AbcMed  -  Sinais, Sintomas e Doenças
Esofagite1 eosinofílica é um distúrbio inflamatório do esôfago2 em que há uma concentração excessiva de eosinófilos3 (um tipo de glóbulo branco) na parede do órgão. Esse acúmulo, que é uma reação a alimentos, alergenos4 ou refluxo ácido, também pode inflamar ou lesar o tecido5 esofágico.
1 Esofagite: Inflamação da mucosa esofágica. Pode ser produzida pelo refluxo do conteúdo ácido estomacal (esofagite de refluxo), por ingestão acidental ou intencional de uma substância tóxica (esofagite cáustica), etc.
2 Esôfago: Segmento muscular membranoso (entre a FARINGE e o ESTÔMAGO), no TRATO GASTRINTESTINAL SUPERIOR.
3 Eosinófilos: Eosinófilos ou granulócitos eosinófilos são células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo contra parasitas e agentes infecciosos. Também participam de processos inflamatórios em doenças alérgicas e asma.
4 Alérgenos: Substância capaz de provocar reação alérgica em certos indivíduos.
5 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
   [Mais...]

A síndrome1 de May-Thurner, síndrome1 de compressão da veia ilíaca2, síndrome1 de compressão iliocaval ou síndrome1 de Cockett é uma condição em que a artéria3 ilíaca direita comprime a veia ilíaca2 esquerda quando se cruzam na pelve4.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Veia Ilíaca: Veia localizada em cada lado do corpo. Formada pela união das veias ilíacas externa e interna, corre ascendentemente para unir-se com seu par do lado oposto para formar a veia cava inferior.
3 Artéria: Vaso sangüíneo de grande calibre que leva sangue oxigenado do coração a todas as partes do corpo.
4 Pelve: 1. Cavidade no extremo inferior do tronco, formada pelos dois ossos do quadril (ossos ilíacos), sacro e cóccix; bacia. 2. Qualquer cavidade em forma de bacia ou taça (por exemplo, a pelve renal).
   [Mais...]

O beijo é um ato carinhoso ou amoroso que identifica uma grande intimidade entre as pessoas, mas é também uma troca de germes (bactérias e vírus1) contidos na saliva e na mucosa2 oral das pessoas envolvidas. O beijo, além do contato das mucosas3 orais, implica numa proximidade física que favorece também a transmissão aérea.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
3 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
   [Mais...]

Astenia1 significa ausência de força ou vigor e sensação de fadiga2 e fraqueza corporal. Uma pessoa pode experimentar fraqueza apenas em uma determinada parte do corpo, como braços ou pernas, ou senti-la no corpo inteiro. Acontece também de experimentar tremores ou contorções nas áreas de fraqueza.
1 Astenia: Sensação de fraqueza, sem perda real da capacidade muscular.
2 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
   [Mais...]

A neurodermite, também conhecida como neurodermatite ou lichen simplex chronicus (líquen plano crônico1), é uma condição de pele2 que começa com uma coceira na pele2. O ato de coçar ou de esfregar constantemente a pele2 demanda ainda mais coceira. Este ciclo de coceira faz com que a pele2 afetada se torne espessa e coriácea (semelhante à textura do couro).
1 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos