AbcMed  -  Psicologia e Psiquiatria
Automutilação é todo comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio, embora possa resultar em morte. Em seguida à automutilação, a pessoa procura esconder as feridas autoinfligidas com roupas ou oferece explicações alternativas para elas.   [Mais...]
A dermatilomania, também conhecida como desordem de escoriação1 da pele2, Picking ou Skin Picking, é caracterizada pela escoriação1 compulsiva da própria pele2. As pessoas que lutam com este transtorno espremem, coçam, esfregam, arranham, picam, futucam, mordem ou cavam a pele2, tentando melhorar as imperfeições percebidas, muitas vezes resultando em danos aos tecidos.
1 Escoriação: Ato ou efeito de escoriar-se; esfolar-se, ferir-se.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

Os benzodiazepínicos são um grupo de fármacos ansiolíticos (que combatem a ansiedade) utilizados como sedativos, hipnóticos, relaxantes musculares, bem como contra a amnésia1 anterógrada e atividade convulsionante.
1 Amnésia: Perda parcial ou total da memória.
   [Mais...]

O medo do escuro ou nictofobia é o medo de que sofrem muitas crianças e alguns adultos da escuridão ou da noite. Esse medo, contudo, não é propriamente medo à falta de luminosidade, mas à imaginatividade apavorante que geralmente ela desencadeia.   [Mais...]
Pesadelos são sonhos ruins vívidos, apavorantes e/ou angustiantes, que terminam por um despertar sobressaltado ou agitado, geralmente com ansiedade, sensação de opressão torácica e dispneia1.
1 Dispnéia: Falta de ar ou dificuldade para respirar caracterizada por respiração rápida e curta, geralmente está associada a alguma doença cardíaca ou pulmonar.
   [Mais...]

A mãe deve ter a sabedoria de equilibrar a proteção que deve dar a seu filho com a vontade dele de explorar o mundo por si mesmo. Uma criança que tenha amor e cuidados constantes e autonomia para ser ela mesma, adquire a confiança necessária para se soltar.   [Mais...]
Ao longo do seu crescimento, todas as crianças têm de vencer medos. Isso é possível porque elas vão compreendendo que aquilo que receiam não é realmente perigoso ou porque aprendem a se defender dos perigos. De um modo geral, a ansiedade é uma combinação complexa de sentimentos de medo, apreensão e preocupação, acompanhada de sensações físicas como palpitações1, dor no peito2 e/ou falta de ar.
1 Palpitações: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
2 Peito: Parte superior do tronco entre o PESCOÇO e o ABDOME; contém os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. (Tradução livre do original
   [Mais...]

O susto é uma reação biológica que ocorre quando uma pessoa se defronta com algo inesperado e ameaçador. É constituído por uma reação fisiológica1 e comportamental do corpo humano2 contra possíveis ameaças.
1 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
2 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
   [Mais...]

A ansiedade é um sentimento tão peculiarmente incômodo e difícil de definir que somente quem o sente pode saber o que seja e o quão ruim ele é. Como todo mundo sente uma ansiedade normal em algum momento da vida, todas as pessoas sabem o que é, por experiência própria.   [Mais...]
Psicose1 não é uma doença específica, mas um conjunto de enfermidades reconhecidas pela psiquiatria, pela psicologia clínica e pela psicanálise como um estado psíquico no qual se verifica uma "perda de contato com a realidade", traduzido por alucinações2 e delírios nos períodos de crises mais intensas.
1 Psicose: Grupo de doenças psiquiátricas caracterizadas pela incapacidade de avaliar corretamente a realidade. A pessoa psicótica reestrutura sua concepção de realidade em torno de uma idéia delirante, sem ter consciência de sua doença.
2 Alucinações: Perturbações mentais que se caracterizam pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas, etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem; sensações sem objeto. Impressões ou noções falsas, sem fundamento na realidade; devaneios, delírios, enganos, ilusões.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos