Olhos vermelhos? Pode ser conjuntivite.
O que é conjuntivite1?
A conjuntivite1 é uma inflamação2 da conjuntiva3, que é a membrana que cobre a parte branca dos olhos4 e o interior das pálpebras5.
Quais são os sintomas6?
- Olho7 vermelho na parte branca e irritado.
- Sensação de que tem areia no olho7, causando grande incômodo.
- Edema8 e coceira nas pálpebras5.
- Secreções. O aspecto da secreção varia com o agente causador da conjuntivite1, podendo ser amarelada e espessa ou transparente e aquosa. Durante o sono, estas secreções podem secar nos cílios9 levando a um desconforto ao acordar.
Quais são as causas?
Pode ser causada por uma infecção10 viral ou bacteriana, ser resultado de uma reação alérgica11 ou de uma irritação devido à fumaça, poluição ou raios ultravioleta.
A conjuntivite1 bacteriana é comum e pode ser causada por vários tipos de bactérias. A conjuntivite1 viral geralmente ocorre por epidemias causadas pelo vírus12 do resfriado comum ou pelo vírus12 Herpes simplex, que causa herpes labial.
É uma condição que pode ser muito contagiosa13 se causada por vírus12 ou bactérias.
A lesão14 geralmente aparece em um dos olhos4, mas a contaminação do segundo olho7 é bastante comum, principalmente pelo contato da própria mão15 do indivíduo contaminado no olho7.
Qual o tratamento?
Os sintomas6 podem ser aliviados com o uso de lágrimas artificiais.
O tratamento específico vai depender da causa e precisa ser avaliado por um oftalmologista16, que é o médico responsável pela saúde17 dos seus olhos4.
Geralmente são usados colírios antialérgicos, colírios ou pomadas de antibióticos, colírios antivirais ou corticoides tópicos, dependendo do agente etiológico18.
Na maioria das vezes, os sintomas6 desaparecem em 48 horas, mas o tratamento deve ser seguido durante todo o tempo de prescrição para garantir a erradicação da infecção10.
O que fazer para evitar uma conjuntivite1?
- Lave as mãos19 antes de tocar nos olhos4.
- Não compartilhe toalhas ou qualquer outro objeto de uso ocular.
- Evite a exposição a substâncias químicas que podem lhe causar alergias.
- Cuidado com piscinas públicas.
- Evite o contato com indivíduos que estão com conjuntivite1. Caso toque a mão15 de uma pessoa que está com conjuntivite1, lave suas mãos19 antes de colocá-las nos seus olhos4.
- Proteja seus olhos4 com óculos de sol com proteção contra raio ultravioleta.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.