 e anti-inflamatórios, na medida da necessidade e poderá usar antibióticos preventivamente, uma vez que o seroma é um excelente meio de cultura para bactérias. Devem ser mantidos ou instituídos, se não existirem, curativos compressivos e o uso de uma cinta compressiva.

Como evolui o seroma?

Os líquidos acumulados são fluidos normais e não ocasionam nenhum mal, mas podem deformar as cicatrizes12 e torná-las pouco estéticas.

Se não for espontaneamente reabsorvido ou não for drenado, o seroma torna-se encapsulado e depois da formação de uma cápsula envolvendo-o, o tratamento adequado tem de ser cirúrgico.

ABCMED, 2013. Cicatriz cirúrgica vazando líquido? Pode ser um seroma. Você sabe o que é?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/356004/cicatriz-cirurgica-vazando-liquido-pode-ser-um-seroma-voce-sabe-o-que-e.htm>. Acesso em: 18 dez. 2018.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Cicatriz: Formação de um novo tecido durante o processo de cicatrização de um ferimento.
2 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
3 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Abdominoplastias: Cirurgia plástica para retirar o excesso de gordura e de flacidez do abdome.
6 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
7 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
8 Inchaço: Inchação, edema.
9 Abaulamento: 1. Ato, processo ou efeito de abaular. 2. Convexidade que se dá a diversas superfícies (ruas, estradas, coberturas etc.) para facilitar o escoamento de águas pluviais. 3. Em forma de curva, arqueada ou convexa.
10 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
11 Analgésicos: Grupo de medicamentos usados para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
12 Cicatrizes: Formação de um novo tecido durante o processo de cicatrização de um ferimento.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Cirurgia Plástica?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

21/01/2017 - Comentário feito por Angela
Artigo mt esclarecedor, tentei dar as 5 estrela...
Artigo mt esclarecedor, tentei dar as 5 estrelas mas cliquei errado e nao me deixou corrigir.
Estou com o Seroma devido a uma cesarea q fiz a 10 dias, sempre sai um líquido e está inchado ainda no local, minha médica hj fez uma eco p ver e ainda há pouco líquido ali e q nao valia a pena drenar. Q o corpo iria absorver ou expelir.

11/10/2016 - Comentário feito por Ines
Obrigada pelas informações. Foi m...
Obrigada pelas informações. Foi muito útil e me deixou mais tranquila.
Abraços.

16/11/2014 - Comentário feito por Rita
Fiz uma cirurgia de implantação d...
Fiz uma cirurgia de implantação de prótese nos seios há 17 dias e há alguns dias começou a sair esse líquido. Fiquei muito preocupada, mas quero parabenizar a vocês pela forma pela qual explicaram pois me deixou mais tranquila. A informação foi bastante útil.

06/10/2014 - Comentário feito por juliana
Muito esclarecedor, minha mãe fez uma ci...
Muito esclarecedor, minha mãe fez uma cirurgia bariátrica e esta assim muito boa informação.

13/09/2014 - Comentário feito por Marcio
Boa materia e os comentarios foram otimos fique...
Boa materia e os comentarios foram otimos fiquei mais tranquilo fiz a cirurgia de hernia umbinical e estava sagrando bem sequinho agora com 8 dias depois de caminhar um pouco fui trocar o curativo e estava com bastante liqudo cor rose e fiquei muito preocupado e fui correndo ao Ps mas o medico disse que era normal so fiquei tranquilo agora depois de ler essa materia .

19/07/2014 - Comentário feito por nivaldo
Fiz uma hérnia umbilical dia 01/07&#...
Fiz uma hérnia umbilical dia 01/07/2014 e coloquei uma tela,após uma semana fui ao médico novamente ele aplicou anestesia e tirou 120 ml de sangue escuro,no outro dia quase a mesma coisa,ele falou que ficaria assim por um período e eu retornasse com 30 dias depois de feito a cirurgia para avaliar .
Em casa é sempre escorrendo um líquido e eu lavando e e higienizando.
Diminui bastante,mas este pouco é ruim.
Espero que passe logo.
O MEU CORPO APÓS A CIRURGIA ESTA PERFEITO EM TUDO,MAS POR CAUSA DESTE SEROMA TENHO QUE CUIDAR DA MINHA HIGIENE PESSOAL AINDA MAS E FICO IMPOSSIBILITADO DE ALGUMAS ATIVIDADES.

16/07/2014 - Comentário feito por zuneide
Realmente, é assustador, meu marido fez ...
Realmente, é assustador, meu marido fez uma cirurgia de hérnia umbilical dia 02/jun/2014, depois da cirurgia ficou muito vermelho ao redor da cirurgia e após 10 dias começou a sair muito seroma, tivemos que ir consultar o médico, e aí ele abriu um buraquinho entre os pontos da cirugia, e jorrou seroma (e isso aconteceu várias vezes). Hoje (16/06/2014) já tem 45 dias que ele está operado, e até hoje ainda sai um pouco de seroma desta vez por dentro do umbigo, e até hoje continuamos fazendo curativo, limpando com soro fisiológico e gaze.

13/08/2013 - Comentário feito por lygia
Re: Cicatriz cirúrgica vazando líquido? Pode ser um seroma. Você sabe o que é?
Parabéns pela informação! Estou recém operada devido a grande quantidade de seroma devido a uma abdominoplastia anterior. E meu médico me deu a mesma explicação.
Quem ler esta matéria irá ficar super satisfeito e tranquilo.

  • Entrar
  • Assinar
O AbcMed® é parte integrante da Plataforma HiDoctor® e é oferecido a você gratuitamente.