Atalho: 5RYMVCP
Gostou do artigo? Compartilhe!

Crescimento infantil. Quanto cresce uma criança?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Todos os pais devem fazer o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento de seus filhos com um pediatra. Existe uma previsão do quanto cresce uma criança de acordo com a faixa etária na qual ela se encontra, mas existem variações individuais que são consideradas normais e uma medida esporádica não é tão importante como o seguimento a longo prazo.

Qual é o crescimento esperado na fase intrauterina?

No início da gestação, o crescimento médio é de 1,2 a 1,5 centímetros por semana. No meio da gestação o feto1 cresce cerca de 2,5 centímetros por semana e logo antes do nascimento esta medida passa para 0,5 centímetro a cada semana.

Quanto cresce um lactente2?

No primeiro ano de vida, o lactente2 ganha cerca de 25 centímetros no ano. Já no segundo ano, o ganho é menor, sendo de mais ou menos 15 centímetros.

Nesta fase a estatura familiar tem pouca importância sobre o crescimento.

E na fase pré-puberal?

Este período vai do terceiro ano de vida até a puberdade e o crescimento é de 5 a 7 centímetros ao ano. Isto mostra uma velocidade de crescimento mais estável nesta fase da vida.

Durante a fase puberal o que é esperado?

O crescimento puberal ocorre mais cedo nas meninas, mas o estirão puberal é maior nos meninos.

Na fase puberal final o crescimento é lento, cerca de 1 a 2 centímetros ao ano, e tem uma duração média de 3 anos.

ABCMED, 2011. Crescimento infantil. Quanto cresce uma criança?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/170602/crescimento-infantil-quanto-cresce-uma-crianca.htm>. Acesso em: 13 jun. 2021.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
2 Lactente: Que ou aquele que mama, bebê. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Pediatria?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

27/01/2011 - Comentário feito por Márcia
Re: Crescimento infantil. Quanto cresce uma criança?
muito boa essa matéria, pois meu filho está fazendo o tratamentro do hormônio do crescimento (Somatropina) e me ajudou muito.
Beijos

27/01/2011 - Comentário feito por Camila
Crescimento infantil. Quanto cresce uma criança?
Muito interessante! Agradeço pelos e-mail que sempre me enviam!
Sempre estou atualizada e muito bem informada!
Muito legal ficar por dentro das coisas, ainda mais quando são conteudo que muitas vezes nem pensamos. Agradeço pela preocupação que vocês.


Grata pela atenção..

  • Entrar
  • Receber conteúdos