AbcMed
-
Saúde da Criança
Convulsões durante episódios febris na infância são relativamente comuns (2 a 5% das crianças até cinco anos de idade) e embora assuste muito os adultos (o familiar em geral pensa que a criança está morrendo), na maior parte das vezes são acontecimentos benignos, sem repercussões clínicas significativas.
[Mais...]
O pé torto congênito1 é uma deformidade congênita2 que envolve ossos, músculos3, tendões4 e vasos sanguíneos5. Existem vários tipos de pés tortos congênitos6, com diferentes graus de deformidade e diferentes mecanismos de correção e cura. É uma condição de baixa incidência7 (um para cada cerca de mil bebês8 nascidos vivos), duas vezes maior em meninos que em meninas e que pode afetar um ou ambos os pés.
[Mais...]
A bronquiolite em bebês1 (zero a um ano) e crianças pequenas é a inflamação2 dos bronquíolos3 desses infantes. Ela é mais frequente durante o inverno e princípio da primavera. Os bronquíolos3 são pequeninas ramificações dos brônquios4, através das quais o ar chega aos alvéolos pulmonares5, local onde se dão as trocas gasosas da respiração.
[Mais...]
O sarampo1 é uma doença infecciosa, imunoprevenível, causada pelo vírus2 paramyxovírus. Trata-se de uma infecção3 grave e altamente contagiosa4, que afeta principalmente crianças ainda não contagiadas, já que uma vez tendo ocorrido, a doença deixa uma imunidade5 definitiva.
[Mais...]
Existem opiniões contrárias e a favor ao uso de andadores. Mas o que será que elas dizem? Os pais devem avaliá-las com cuidado antes de tomar a decisão de usar ou não usar tais aparelhos com seus filhos.
[Mais...]
A poliomielite1 (polio = cinzenta; mielos = medula2, ite = sufixo que indica inflamação3), também conhecida como paralisia4 infantil, é resultante de uma infecção5 viral que afeta principalmente crianças pequenas, mas que pode também acometer adultos. Em geral transmite-se de pessoa a pessoa, por via fecal-oral, mas pode transmitir-se também por secreções bucais da pessoa contaminada.
[Mais...]
Durante a gestação, mãe e feto1 são ligados pelo cordão umbilical2 que, saindo da placenta, transmite ao bebê sangue3 rico em nutrientes e oxigênio. Ao nascer, o bebê acha-se apto a obter do ambiente o alimento e os gases de que necessita para sua sobrevivência4 e esse cordão pode ser cortado pelo médico. Geralmente ele o corta a cerca de dois centímetros acima de sua imersão no corpo do bebê restando, portanto, uma pequena parte dele presa ao corpo, a qual se degenerará e se desprenderá dele dentro de 7-15 dias (em alguns casos essa queda poderá demorar até 25 dias). É essa pequena parte do cordão umbilical2, ainda presa ao corpo do bebê, que se denomina coto umbilical.
[Mais...]
Hidrocefalia1 é uma situação em que há um desequilíbrio entre a produção, circulação2 ou absorção do líquor3, com um acentuado aumento do mesmo. Ela refere-se ao acúmulo do líquido cefalorraquidiano4 nas cavidades ventriculares5 cranianas (o que as faz aumentar de tamanho) e no espaço subaracnóideo e à pressão que passa a exercer sobre as estruturas do cérebro6, podendo causar nelas lesões7 e inchaço8.
[Mais...]
A poliomielite1 (ou paralisia2 infantil) é uma doença infecciosa viral aguda, muito contagiosa3, que acomete principalmente crianças pequenas (até 5 ou 6 anos de idade), embora também possa infectar crianças maiores e mesmo adultos. Em geral a enfermidade deixa como sequela4 irreversível uma paralisia2 flácida da área atingida, na maioria das vezes um dos membros inferiores. Graças à vacinação, a doença encontra-se erradicada em quase todas as partes do mundo, sendo ainda endêmica atualmente (ano de 2012) apenas no Paquistão, Afeganistão, Nigéria e certas regiões da Índia.
[Mais...]
Enurese1 noturna infantil é a falta de controle da micção2 noturna em idade em que isto já deveria ter ocorrido, ou seja, por volta dos cinco ou seis anos. Até essa idade, o fato de uma criança, sem querer, molhar a cama no máximo uma vez por semana é aceitável, já que o mecanismo urinário da criança ainda está em amadurecimento. O importante é que não tenham outros sintomas3 associados. Após essa idade já se pode falar de uma condição chamada enurese1 noturna infantil.
[Mais...]
|